Seguimento Meteorológico Livre 2019

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Davidmpb 1 Jan 2019 às 17:12.

1. joralentejano

joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Set 2015
    Local:
    Arronches | Leiria
    Quando falei nisso, referia-me a invernos chuvosos que traziam muita água ao Sul, durante praticamente todos os meses. Falei em Março de 2018, porque apesar de ter sido apenas um mês, trouxe um padrão que em anos anteriores era até comum de acontecer, sendo que em pouco tempo houve várias cheias que normalizaram a situação hidrológica.
    O outono de 2014 foi bastante chuvoso, mas seguiu-se de um inverno bem seco onde o Anticiclone chegou a atingir uma pressão de 1050 sobre a península. Em 2016, o inverno foi resumido a grandes assimetrias na precipitação (basta recuar uns posts), mas a primavera (especialmente Abril e Maio) acabou por ser instável cuja precipitação foi mais democrática.
    Em 2017, o inverno foi algo seco, mas não foi dos piores, sendo que a situação de seca acabou por se tornar histórica devido ao seu prolongamento até ao final de fevereiro de 2018.
    Ao longo destes quase 5 anos, houve alguns meses chuvosos, é verdade (mal de nós se não). No entanto, principalmente mais para Sul, não há um inverno decente do início ao fim há bastante tempo.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Gil_Algarvio

Gil_Algarvio
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Mar 2009
    Local:
    Manta Rota - Algarve
    Tens 19 anos... O clima de uma região ou de um local é caracterizado pela média de 30 anos... Esses 30 anos são complicados numa Normal Climatológica.
    Ou seja, obviamente que dos 19 anos que tens tens lembrança de anos mais húmidos e outros mais secos, uns mais quentes e outros mais frios. Mas ainda te faltam 11 anos de idade para que tenhas a Normal da tua época de existência. (Eu tenho 29 anos, também ainda não posso ter memória total de clima para poder dizer que o clima está diferente).

Quero com isto dizer para terem calma e não entraram em exageros.. pois o clima até pode estar diferente.. mas não é essa diferença toda que falas.
    Oscilações climáticas de anos para ano ou em conjunto de anos são normais. ;)

3. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    O inverno de 2014/15 foi seco em todo o lado, não só no sul, e o inverno de 2016/17 até foi relativamente normal a sul e bem mais seco a norte, enquanto os invernos de 2017/18 e 2018/19 tiveram o comportamento inverso, mas sem nenhuma diferença escandalosa. O inverno de 2015/16, esse sim, foi de uma enorme assimetria, não me esqueço daquelas chuvadas enormes no norte e no centro no começo de janeiro! O sul está prejudicado, mas eu vejo mais uma tendência geral de seca nos meses de inverno do que outra coisa...

4. joralentejano

joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Set 2015
    Local:
    Arronches | Leiria
    Veremos o que acontece até lá então. Como se costuma dizer, um dia de cada vez e esperemos que, para o bem das regiões mais a Sul, haja mudança nos próximos tempos.
    Quanto ao facto do clima estar a mudar, penso que os gráficos de anomalia de temperatura e precipitação ao longo dos meses que o IPMA disponibiliza nos boletins, demonstram bem a frequência cada vez maior de anomalia positiva na temperatura e negativa na precipitação.
    Eu sei que foi geral. Visto estarmos a falar principalmente da situação da região Sul, referi-o. 16-17 foi um inverno marcado por algumas cut-offs que duravam 2/3 dias e que favoreceram mais o Algarve (daí a situação das barragens por lá, não ter estado tão crítica nos últimos anos). Quanto ao resto, a situação do Sul é complicada e caso o inverno volte a ser seco, não sei a que ponto irá chegar. O Norte, sempre se vai safando melhor porque nas poucas vezes que o anticiclone deixa chegar alguma coisa ao continente, acaba por render bem como tem sido o caso destes últimos dias.

5. Aurélio Carvalho

Aurélio Carvalho
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    5 Out 2018
    Local:
    Faro
    Fogo tanta lenga lenga sem resultados práticos. Ainda estamos no início do ano hidrológico e não se sabe como será o resto do ano hidrológico. Agora vai se formar uma potente região de pressionar ia e não se sabe aínda que efeitos poderá ter, calor aqui ou chuva ou nada de nada.. Logo veremos..
    Quanto ao Sul o que nos tem válido é as chuvas fora de época!

6. RedeMeteo

RedeMeteo
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    13 Nov 2017
    Local:
    Serpa
    pelo ECMWF ja nao teremos chuva até ao final do mês... é mais do mesmo.. 1 dia de chuva 1 mes de sol

7. Davidmpb

Davidmpb
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    7 Jul 2014
    Local:
    Portalegre( 600m)/ Fundão
    E o GFS também não está melhor... para já apenas tem uma frente dia 28, suspeito que sejam as altas pressões a vencerem mas veremos.

8. Açor

Açor
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Set 2019
    Local:
    Feteiras, ilha de São Miguel, Açores
    É incrível mas em qualquer lugar do planeta onde haja o raio de uma alta pressão semi permanente qualquer, estamos sempre condenados a ver passar tudo ao lado...!
    Caem logo por terra todas as esperanças de alguma mudança de padrão atmosférico.
    E já vai com muita sorte se chegar à Madeira vinda dos Açores.. .
    Ou será que o triângulo Açores, Madeira e Portugal é um caso especial em comparação com o resto do globo?
    O que eu vejo é que enquanto a crista a sul dos Açores não desarmar, podem crer que quase tudo vai ser empurrado para norte.
    O anticiclone não desiste nunca...!
    Enfim amigos, se as próximas saídas não se alterarem, restam as cartas para a posteridade do que poderia ser um bom evento de inícios de Outono...

joselamego gostou disto.
  9. rfilipeg

rfilipeg
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    21 Ago 2011
    Local:
    Porto-Gondomar
    Para já para o Norte e Centro, o que choveu chega e bem foi muita água e já há choros do pessoal do norte e centro que não vai chover. É preciso calma a água faz falta é no Sul do país. Aqui no norte, já chega destas águas que caíram nesta última semana. Venha sol e chuva para o Sul.
    Não sou muito fanático de chuvinha, prefiro as ciclogeneses explosivas, mas na falta disso, que venha a chuvinha mas para o Sul do país, que faz mesmo muita falta. Tive oportunidade de ver alguma barragens no Alentejo, e estão muito muito abaixo do nível mesmo, e arrisco me a dizer, abaixo do nível mínimo.
    Como é que em 800/900km de pais, temos diferenças abismais de clima.
    Eu continuo com a minha tese de que a península Ibérica vai ser uma extensão do Saara, a nível de clima, nos próximos 80/100 anos.

10. António josé Sales

António josé Sales
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Out 2016
    Local:
    Turquel, concelho de Alcobaça
    Tudo muito indefinido para o próximo fim de semana se por um lado o GFS está mais optimista o ECM nem por isso de qualquer forma ainda falta algum tempo não temos outro remédio se não esperar as próximas actualizações, pode ser que o ecm vá atrás do GFS.

11. Açor

Açor
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Set 2019
    Local:
    Feteiras, ilha de São Miguel, Açores
    Também penso o mesmo, ainda que tudo seja cíclico, o destino da península ibérica nos próximos anos, e se a tendência continuar como está, aponta para clima desértico com especial ênfase no sul.
    Países do mediterrâneo Central e Oriental localizados à mesma latitude de Portugal e Espanha, até conseguem ver chover com mais facilidade que os próprios países ibéricos .
    Tudo isto é devido à posição atípica que o anticiclone subtropical do Atlântico tem vindo a demonstrar nas últimas décadas.

12. Gil_Algarvio

Gil_Algarvio
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Mar 2009
    Local:
    Manta Rota - Algarve
    Deixem o ano hídrico fluir... Começou há 20 dias..[​IMG]

13. trovoadas

trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    3 Out 2009
    Local:
    loule-caldeirao
    Vamos ver como se comporta o final do mês... A continuar assim grande parte do Sul passará a seca extrema. Essa é que é a realidade!
    O centro e o interior Norte ainda tem alguma margem de manobra e o litoral Norte está completamente fora deste campeonato.

14. Tonton

Tonton
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Dez 2017
    Local:
    Mactamã
    O "bom tempo" para algumas pessoas, é tempo da época, chuvinha... :D
    Estamos em pleno Outono e umas semanas de "bom tempo" de sol não é mesmo nada "normal". :rolleyes:

15. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    E pronto, voltou o drama!
    Os modelos nem a 72 horas prevêem bem, quanto mais a 1 semana! ;)

Lembram-se daquela frente que passou no domingo, dia 13? 3 dias antes, ainda havia grande incerteza em relação à passagem desta. No dia a seguir, a sua passagem já seria certeira. :rain:

No próximo fim de semana tenho o pressentimento de que possa chover algo. Pode não acontecer, mas a situação está muito favorável para a ocorrência de depressões neste momento. :rolleyes:

Veremos o que acontece, porque eu não sou daquelas pessoas que acha que está tudo perdido. :pray:

Utilizadores a ler este tópico (Membros: 3, Visitantes: 11)

1. squidward
  2. tomalino

Partilhar esta Página