Seguimento Meteorológico Livre 2019

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Subscrevo!
Vivi no Canadá anos a fio, e nunca vi tanta malta constipada nessa altura do ano como vejo por cá...Sinal que os portugueses estão mais habituados ao calor do que o contrário.
Ainda vai levar umas boas décadas até que essa realidade seja ultrapassada. Acho que é tudo uma questão de mentalidade neste país . Em relação ao clima que temos é de facto um clima "reles" e "nojento" como já referi, mais próximo do norte africano que do Europeu.
, mas ao fim ao cabo é disso mesmo que a maior parte dos portugueses gosta.
Portugal é o "paraíso" para quem gosta de sol e calor todo o ano. O resto é que não vale a pena. .
Claro que a minha realidade é ligeiramente diferente, mas também por cá já começa a ser "normal" o clima quente e seco durante quase todo o ano. Segundo as últimas previsões da Comissão europeia, Portugal em 2050 poderá correr mesmo o risco de se tornar num deserto, com graves carências de água potável.
O melhor mesmo é voltar a emigrar, já que nem a chuva quer saber deste malogrado país plantado à beira mar :buh:


"Em relação ao clima que temos é de facto um clima "reles" e "nojento"..."

Reles e Nojento?!??!!? Porquê? Acho o clima do Canadá bem pior que o de Portugal. No Canadá os Invernos bastante frios a produção agrícola lá nessa época é ZERO e em certos Invernos mais rigorosos algumas culturas ficam comprometidas! Digo-lhe mais, o nosso Clima é dos Climas mais saudáveis do mundo para a agricultura e com menor incidência de pragas e doenças comparado com outros países do mundo. Venha aqui ao Sul do continente e veja a quantidade de investimento estrangeiro na agricultura, a maioria agricultores estrangeiros do norte da Europa, onde todos afirmam que é dos melhores climas para produção agrícola. Não diga mal do clima ou do País, seja Patriota, Portugal tem muitas qualidades que temos de reconhecer e valorizar.
 


c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
"Em relação ao clima que temos é de facto um clima "reles" e "nojento"..."

Reles e Nojento?!??!!? Porquê? Acho o clima do Canadá bem pior que o de Portugal. No Canadá os Invernos bastante frios a produção agrícola lá nessa época é ZERO e em certos Invernos mais rigorosos algumas culturas ficam comprometidas! Digo-lhe mais, o nosso Clima é dos Climas mais saudáveis do mundo para a agricultura e com menor incidência de pragas e doenças comparado com outros países do mundo. Venha aqui ao Sul do continente e veja a quantidade de investimento estrangeiro na agricultura, a maioria agricultores estrangeiros do norte da Europa, onde todos afirmam que é dos melhores climas para produção agrícola. Não diga mal do clima ou do País, seja Patriota, Portugal tem muitas qualidades que temos de reconhecer e valorizar.
Saudável? O nosso frio húmido Atlântico é horroroso para a saúde!
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,812
Local
Lisboa e Alenquer
Basta atravessar o Algarve para perceber que algo não condiz com o que acaba de dizer...um território pré árido quase sem árvores e altamente desordenado. Algarve deve ser das regiões mais feias de Portugal em resultado do clima e da falta de ordenamento territorial.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
"Em relação ao clima que temos é de facto um clima "reles" e "nojento"..."

Reles e Nojento?!??!!? Porquê? Acho o clima do Canadá bem pior que o de Portugal. No Canadá os Invernos bastante frios a produção agrícola lá nessa época é ZERO e em certos Invernos mais rigorosos algumas culturas ficam comprometidas! Digo-lhe mais, o nosso Clima é dos Climas mais saudáveis do mundo para a agricultura e com menor incidência de pragas e doenças comparado com outros países do mundo. Venha aqui ao Sul do continente e veja a quantidade de investimento estrangeiro na agricultura, a maioria agricultores estrangeiros do norte da Europa, onde todos afirmam que é dos melhores climas para produção agrícola. Não diga mal do clima ou do País, seja Patriota, Portugal tem muitas qualidades que temos de reconhecer e valorizar.
Nos invernos por cá também pouco se cultiva, mas pronto.
Não concordo com o facto de dizer que o nosso clima é saudável porque não é, talvez fosse antigamente mas neste momento... É um clima cada vez mais incerto e que chega a dar muito mais prejuízo do que no Canadá, os extremos que cada vez mais se registam aumentam e bem o número de pragas. Vivendo na região do Sado onde nos últimos anos tem sido uma das regiões que mais carece de água, tens muitos exemplos disso. Se o nosso clima continuar assim, mais cedo ou mais tarde vai ser tudo menos saudável, tanto para a agricultura como para nós. Sorte foi termos tido um Março como o do ano passado, porque senão neste momento, estaria tudo muito abandonado em termos de agricultura.
 

Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
Não estou a querer falar mal. Estou a dar apenas a minha opinião.
O clima actual de Portugal é doentio!
Cada vez mais baseado em extremos climáticos que não fazem bem a nada!
No Canadá ninguém sofre com a humidade nem o calor ou o frio. As pessoas por norma evitam sair de casa em dias extremados, tanto que até o governo manda toda a gente pra casa. . Aqui trabalha se pra ganhar uma miséria, seja debaixo de sol ou de chuva...
Em relação a incêndios florestais, que eu tenha conhecimento a maior parte dos canadianos felizmente não são pirómanos. Isso é coisa para malucos! Tanto que a realidade das matas não é igual à que se vê por cá Tudo limpinho! Há um grande controlo e esforço do governo nesse aspecto.
Mentalidades, ora pois!
O facto é que em Portugal o calor, a seca e os incêndios matam, e pelo andar da carruagem vai continuar a matar até não restar nada.
Os invernos aqui são uma "brincadeira", ultimamente até secos, (salvo um ou outro ano) , se for comparar com os reais invernos canadianos que muitos desconhecem... Enfim outras realidades .. :rolleyes:
Em relação ao "patriotismo" que fala, pena ele só ser espelhado no futebol...:buh::buh:
 

Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
Se de inverno o anticiclone está a ter este comportamento, o que dirá então de Verão :lol:
É como eu digo, às nossas latitudes cada vez mais só há uma única estação: Verão. E não passa disto!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Climas bem salubres para os seres humanos, na minha opinião, são climas como os da Ilha da Madeira (vertente Sul), Porto Santo e algumas ilhas das Canárias, por exemplo.
Canadá, não tem certamente um clima salubre para humanos (nem para uma vasta quantidade de outros seres vivos), mas tem organização, disciplina, DINHEIRO, que Portugal não tem (e uma mentalidade diferente também).
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
eu quando vivi na Alemanha é que percebi o que é o conforto de ter sempre a casa quente e de viver sem frio no Inverno, de facto passa-se muito frio durante o inverno em Portugal dentro de casa. Conheço casas de vizinhos aqui na zona que roça o inabitável em termos de temperaturas nos meses frios. Tb nunca vi tanta gente constipada durante o Inverno como em Portugal, isso é uma coisa por demais notória...sao países mais frios e quase ninguém está doente com gripes. Enfim, é o país que temos, gostamos de sofrer e somos pobres, não ha nada a fazer em relação a isso...sempre será assim, penso que é mesmo esta geografia e condições climáticas que determina o sermos pobres, é uma maneira de viver. A nossa latitude climática é mais abaixo do que a verdadeira latitude, somos mais um país do Norte de África do que da Europa, sei que isso dói aceitar mas é a realidade...talvez genes árabes ahaha Espanha soube melhor lutar contra o nosso lado árabe.:hehe::lol:

Subscrevo!
Vivi no Canadá anos a fio, e nunca vi tanta malta constipada nessa altura do ano como vejo por cá...Sinal que os portugueses estão mais habituados ao calor do que o contrário.
Ainda vai levar umas boas décadas até que essa realidade seja ultrapassada. Acho que é tudo uma questão de mentalidade neste país . Em relação ao clima que temos é de facto um clima "reles" e "nojento" como já referi, mais próximo do norte africano que do Europeu.
, mas ao fim ao cabo é disso mesmo que a maior parte dos portugueses gosta.
Portugal é o "paraíso" para quem gosta de sol e calor todo o ano. O resto é que não vale a pena. .
Claro que a minha realidade é ligeiramente diferente, mas também por cá já começa a ser "normal" o clima quente e seco durante quase todo o ano. Segundo as últimas previsões da Comissão europeia, Portugal em 2050 poderá correr mesmo o risco de se tornar num deserto, com graves carências de água potável.
O melhor mesmo é voltar a emigrar, já que nem a chuva quer saber deste malogrado país plantado à beira mar :buh:


Boas pessoal,não me querendo alongar muito, e até concordando com algumas coisas que escreveram , ressalvo duas coisas que disseram! Ninguém passa frio em Portugal, ou qualquer parte do mundo porque quer! Infelizmente esse conforto a que só alguns se podem dar ao luxo de ter em casa é muito caro em Portugal, em relação aquilo que ganha a generalidade da população! Para agravar a situação o isolamento térmico , seja ele a nível de paredes ( cappoto) ou janelas (pvc) , é muito deficiente , e só agora se começa a ver mudanças nesse sentido, enquanto nesses países já é obrigatório por lei há muitos anos que as casas se construam dentro desses parâmetros! Ou seja, além de qualquer tipo de aquecimento que se use em Portugal ser muito caro, o desperdício do mesmo é enorme! Quantos ás pessoas doentes a nível respiratório (gripe, constipações,etc) , o nosso clima é muito mais húmido por influência do Atlântico do que os países que aqui foram referidos , logo muito mais propício ao desenvolvimento dos vírus responsáveis por estas infecções , apesar de ainda alguns profissionais de saúde não o associem ! Por fim comparar o clima de Portugal ao norte de África, só mesmo quem não conhece o mesmo para dizer tal coisa ! Contudo respeito a opinião de cada um, mas custa.me ver os portugueses dizer mal do próprio país por causa do clima do mesmo, quando as médias nos mostram que sempre tivemos este clima! Agora, alterações climáticas existem em Portugal, como no mundo inteiro! O aquecimento global está ai, e as consequências disso mesmo são estas :unsure:

Discussão saudável, ok ! Mas não digam assim tão mal do nosso país, porque não nevou no vosso quintal, ou tem chuvido menos do que é normal por cá :cheers:
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e srr

Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
Climas bem salubres para os seres humanos, na minha opinião, são climas como os da Ilha da Madeira (vertente Sul), Porto Santo e algumas ilhas das Canárias, por exemplo.
Canadá, não tem certamente um clima salubre para humanos (nem para uma vasta quantidade de outros seres vivos), mas tem organização, disciplina, DINHEIRO, que Portugal não tem (e uma mentalidade diferente também).

O Canadá se não tivesse um clima salubre para seres humanos e toda a diversidade de animais que possui não era habitado.
E no entanto, é a 9 maior economia mundial, e o lar de múltiplos ecossistemas, albergando uma grande variedade de seres vivos que instintivamente se adaptaram às condições climáticas do meio em que vivem.
Em Portugal há mais pessoas que morrem devido aos incêndios e ao calor que no Canadá devido ao frio. Sabe qual é o problema português ? Somos tão pequeninos e arrogantes que julgamos sempre que somos a ultima bolacha do pacote!
Há mais mundo lá fora para além de Portugal!
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Discussão saudável, ok ! Mas não digam assim tão mal do nosso país, por não nevou no vosso quintal, ou tem chuvido menos do que é normal por cá :cheers:

:palmas:

Opiniões e ideias negativistas em nada contribuem para aumentar o ego de ninguém :D
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Vão me desculpar mas acho que temos de abrir um pouco os horizontes quando se faz comparações, que quanto a mim são completamente descabidas tendo em conta as diferenças climáticas. Estamos a comprar o Inverno português com o dos países nórdicos? Mas se é para isso vamos também comparar a preparação dos países nórdicos para o verão português. Aquilo que os nórdicos no ano passado chamaram de vaga de calor nós chamamos de Verão normal. E viu-se bem a falta de preparação que as casas nos países nórdicos tem para tais temperaturas. Já nós tivemos vários dias com temperaturas bem acima dos 40º e não foi o fim do mundo.
Temos problemas, temos, seja a por falta de dinheiro, vontade de investir, etc... Agora a solução tem de ser de acordo com o nosso clima e não com dos outros.
 

Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
Temos que saber levar com opiniões menos positivas também. As críticas também são chamadas de atenção para mudar mentalidades. Mas infelizmente algumas pessoas não sabem lidar com elas. Temos pena!
Em relação às mudanças climáticas, como eu já disse, elas parecem ser mais notórias às nossas latitudes geográficas, uma vez que mais a norte é o oposto do que aqui se passa ..