Seguimento Meteorológico Livre 2019

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
  • Gosto
Reactions: joselamego


Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Pois é bem verdade... Existem aqui membros que nada contribuem para o Fórum, como aqueles que apenas servem para vir aqui insultar os outros e se fingirem de bons.
Como se por exemplo desprezar os efeitos da seca e ridicularizar quem aqui vem se queixar dos efeitos e consequências da seca.
O argumento de sempre que calma que os modelos sazonais são uma anedota, que não tem fiabilidade, que vai chover em Março e ninguém percebe nada disto... Somente esses astros do sabe tudo.. Que vem para aqui mandar bitaites e cujo argumento melhor é o insulto.
A esses.. Beijo na testa!
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,820
Local
Lisboa e Alenquer
https://www.dn.pt/vida-e-futuro/mau...dia-de-todos-os-alertas-do-ipma-11614735.html
"A tendência ao longo da próxima semana é para que se registem quantidades significativas de precipitação, principalmente no Norte e Centro do país. Não é uma situação extrema, mas não é comum acontecer nesta altura do ano" O Pessoal do IPMA já se esqueceu o que é chover a serio, então chover bem em Dezembro é algo incomum??? Só nesta década enfadonha que tivemos...
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,061
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Eu bem vos disse que não era preciso ficarmos todos preocupados. O ECMWF voltou novamente a intensificar a previsão de precipitação (e bem) nesta última saída da meia-noite. :) :rain:
 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
Eu bem vos disse que não era preciso ficarmos todos preocupados. O ECMWF voltou novamente a intensificar a previsão de precipitação (e bem) nesta última saída da meia-noite. :) :rain:

Este ano o Inverno vai entrar em força por aí.
Já não era sem tempo!
Natal sem animação meteorológica é como café sem açúcar. N sabe a nada! :rain::D
 

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
Bom dia.
Eu próprio estava bastante desmoralizado com as perspectivas de um Dezembro seco, tal como sugeriam os modelos há uns tempos atrás, mas esta semana promete,
e isto ensina-me que as coisas podem mudar quando menos se espera.
É verdade que não vai resolver o problema da seca...mas atenua.
E eu no monte onde vivo tenho um açude quase vazio...já não estava tão vazio nesta altura do ano há cerca de 15 anos e temo por vezes que o furo da água de abastecimento à casa seque.
Vamos com calma semana a semana que o Inverno ainda nem começou.
Sendo assim desejo uma boa rega para todos...especialmente para o pessoal do centro e sul que são os que mais necessitam.

Abraços ;)!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
A chuva estará de regresso ao fim de vários anos

Previsão para domingo, 14 de dezembro de 2049:

"Temporal em Portugal Continental.
Teremos períodos de chuva fraca ou chuviscos logo nas primeiras horas do dia, passando a aguaceiros fracos e pouco frequentes a partir do final da manhã, terminando ao final da tarde a precipitação.
O vento soprará fraco de oeste, com rajadas até aos 25 km\h, passando a calmo ao final da tarde.
As ondas terão 1 a 2 metros de oeste, diminuindo para 0,5 a 1 metro ao final do dia."
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Agora mais a sério.

Nas cartas de previsão do ECMWF o máximo de acumulação irá dar-se nas zonas entre os rios Sado e o Douro, zona centro interior (zonas de transição entre o litoral e o interior).
Serão excelentes acumulados para 2 dias.
Depois disto veremos o que sucede. As cartas prometem mais precipitação.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Mais uma vez as minhas mensagens são apagadas...Como tal não faz sentido continuar a postar.


Agradeço que removam a minha conta.
Obg
Não o faças, também me foi apagada mensagem. ;)

Estamos aqui a debater, trocar opiniões, ideias.
É claro que muitos querem chuva, não a tem como no nosso cantinho do norte.
Até por isso deves entender que se "bata tanto na mesma tecla".
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Acho que desde que sigo as previsões GFS, pelo WindGuru, nunca tinha visto as suas cores de azul escuro, prevendo vento a 100 km/h para a próxima quinta-feira, e já lá vão uns anos, assim sendo, e tendo em conta a elevada precipitação, em conjunto com vento fortes, a sutuação não será fácil certamente.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Boas,
Run algo estranha esta do ecm no que toca a precipitação, pois desde o dia de segunda que apresenta o valor mínimo com repercussão para o final cifrando nos cerca de 50 mm

A média do ensemble ronda os 90 mm.
Os valores concentram se em 90% em somente 2 dias aqui a sul o que torna a situação muito interessante!