Seguimento Meteorológico Livre 2019

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Até agora o que mais tenho lido são pessoas a querer dizer o contrário. Daqui a pouco só falta dizerem que o Canadá tem menos população que Portugal :lmao:
Enfim não vou alongar mais esta conversa sem sentido com pessoas que desconhecem outras realidades, sem ser aquela que os livros e os gráficos mostram, com o intuito apenas de comprometer sempre as opiniões dos outros, exactamente por saberem que estão limitados a anticiclone todo o ano...
As mentalidades quando estão formatadas a olhar o mundo de uma determinada forma, muito dificilmente saberão aceitar e respeitar outras críticas/opiniões /...
Dei o meu testemunho. Alguns por teimosia preferiram entrar em picardia.
Sejam sempre felizes com o clima que têm, e não entrem em desespero sempre que outros locais vejam cair o elemento branco na estação certa e vocês não .. Aceitem a porcaria de clima que têm, ou então emigrem de uma vez.
O clima português é propício a secas. Ponto final!
Esperar o inverno neste país é uma utopia, até porque se não fosse pelas temperaturas ele nem existia... :lol:
Ah, e se não voltar a chover em 2019, ou 2020, não se lastimem tanto. Afinal de contas é normal.

Dou por encerrado este assunto:thumbsup:

Viva sempre Portugal e viva o futebol! :1143:

O que recomenda aos outros, devia recomendar a si mesmo.
 


comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Bom dia,

O que para aqui vai com o clima do Canadá x Portugal.

Bem pela falta de eventos de chuva em Portugal temos de ir falando sobre alguma coisa.

Sr. Cagarro, exprimi a minha opinião e é a que referi no comentário há 2 dias atrás.Não conheço o Canadá, mas tenho familiares próximos que lá viveram e vivem ainda alguns e falam-me do clima do Canadá. Entenda uma coisa são países a latitudes diferentes e com climas diferentes, estarmos aqui a discutir as diferenças ou querer que Portugal seria muito melhor que o Canadá, é perder tempo. Se não gosta do clima Português, porque não volta para o Canadá?! A vida é só uma e deveremos estar onde nos sentimos melhor.

Sr. Joralentejano, pouco se cultiva no nosso inverno em Portugal? És Alentejano e com tantas fotografias que tiras às paisagens não te apercebes que a maioria dos terrenos estão ocupadas com os cereais de inverno, pastagens e algumas culturas hortícolas. São culturas com ciclo longo e que precisam do frio do inverno para produzirem. Muitos desconhecem fisiologia vegetal, mas a maioria das plantas se não passarem pelo frio, não conseguem produzir. No nosso país, continua a ser maior área das culturas de sequeiro (semeadas no outono/inverno) que as áreas ocupadas com culturas de regadio.

O excesso de humidade/frio ou calor não agrava certas doenças nas pessoas, é verdade, Mas é errado associar isso especialmente à humidade/frio/calor, lembrem-se que há muitos mais factores, poluição, alimentação, medicamentos. É claro que os extremos agravam as doenças, mas são doenças provocadas por outras causas.

Referi-me ao facto do clima mediterrâneo ser um clima saudável para a agricultura e continua a sê-lo, e lembrem-se que faz falta nas nossas condições haver frio de inverno e calor de verão pois o nosso ecossistema está adaptado. O facto de haver mais doenças e pragas na agricultura e não só, devem-se em boa percentagem a contaminações de produtos agrícolas vindos do exterior. Coisa que não existia antes. O oídio, míldio, algumas pragas nas batatas, escaravelho da palmeira entre outras vieram de material contaminado. Há 50 anos atrás não as tínhamos cá!! É preciso haver cuidado com o que se diz para não culpar a 100% as alterações climáticas as responsáveis pela existência de tantas doenças e pragas. Elas estão cá por trouxeram-nas do exterior. E muitas doenças nos humanos a mesma coisa, não é só o frio/calor/humidade. Isso sempre existiu cá com a diferença de agora existirem mais extremos.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,819
Local
Faro
Comparar Canada com Portugal será como comparar eua com Portugal ... Tanto em economia como no clima. Ou seja não tem nada a ver.
Não compreendo estas analogias e muito menos compreendo o que pretendem retirar delas.
Já agora a fronteira entre gostos pessoais e ressentimento/desilusão pode ser por vezes muito ténue
 
  • Gosto
Reactions: ClaudiaRM

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Avaliando pelos últimos anos uma coisa é certa daqui a 10 anos não haverá água no sul do país, pelo menos para manter o nosso atual estilo de vida. Tenho passado pelo Baixo Alentejo todos os meses e a situação é miserável! O ano passado na mesma altura miserável era, tendo a Primavera entre aspas salvado um pouco a situação.
Atualmente com este regime até as culturas de Inverno estão em risco! Outro problema é a regressão dos ecossistemas. Onde antes se produzia 100 só vai produzir 50 pelo que forçosamente vamos ter de aumentar as importações. Mas lá está da mesma forma que vamos com 7 anos secos podemos ter uns 4 ou 5 húmidos (não me parece)...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
qeBdz72.png


:D

Uma pérola do passado episódio de frio na América do Norte.
 
  • Gosto
Reactions: belem

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Resumindo:

  • Querem sol e tempo quente, vão para África ou América do Sul (exclui Argentina);
  • Querem neve e tempo frio, vão para o Canadá ou Rússia;
  • Querem muita fruta da terra, vão para os países tropicais de onde chove com abundância.
  • Querem espaço e não serem chateados, vão para o Deserto mas levem um contentor de água por trás para não ficarem secos.
  • Querem um clima temperado, sem muito frio nem muito calor, vão para Portugal.

Simples
face-kiss.png
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,819
Local
Faro
As previsões meteorológicas realmente este ano estão uma seca em todos os sentidos. . Tanto nem se fala delas nem aqui neste tópico.
Aqui por Faro o que posso que este é mais um dos muitos invernos seguidos secos que temos tido .. Mas este até ao momento ainda consegue superar 2004-2005!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
As previsões meteorológicas realmente este ano estão uma seca em todos os sentidos. . Tanto nem se fala delas nem aqui neste tópico.
Aqui por Faro o que posso que este é mais um dos muitos invernos seguidos secos que temos tido .. Mas este até ao momento ainda consegue superar 2004-2005!

Em Janeiro de 2005 não choveu em Faro, ao contrário deste ano. Portanto, ainda não houve nenhum mês de Inverno com 0 mm, por isso, pior não é.
 
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,819
Local
Faro
Em Janeiro de 2005 não choveu em Faro, ao contrário deste ano. Portanto, ainda não houve nenhum mês de Inverno com 0 mm, por isso, pior não é.

O Inverno climatologico vai desde Dezembro a Fevereiro.
Em Dezembro de 2004 choveu 40 mm. Este ano tivemos em faro cerca de 7mm em Dezembro . ...uns 7 mm em Janeiro e neste momento cerca de 15 mm em Fevereiro. Por isso disse que está talvez a ser pior do que 2004-2005 ... Mas volto a frisar que refiro aos meses de Inverno.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Voltando ao tema da meteorologia, parece que vamos ter alguma chuva nos próximos dias, sobretudo no Norte e Centro. Dia 10 deverá chover em todo o país, à exceção da costa do Sotavento Algarvio e da região de Sagres. :rain: Não deverá chover muito a sul do Tejo, mas será essencial para manter o solo ensopado. :)
 
Editado por um moderador:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego