Seguimento Meteorológico Livre 2019

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde.
A zona do Vale do Sado continua com os terrenos secos como se fosse verão. Nem uma erva verde praticamente se vê. As previsões apontam para a 1ª quinzena de Novembro sem chuva para esta região. E à semelhança dos outros anos, se seguir a tendência, este será o ano pior que 2005! O anticiclone no Inverno é está cada vez mais potente e se ligar ao do próximo verão, estamos condenados!!
Nem mais! Como já disse por aqui, se novembro não for chuvoso, este será o pior ano de sempre ao nível da chuva! :surprise: :rain:
Em certos pontos do Algarve já está a ser pior que 2005, o pior ano de sempre. Não entendo é como as notícias simplesmente não falam do assunto. Adotam o assunto da seca como uma coisa normalíssima e que ocorre todos os anos. :facepalm:
 


jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,814
Local
Lisboa e Alenquer
Nem mais! Como já disse por aqui, se novembro não for chuvoso, este será o pior ano de sempre ao nível da chuva! :surprise: :rain:
Em certos pontos do Algarve já está a ser pior que 2005, o pior ano de sempre. Não entendo é como as notícias simplesmente não falam do assunto. Adotam o assunto da seca como uma coisa normalíssima e que ocorre todos os anos. :facepalm:

eu não vou todos os anos ao Algarve mas fui este ano uns dias em Setembro e não me lembro de ver tudo tão seco como desta vez...mas foi no algarve interior que mais me assustei...árvores de sequeiro a morrer, tudo murcho ...videiras a secar, desolador mesmo...
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,204
Local
loule-caldeirao
A TVI é a única que tem falado qualquer coisa sobre a seca. Continua-se a falar em racionamento no Algarve caso não haja alguma reposição até ao final do ano.

Entretanto vai começar a medição de forças entre o turismo (jardins, campos de golfe e afins), agricultura e abastecimento às populações. Acho que ninguém vai querer ceder...
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Nem mais! Como já disse por aqui, se novembro não for chuvoso, este será o pior ano de sempre ao nível da chuva! :surprise: :rain:
Em certos pontos do Algarve já está a ser pior que 2005, o pior ano de sempre. Não entendo é como as notícias simplesmente não falam do assunto. Adotam o assunto da seca como uma coisa normalíssima e que ocorre todos os anos. :facepalm:
2005 nem foi assim tão seco no Algarve, outubro/novembro foram muito chuvosos e compensaram em parte o período horrível janeiro-setembro. Na maior parte do Algarve 2004 foi o ano mais seco
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
tudo o que chova fará com que não se tenha que regar, ou seja, teoricamente não se tem que regar até finais de Março pelo que o gasto será unicamente para fins de fornecimento urbano.

Infelizmente as autarquias não dão o exemplo nessa situação... Por aqui vê-se jardins a regar em pleno dia de chuva :facepalm:
O que vale é que há pessoas que já "despertaram" alguma consciência e começaram a poupar água no seu dia-a-dia.
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Boas,
Preparados para mudança súbita após dia de São Martinho??
Incursão gelada de noroeste com aguaceiros e trovoadas e muito vento.
Apesar da incerteza parece ser o padrão mais provável nesta altura!!
Acredito tanto nessa mudança como no Pai Natal lol
 

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
Boas,
Preparados para mudança súbita após dia de São Martinho??
Incursão gelada de noroeste com aguaceiros e trovoadas e muito vento.
Apesar da incerteza parece ser o padrão mais provável nesta altura!!

Ainda é cedo mas a acontecer seria mesmo uma mudança de padrão com influência em todo o território. Talvez seja desta...
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
  • Gosto
Reactions: joselamego

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Aqui pelo interior norte podemos marcar a segunda quinzena de outubro como o início da estação chuvosa. A partir do dia 13 a chuva tem marcado presença na maior parte dos dias, mas com quantitativos bastante modestos. Os dias de precipitação foram também acompanhados pela descida dos valores de temperatura. A segunda quinzena de outubro foi 5ºC mais fresca que os primeiros 13 dias. O mês de outubro fechou com um total de precipitação da ordem de 80 / 90% da média.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Aqui, aonde eu moro, deu para nascer cogumelos na relva, fenómeno do outro mundo. Está ao sol todo o dia, a relva já não é regada, mas já 2 vezes que nasce cogumelos ficam grandes e bonitos, mas a junta vem apanhar devido ao perigo. :wacko: :intrigante:

Quando nascer a próxima dose a ver se tiro uma foto, quando lembro-me de tirar uma foto quando vejo já foram apanhados. :unsure:
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Hummm...não sei porquê, mas uma sinóptica destas e aquela zona do interior alentejano com apenas 10-15 litros\m2. Pouco, muito pouco. Seria só uma regadela superficial e que nos dias seguintes já nem se notaria - nem entrar no solo era capaz.

O importante seria mesmo um sinóptica destas acontecer neste momento :unsure: Dai não ter valorizado muito o acumulado naquela zona do interior alentejano, até porque acredito se tal viesse a acontecer o acumulado seria maior numas zonas do que outras, como é nromal, mas com a precipitação muito mais bem distribuída do que tem sido, e a chegar ao Sul finalmente com alguma intensidade! :pray: O problema é que ainda estamos a 240h do mesmo!
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Isso seria um padrão normal, noutros tempos para Novembro, não vejo nada de extraordinário

Não seria extraordinário de facto, mas seria exactamente aquilo que precisamos neste momento!