Seguimento Meteorológico Livre 2019

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,819
Local
Menorca
Não há neve na Serra da Estrela?

11827f8cc69c91a9b3a4285364a09884o.jpg



Previsão em mesoescala +36 horas:

aromehd-45-36-1_ilr4.png
 


N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Verdade...ninguém se enganou no nome, as coisas apenas estão a mudar e uma delas é o comportamento deste anticiclone. O núcleo do anticiclone está por cima do arquipélago mas acaba sempre por bloquear tudo até à Península.Tirando a situação de Março do ano passado, há 5 anos que todo o país não assiste a um inverno digno de chuva. Para isto se recompor o anticiclone teria de ir para sul dos Açores como era costume acontecer nesta altura mas agora, aquilo a que assistimos constantemente é um enfraquecimento do mesmo mas no dia a seguir fortalece-se novamente e empurra tudo para longe tal como aconteceu neste evento e mesmo em termos de chuva, está tudo a ser adiado.
Sei que já é um post antigo, mas só para dizer que o inverno de 2016 foi bastante chuvoso (e a primavera que se seguiu também).
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Tanta choradeira... O ECM prevê tempo com temperaturas próximas do normal nos próximos dias, nalguns momentos um pouco acima e noutros um pouco abaixo, e que vá havendo alguma chuva. Nada de espetacular, mas quem vê alguns posts neste fórum ainda pensa que vamos ter 2 semanas seguidas com máximas de 20ºC e sem uma gota a cair...
 

Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
Não tem nada a ver com latitude , tem a ver com um único culpado … AA !
Desculpa ser do contra novamente mas sim, a latitude geográfica é a responsável, uma vez que é nesta zona que o anticiclone subtropical se situa, tal como a Islândia se situa à latitude das baixas pressões subpolares. O maior problema é que ultimamente no inverno a alta pressão tornou se menos volátil
Seria considerado normal nesta altura a mesma estar posicionada a sul do arquipélago dos Açores e o que mais se tem visto de invernos transatos é que a tendência é subir pra norte, daí a minha pergunta aos mais entendidos o porquê disso, mas pelos vistos ninguém sabe responder ou adiantar alguma explicação sobre o fenómeno...
Em relação ao anticiclone a verdade é que ele tem mantido uma posição mais a Leste dos Açores, influenciando desta forma mais vezes Portugal e Madeira ..
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Desculpa ser do contra novamente mas sim, a latitude geográfica é a responsável, uma vez que é nesta zona que o anticiclone subtropical se situa, tal como a Islândia se situa à latitude das baixas pressões subpolares. O maior problema é que ultimamente no inverno a alta pressão tornou se menos volátil
Seria considerado normal nesta altura a mesma estar posicionada a sul do arquipélago dos Açores e o que mais se tem visto de invernos transatos é que a tendência é subir pra norte, daí a minha pergunta aos mais entendidos o porquê disso, mas pelos vistos ninguém sabe responder ou adiantar alguma explicação sobre o fenómeno...
Em relação ao anticiclone a verdade é que ele tem mantido uma posição mais a Leste dos Açores, influenciando desta forma mais vezes Portugal e Madeira ..

O Anticiclone dos Açores (AA) serve como uma barreira, um poste nas latitudes cavalo, sendo que influencia o tempo em várias regiões América, Africa e Europa.
O deserto do da Saara por exemplo deve-se a ele,
Lógicamente que o AA não é sempre igual pois oscilações existem, no entanto está dentro dos padrões normais para o inverno
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Sei que já é um post antigo, mas só para dizer que o inverno de 2016 foi bastante chuvoso (e a primavera que se seguiu também).
Na tua zona sim, tal como disse, há 5 anos que todo o país não vê um inverno digno de chuva. Nesse inverno, houve a tal situação dos rios atmosféricos que beneficiavam apenas o Norte e Centro tanto que, chegou-se a ver seca moderada no sul e chuva extrema no Norte. A primavera desse ano foi chuvosa mas não foi suficiente para encher barragens que se não fosse Março do ano passado, não viam aumentar os seus armazenamentos desde 2014 e quando digo isto, falo pela minha região. Como já disse algumas vezes, a realidade de cada zona faz com que as opiniões sejam diferentes.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Seria considerado normal nesta altura a mesma estar posicionada a sul do arquipélago dos Açores

VKaxSCT.png


Mais ou menos. O que é anómalo este ano, como já escrevi, é a intensa crista tão a norte. Em Janeiro e em média o anticiclone está na zona dos Açores (ligeiramente a sul) e estende-se até à PI (este padrão quase que se repete em Fevereiro). Um anticiclone médio de 1020 hPa até é bastante significativo e deixa em aberto a ocorrência de potentes bloqueios (como tem ocorrido).

Já mencionei 2017 mas 2012 tem uma anomalia análoga a este ano. Já em 2015, por exemplo, o anticiclone foi muito intenso na região dos Açores.

Como este é um fórum principalmente frequentado por continentais, é expectável que só haja pânico quando o anticiclone fica parado nas redondezas da PI. Mas há mais mundo para além do retângulo :D
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joralentejano

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Na tua zona sim, tal como disse, há 5 anos que todo o país não vê um inverno digno de chuva. Nesse inverno, houve a tal situação dos rios atmosféricos que beneficiavam apenas o Norte e Centro tanto que, chegou-se a ver seca moderada no sul e chuva extrema no Norte. A primavera desse ano foi chuvosa mas não foi suficiente para encher barragens que se não fosse Março do ano passado, não viam aumentar os seus armazenamentos desde 2014 e quando digo isto, falo pela minha região. Como já disse algumas vezes, a realidade de cada zona faz com que as opiniões sejam diferentes.
Já entendi que percebi mal o que querias dizer, mas eu interpreto a tua frase com o "todo o país" como "nenhuma parte do país teve um inverno digno nos últimos 5 anos", para dizer o que querias dizer eu teria usado "o país todo não vê um inverno digno de chuva"
Edit: Fui rever a situação e parece que tinha uma memória exagerada da chuva que caiu, provavelmente devido à recordação intensa do que caiu nos primeiros dias de janeiro. No entanto, nos mapas do IPMA a chuva parece ter andado pelo menos próxima do normal em todo o lado exceto no Algarve e num ou noutro lugar, portanto em geral foi um inverno digno/decente
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joralentejano

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Já entendi que percebi mal o que querias dizer, mas eu interpreto a tua frase com o "todo o país" como "nenhuma parte do país teve um inverno digno nos últimos 5 anos", para dizer o que querias dizer eu teria usado "o país todo não vê um inverno digno de chuva"
Edit: Fui rever a situação e parece que tinha uma memória exagerada da chuva que caiu, provavelmente devido à recordação intensa do que caiu nos primeiros dias de janeiro. No entanto, nos mapas do IPMA a chuva parece ter andado pelo menos próxima do normal em todo o lado exceto no Algarve e num ou noutro lugar, portanto em geral foi um inverno digno/decente
Pronto, fui eu que me fiz entender mal. Obrigado pela correção! :)
Sim, também estive a ver os registos da Barragem aqui da minha zona ao longo desse Inverno/Primavera e de facto até não teve uma evolução muito má. O Alto Alentejo ainda acabou por ser beneficiado nesse ano mas do Alentejo Central para baixo já foi mais complicado.
Quanto ao seguimento meteorológico, a previsão do ECM já mudou radicalmente e assim se vai desperdiçando uma grande oportunidade de termos muita chuva e talvez neve pois desta vez nem com a quebra do vórtice polar este anticiclone desaparece daqui.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: RedeMeteo

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Pronto, fui eu que me fiz entender mal. Obrigado pela correção! :)
Sim, também estive a ver os registos da Barragem aqui da minha zona ao longo desse Inverno/Primavera e de facto até não teve uma evolução muito má. O Alto Alentejo ainda acabou por ser beneficiado nesse ano mas do Alentejo Central para baixo já foi mais complicado.
Quanto ao seguimento meteorológico, o ECM já retirou mais uma vez tudo e assim se vai desperdiçando uma grande oportunidade de termos muita chuva e talvez neve pois desta vez nem com a quebra do vórtice polar este anticiclone desaparece daqui.
Verdade, saída péssima do ECM, ou eu muito me engano ou este mês já pouco ou nada vai chover.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Verdade, saída péssima do ECM, ou eu muito me engano ou este mês já pouco ou nada vai chover.
Pois é, pois é... montes de meteorologistas e climatologistas ingleses e afins falavam que seria o inverno da Europa Ocidental, espetaram-se todos embora a situação lá para o norte sempre será melhor que neste canto à sombra de um monstro.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Pois é, pois é... montes de meteorologistas e climatologistas ingleses e afins falavam que seria o inverno da Europa Ocidental, espetaram-se todos embora a situação lá para o norte sempre será melhor que neste canto à sombra de um monstro.
Ainda mais estranho do que isso é que enquanto o ECM tem vindo a adiar todos os dias a chuva, tanto o GFS e o modelo chinês estão com a mesma previsão desde dia 18, com a chuva a regressar já nos próximos dias para o Norte e Centro e nos dias 29 e 30 para o Sul do território continental, com acumulados até bastante razoáveis. :surprise: Sendo este evento (quebra do vórtice polar) algo volátil, penso que só um dia ou dois antes saberemos do que se vai passar, como já tem dito o nosso membro @hurricane, da Bélgica. :D
Ou seja, não vale a pena fazermos conclusões a partir das saídas de hoje dos modelos. Simplesmente as próximas saídas serão completamente diferentes. :)
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Não concordo em nada com o comentário. Analisemos as coisas como são.
Os modelo de previsão sazonal indicavam que este poderia ser o melhor inverno desde 2009-2010. Até ao momento creio estar a ser o pior.
A previsão mensal indica sempre algo de mudança a partir da 2a semana nomeadamente com um bloqueio em latitudes a norte. Que não aconteceu ainda !
 
  • Gosto
Reactions: RedeMeteo

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Neste momento os modelos apontam já para não existir esse bloqueio em latitudes a norte e para a manutenção do bloqueio do AA salvo algum sistema que entre pelo noroeste !!
 
Última edição: