A acreditar nos modelos, vamos ter uns dias de muita chuva (sobretudo na 3a feira) como não vemos há anos e com uma distribuição razoavelmente democrática. Vamos ver se é desta!
Parece que a última saída do ECMWF cortou bastante precipitação em alguns pontos do sul, contudo faltam menos de 24 horas para o evento e as coisas ainda estão muito imprevisíveis - há modelos que preveem mais precipitação para o sul e outros mais para norte. Mesmo com cortes de precipitação, os acumulados continuam bem bons: 75 mm para aqui e mais de 50 mm para o Algarve, e parece que o anticiclone não vai regressar em força tão cedo. Veremos...
Até que enfim a tão desejada chuva que tantos desejavam para o sul! O meu desejo e que chova bem para as barragens ficarem a transbordar!! Aproveitem bem pessoal!! Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Já não era sem tempo O sul vai ter bons acumulados Aproveitem amigos do sul Enviado do meu Mi 9 Lite através do Tapatalk
Nas zonas mais a norte a maioria dos modelos mostra uma redução francamente drástica da velocidade do vento. São devaneios dos modelos ou de facto foi tudo mais para sul?
Não há aumento nem diminuição da intensidade do vento no Norte. Onde ele deverá ser mais intenso em princípio será no Centro e Sul . Em relação à precipitação é ainda um pouco imprevisível , se será mais a Norte ou mais para Sul , ainda está um pouco volátil .
Isso é porque o IPMA não lançou avisos laranjas e a AEMET sim (ou seja, o IPMA está atrasado no que diz respeito aos avisos meteorológicos).
o GFS mete agora a precipitação a chegar o território numa espécie de língua SW-NE, com entrada um pouco mais a norte do que ontem...a ver vamos.
típico...o IPMA nunca foi eficiente e continua a não ser muito serio na sua abordagem...enfim é o que temos. É tudo malta bem instalada não precisa de provar nada.
provas? Está à vista de toda a gente. É uma instituição publica está sujeita ao escrutínio de TODOS. Se quer ser bem vista, seja mais eficiente - nem precisa de inventar a pólvora, só precisa de copiar a maneira de comunicar e a seriedade de uma congénere como a AEMET. Há inúmeras provas ao logo dos anos de como o IPMA não é sério e por isso não tem uma avaliação positiva dos cidadão comum.
Se há ou não, factualmente, alteração no que toca à realidade daquilo que vai acontecer... Não sei. Só sei que ontem vi vários modelos a indicar rajadas na ordem dos 90km/h em zonas que nas últimas duas saídas já não mostram nada acima dos 50km/h, daí a minha questão. Quanto à precipitação também já reparei nisso Se estarão bem instalados ou não acho que só sabe quem lá está, mas que o AEMET já ontem estava a emitir avisos laranja e o IPMA ainda não mexeu nos amarelos apesar de referir rajadas no limite superior do laranja é um facto e prova, não necessariamente incompetência, mas, no mínimo, alguma negligência..