Ainda bem que não é uma escolha, escusa de haver discussões para ver quem deve ficar com mais chuva. Eu vejo bons acumulados um pouco por todo o país e independentemente de quantos dias chova num determinado local, já é melhor que nada. É pior quando há previsões de mais de 100mm no Norte e 0mm no sul, que tanto precisa.
Bem no interior Norte Alentejano a Barragem do Caia esta a 35%... é deixar falar, quem cá vive é que sabe como isto está....
Quando os modelos estabilizarem e algo ficar mais definido agente conversa, para já mera fantasia ainda por cima o ecm é o mais pessimista!
pois ha varias pessoas no face a dizer que pouco se notou as ultimas chuvadas no caudal dessas barragens - por isso que chova e muito no Alentejo.
Bons dias aqui a malta do forùm mais dia de chuva e bem vinda pq faz mta falta, mas queria deixar aqui uma ressalva dirigida em especial aos habitantes do solo betuminoso, dizer lhes q ainda q haja locais no País onde choveu menos outros ha onde choveu mto, o q por sua vez tem tornado bastante dificil os trabalhos de preparação de solos para as sementeiras influenciando também as suas emergencias, isto para dizer q td na vida tem equilibrio e quem anda anda a pedir barragens a deitar fora e ribeiros a transbordar tem q se lembrar q isso de nada serve se n existir uma boa implatação de culturas... Até pq nem so de agua vive o homem!!! E temos tempos de encher as barragens....
Na história de Portugal existem inúmeras referencias ao longo dos séculos às secas, à desgraça, fome, morte e penúria que as secas causavam. Igualmente existem inúmeras referencias a "Anos Podres", anos marcados por tanta chuva que nada se conseguia fazer dos campos, a semente apodrecia na terra, as culturas afofavam, as poucas reservas apodreciam nos silos e nas armazenagem com tanta humidade e água, igualmente provocavam fome, doença e desgraça esses anos. Ou seja, é historicamente cíclico no nosso clima a alternância de secas com agua a mais...
E pronto, estava-se mesmo a ver, o GFS começou nos cortes, e já prevê AA, Dezembro deverá ser dos mêses mais secos de sempre, é que nem chuva, nem frio, nem carne nem peixe.... como sempre o ECMWF deverá ir atrás... veremos como será Janeiro, mas muita, muita cautela que isto não está nada famoso...
Epá, este comentário revela uma imaturidade tremenda. Uma saída com AA e, de pronto, "vamos ter o mês de dezembro mais seco de sempre, sem uma pinga de água, vai tudo secar, crise energética, desertificação". Calma, ainda nem sequer fechámos novembro e estamos a agoirar a 8 de dezembro!
Mais "imaturidade" revela o não ter a capacidade de perceber que estava na brincadeira, ou já não se pode brincar um pouco? Mas pronto...
Ainda bem que não é uma escolha , pois da forma como a maioria dos portugueses gostam de sol e calor , nunca mais teríamos chuva . Eu fico satisfeito por todo o país estar a ter chuva , incluindo o Sul . Eu só fiz este comentário para responder ao comentário ridículo que alguém fez .
Como é que se pode saber isso já ? Já o ECM voltou a aumentar a instabilidade . Não é por uma saída que vai saber já o mês todo , a meteorologia é imprevisível .
É aquilo que vejo, não sei, o ECMWF está bom, mas deve retirar tudo nas próximas saídas... Bem, é melhor parar com a brincadeira não vá "agoirar" as coisas.... Falando a sério, o ECMWF está francamente melhor que o GFS. É ir acompanhando as saídas, mas parece-me que teremos tempos interessantes, com chuva mais ou menos generalizada, em especial no início de Dezembro.