Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A partir de amanhã já se sentirão mais os efeitos da aproximação da depressão ( Invest 99), está prevista instabilidade ( que deverá continuar nos dias seguintes) com aguaceiros por vezes fortes e trovoadas, penso que, entretanto, deverão ser emitidos pelo IPMA alguns avisos:

Previsão para 5ª feira, 17.setembro.2020

RESUMO:

Aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.
Vento por vezes forte nas terras altas.

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros, que por vezes podem ser fortes e acompanhados de
trovoada, em especial durante a tarde nas regiões do interior.
Vento fraco a moderado (até 30 km/h) predominando do quadrante sul,
soprando por vezes forte (até 40 km/h) e com rajadas até 70 km/h
nas terras altas.
Possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal.
Pequena descida da temperatura máxima, em especial no interior.

GRANDE LISBOA:
Períodos de céu muito nublado, diminuindo a nebulosidade
a partir da tarde.
Aguaceiros, sendo mais prováveis até ao fim da manhã.
Vento fraco a moderado (até 30 km/h) predominando do quadrante sul.
Possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal.
Pequena descida da temperatura máxima.

GRANDE PORTO:
Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros, sendo mais prováveis durante a tarde,
que podem ser acompanhados de trovoada.
Vento fraco.
Pequena descida da temperatura máxima.

ESTADO DO MAR:
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1,5 a 2 metros.
Temperatura da água do mar: 17/20ºC
Costa Sul: Ondas inferiores a 1 metro.
Temperatura da água do mar: 21/24ºC

METEOROLOGISTA(S):
Paula Leitão e Maria João Frada

Atualizado a 16 de setembro de 2020 às 5:46 UTC

 


jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
É muito cedo para afirmar isso, ainda por cima com a possibilidade da depressão adquirir características tropicais.
A AEMET já emitiu avisos meteorológicos.
Ha mais probabilidade de ser pouco activa e afastar-se rapidamente...mas, eu não entendo mto do assunto é só o que tenho visto por aí. Se calhar quem escreve estas coisas entende tanto qto eu :hehe:..a aguardar
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego e Mamede

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Não sei se a ideia é a de psicologia invertida, o que garantidamente não funciona com meteorologia ou baixar expectativas por causa de potências desilusões.
Não é por desvalorizar este evento que deixam de lá estar os potenciais riscos associados.
Principalmente num evento com características convectivas, em que todos sabemos a dificuldade da sua previsão, seja em intensidade ou localização.
 

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
Ao ver as imagens de satélite, não me parece nada de mais. E mesmo o próprio "ciclone" que para mim é mais uma depressão, também não contém nada de mais e está muito mal organizado mesmo a convecção é fraca.
Quanto ao "ciclone" ou depressão, como quiserem, e olhando às imagens de satélite o mesmo parece estar a ir para sul e ligeiramente para sudeste. A meu ver parece que vai passar um pouco longe do nosso território.
Para aqui para o litoral norte não me parece que vá vir grande coisa nem estou com espectativas para tal. Venham de lá mas é as ciclogeneses explosivas que começam a ser raras no nosso país.:D:D
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Ao ver as imagens de satélite, não me parece nada de mais. E mesmo o próprio "ciclone" que para mim é mais uma depressão, também não contém nada de mais e está muito mal organizado mesmo a convecção é fraca.
Quanto ao "ciclone" ou depressão, como quiserem, e olhando às imagens de satélite o mesmo parece estar a ir para sul e ligeiramente para sudeste. A meu ver parece que vai passar um pouco longe do nosso território.
Para aqui para o litoral norte não me parece que vá vir grande coisa nem estou com espectativas para tal. Venham de lá mas é as ciclogeneses explosivas que começam a ser raras no nosso país.:D:D
E grande parte da precipitação ficará no mar.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
E mesmo o próprio "ciclone" que para mim é mais uma depressão

Ciclone e depressão são exatamente a mesma coisa.

Ciclone tropical e depressão extratropical já são coisas diferentes. Fala-se muito que ciclone é sinónimo de tempestade violenta, mas nem sempre é assim ( sobertudo nas nossas latitudes) na maioria das vezes é uma vulgar ou mais forte depressão extratopical, que pode causar estragos, é um ciclone, mas não é um ciclone tropical.
 
Última edição:

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
Sim eu sei mas se me fiz entender, é que as pessoas estão a dar demasiada importancia quando não passa de um evento, que e para já, não tem relevância nenhuma a não ser tempo quente e abafado. E mesmo a convecção é muito fraca para já.....
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Sim eu sei mas se me fiz entender, é que as pessoas estão a dar demasiada importancia quando não passa de um evento, que e para já, não tem relevância nenhuma a não ser tempo quente e abafado. E mesmo a convecção é muito fraca para já.....
Ou seja pouco ou nada chove como ja tinha visto...
Acho que temos que baixar as expectativas e aceitar que é só Setembro um mês muito pouco chuvoso, tudo o que cair é ganho.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
quando não passa de um evento, que e para já, não tem relevância nenhuma a não ser tempo quente e abafado.

É natural que ainda não tenha "relevância nenhuma" pois ainda nem começou aqui pelo nosso País. Depois de acabar lá se fará o "balanço." Sendo um evento potencialmente convectivo, é muito incerto, e de um momento para o outro podem surgir células fortes, é um bocado "lotaria" os locais onde vão surgir, por isso é aguardar, em especial a partir de amanhã , em que as condições serão mais favoráveis.
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
E grande parte da precipitação ficará no mar.

Sim eu sei mas se me fiz entender, é que as pessoas estão a dar demasiada importancia quando não passa de um evento, que e para já, não tem relevância nenhuma a não ser tempo quente e abafado. E mesmo a convecção é muito fraca para já.....

Ou seja pouco ou nada chove como ja tinha visto...
Acho que temos que baixar as expectativas e aceitar que é só Setembro um mês muito pouco chuvoso, tudo o que cair é ganho.

Eh, pessoal, a situação ainda está em desenvolvimento, e não é preciso virem já as vozes das harpias agoirar tudo.... :lol:
 

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
Eh, pessoal, a situação ainda está em desenvolvimento, e não é preciso virem já as vozes das harpias agoirar tudo.... :lol:

Acho que também não é preciso virem agoirar para o outro lado...

Anyways..

Vamos ter direito a medicane?

h-image.ashx