Ricardo Carvalho
Cumulonimbus
Já bem identificadasNão me agrada nada estas nuvens de desenvolvimento vertical embebidas no superfície frontal, estão ali meio escondidas mas podem causar problemas.
![]()

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Já bem identificadasNão me agrada nada estas nuvens de desenvolvimento vertical embebidas no superfície frontal, estão ali meio escondidas mas podem causar problemas.
![]()

Já bem identificadas
![]()
Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Talvez darão umas funnel-clouds, com sorte ficam-se pelo marEstas vão dar problemas com certeza.

Não me agrada nada estas nuvens de desenvolvimento vertical embebidas no superfície frontal, estão ali meio escondidas mas podem causar problemas.
![]()
Não me agrada nada estas nuvens de desenvolvimento vertical embebidas no superfície frontal, estão ali meio escondidas mas podem causar problemas.
![]()
Está mau para isso! O "Caldeirão" está morno. Digam o que disserem, antes sequer de se falar em aquecimento global e quando tínhamos o nosso clima "normal", parece que haviam situações mais gravosas, pelo menos de chuvas intensas.Se vem uma convecção profunda e severa se tiver um tornado no meio fica tudo rachado.Mas, sem dúvida, que o Algarve precisa é de um SCM à Valenciana aqui em cima e que despeje uma barragem de água.
![]()
Boa análise mas parece-me estar demasiado "preguiçosa" para chegar pelas 0hPonto da situação às 21h00
Ao final da tarde/início da noite, uma superfície frontal quente (predomínio da precipitação estratiforme) atravessou o litoral norte, atravessa o centro e ainda vai atravessar o sul do continente.
A superfície frontal fria (predomínio da precipitação convectiva) organiza-se agora em pleno Oceano Atlântico e desloca-se para leste/nordeste; esta superfície frontal fria é muito activa neste momento, em termos de desenvolvimento de nebulosidade convectiva que origina forte instabilidade. Se se mantiver a actual actividade, esta superfície frontal fria irá atingir o território de Portugal Continental perto da meia - noite, deslocando-se de oeste para leste e afectará inicialmente o litoral norte, progredindo depois durante a madrugada para o sul e para o interior.
Alguns links a consultar:
Radar do IPMA
Imagens de Satélite SAT24
Mapa de descargas eléctricas atmosféricas
Eumetsat Airmass
Cartas sinópticas de superfície