Seguimento Meteorológico Livre 2019

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Esse blequeio proporciona a descida de ar frio vindo de latitudes a norte, um retrocesso na circulação zonal, em que zonas deprecionarias descem ou formam-se ás nossas latitudes, no inverno então facilmente temos frio, e neve se a colocação das depressões forem propicias.
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Pelo que sei não há estação propicia para tal acontecer, mas costumava ser mais no inverno, a subida do anticiclone até a Gronelândia, normalmente proporcionado pelo aquecimento abrupto da estratosfera no emisfério norte, no verão o anticiclone costuma mais, estar entre os Açores e a Península Ibérica. Mas o rozzo é capaz de esplicar melhor.

O anticiclone dos Açores, que é um anticiclone subtropical (embora não totalmente estático em localização e intensidade) costuma estar como dizes nessa zona de forma persistente no verão. No inverno está mais "disfarçado", mais a Sul, a latitudes mais baixas. Sendo um anticiclone subtropical, migra em latitude seguindo o ciclo solar. Mais fortes ou mais fracas, e apesar de oscilações de posição, essas faixas de altas pressões subtropicais existem todo o ano, podendo-se chamar de semi-permanentes.

O bloqueio é também um anticiclone é claro, mas não semi-permanente. Na verdade é um anticiclone "anómalo". Ocorre quando um anticiclone se situa e "estaciona" em latitudes ou numa região onde normalmente existem pressões mais baixas ou fluxo zonal, sendo este último bloqueado/desviado pela presença do anticiclone, daí o seu nome. Pode surgir por diversos motivos, que não vou detalhar muito aqui: quebras de ondas planetárias; SSWs; bloqueios frios (p.ex. Sibéria), etc.. Na maior parte dos casos, são basicamente o oposto de uma "cut-off low", ou seja, são cristas dos anticiclones subtropicais (como o dos Açores) que se "partem" e isolam subindo de latitude, e depois ficando quase-estacionária essa "bolha" de ar subtropical estável em latitudes anómalas.
O bloqueio que falávamos atrás, e o mais comum de ser assim denominado, é um destes bloqueios a latitudes altas, pois é que "perturba" mais o "normal funcionamento da atmosfera", precisamente por se situar em regiões onde geralmente existe fluxo zonal, e desviando assim as depressões mais para sul que o habitual.

Há zonas preferenciais para estes ocorrerem, sendo o sector Euro-Atlântico um deles. Em termos de sazonalidade, na nossa região, os bloqueios de alta latitude tem um pouco mais de frequência no Inverno, mas podem ocorrer em qualquer altura do ano. Na verdade, falamos muito deles porque no Inverno são os principais causadores de entradas árticas e fluxos frios continentais. No verão não são tão "interessantes", embora possam dar algumas cut-offs, instabilidade e tempo fresco para a época, como actualmente.

Na verdade os anticiclones subtropicais, como o dos Açores, não deixam de ser um bloqueio a latitudes baixas, mas não se costuma denominar assim, pois na verdade são o "estado normal" da atmosfera nessas latitudes, e não a anomalia, mas não vale a pena complicar por aí... De qualquer forma, a persistência de episódios de extensão da crista subtropical sem esta chegar a "quebrar" (e portanto sem degenerar em bloqueio a latitudes altas) é o que nos tem "atormentado" imenso nestes últimos anos, até porque tem acontecido frequentemente e persistentemente sobre a nossa região (a tão malfadada "dorsal" africana"), resultando em prolongados períodos secos e quentes.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
compday._k5QY5kN0k.gif

RRYcucp.png


Desta vez o padrão não foi tão favorável para os Açores. No baú (que consiste na maioria em estações localizadas em locais diferentes das atuais) há mínimas absolutas muito interessantes para Junho.

Corvo - 11.4º
Faial - 10.5º
Flores - 9.2º
Graciosa - 10.4º
São Miguel (Nordela) - 8.3º
Sta. Maria - 10º
Terceira (Lajes) - 7.7º
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Sou só eu que não consigo ver o meteograma da run das 12? Continua na run das 6.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
4NMCWdoVHW.png

GV27KAtAN9.png


Apesar de até agora - no mês de Junho - ter havido um padrão favorável a PT continental, ainda vai ser preciso um bocado para mudar a anomalia acumulada desde o princípio do ano.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
-> http://seasonal.meteo.fr/

Foram adicionadas novas funcionalidades, como por exemplo a previsão mensal do ECMWF:

20190530_anomalie_T2M.gif



Disponibilizam também as (re)análises (análogo ao que publiquei na penúltima publicação mas só que é do NCEP):

euratl.anomalie.T_2M.OPER.201906.gif
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Verdade, tem sido um excelente descanso do calor. Ontem na Ericeira estavam só 16/17 graus nas horas centrais do dia. Para a malta stressada com o calor, calma que ele vai aparecer.

Pois vai aparecer, aparece sempre, mesmo quando não é desejado! :D

Para quem não gosta deste fresco sugiro um tópico antigo mas sempre actual nestas sitauções: O pânico do Verão inexistente :D
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Pois vai aparecer, aparece sempre, mesmo quando não é desejado! :D

Para quem não gosta deste fresco sugiro um tópico antigo mas sempre actual nestas sitauções: O pânico do Verão inexistente :D

O calor é bom para libertar os poros da pele, ver-se miragens, tanta coisa boa com o calor. :D :lol:


Meu querido São João
Espero que tragas o Verão
Que o teu primo Santo António
Este ano trouxe o frio

:D