Aurélio Carvalho
Cumulonimbus
Confirma-se essa possibilidade de trovoadas durante esses dias?
Sim.... Mas na imaginação deles... Mas depois do episodeo de calor aí sim deve vir os aguaceiros e as trovoadas em especial a norte e centro
Confirma-se essa possibilidade de trovoadas durante esses dias?
Podiam ter posto os avisos com maior antecedência, mas as pessoas já não podem reclamar que não foram avisadas previamente. 
29c em faro hoje... Não sei de onde o Ipma tirou esses valores??
Faro está com aviso amarelo de ondulação, não de temperatura!
Que tem o cu a ver com as calças?
Eu disse que não sei de onde o Ipma tirou os 29 c previstos para hoje em Faro....
Nada a ver com o aviso amarelo que te referes..
Hoje várias estações chegaram perto dos 29°C no sotavento.29c em faro hoje... Não sei de onde o Ipma tirou esses valores??

Que tem o cu a ver com as calças?
Eu disse que não sei de onde o Ipma tirou os 29 c previstos para hoje em Faro....
Nada a ver com o aviso amarelo que te referes..

A estação de Faro (aeroporto) às 17 UTC registou 27ºC. Falta saber a máxima.
Portanto não ficou assim tão longe![]()
Já tinhas colocado essa questão devido a uma situação idêntica no verão passado. Isso tudo deve-se aos ventos.alguém me pode explicar porque é que desde ha uns anos pra cá temos o Ribatejo a ter os valor mais altos de temperatura no país..A Zona de Santarém parece que agora facilmente bate os recordes de Portugal e mesmo da Ibéria. Alias outra questão, é que parece que agora a zona do Alentejo e Rebatejo tb estão mais quentes do que o interior e sul de Espanha?? estarei a ver mal? Sempre foi assim e não reparava? Obrigado. Neste episódio de calor novamente Santarém vai ser a mais quente do país e da P. Ibérica.
OK Obrigado, im é uma questão q provavelmente ja coloquei aqui e lembrava-me de ser referido a Lestada, mas a minha questão é que parece que agora é cada vez mais frequente...alterações climáticas provavelmenteJá tinhas colocado essa questão devido a uma situação idêntica no verão passado. Isso tudo deve-se aos ventos.
Sempre que a corrente for de leste, as zonas do Vale do Sado, Tejo e mais junto ao litoral serão as mais quentes. O interior Alentejano não terá temperaturas tão elevadas tal como as regiões mais quentes de Espanha e da PI (Badajoz, Sevilha etc). Caso o vento estivesse de N/NW (regime de nortada, típico do verão) durante todo este evento de calor, estas mesmas regiões iriam certamente ultrapassar os 35ºC enquanto que o Ribatejo (por exemplo) poderia ter temperaturas mais suaves. Dou o exemplo de sempre e que ficou marcado: em julho de 2017, ocorreu uma onda de calor onde o Alentejo alcançava nos 44/45ºC enquanto que no litoral, muitas estações mal ultrapassavam os 20ºC.
Sempre aconteceu isto mas pode ser uma situação ainda mais comum no futuro...
Entretanto, graças à lestada, Portalegre deverá ultrapassar pouco dos 30ºC mas certamente que vai ter mínimas próximas dos 20ºC.