Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Jan 2020 às 01:11.

  1. SpiderVV

    SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2010
    Mensagens:
    8,226
    Local:
    Portalegre (400m)
    O prédio onde eu vivo no Alentejo é relativamente "recente" (2002) e basta um ou dois dias de temperaturas mais baixas para se estar mais mal em casa. E isto inclui ter janelas viradas a sudoeste, onde o sol dá todos os dias em dias de sol. O isolamento das casas é um grande problema em Portugal, também aliado às finanças de cada família, de poderem, ou não, utilizar aquecedores e ar condicionado.

    Nem todos temos posses para andar com aquecimentos centrais ligados 365 dias do ano, ou aquecedores e ar condicionado. Penso que é sim um problema estrutural na forma como as casas são desenhadas em Portugal.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. TxMxR

    TxMxR
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    22 Jun 2018
    Mensagens:
    124
    Local:
    Viseu
    Também, mas não só. Estivesse Portugal 1500km mais a sul e eramos um país de 3o mundo. E dos piorzinhos..
     
    "Charneca" Mundial e joselamego gostaram disto.
  3. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,131
    Local:
    Oeiras / Portel
    O aquecimento na maior parte das casas na Polónia é a gás e geralmente centralizado. O elevado preço da electricidade é claramente um factor que prejudica os portugueses, mas a qualidade da construção influencia mais.
     
  4. TxMxR

    TxMxR
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    22 Jun 2018
    Mensagens:
    124
    Local:
    Viseu
    Pois, mas o preço da electricidade, e do gás, e de outros combustíveis, que em PT é tudo acima da média infuencia muita coisa. O preço das construções, da comida, da educação, etc, etc. Fazendo as contas a uma obra quando fores ver entre despesas de electricidade e afins tens lá uma enorme fatia que em vez de servir só para encarecer o custo da casa podia servir para melhorar a construção.

    Infelizmente seremos sempre muito penalizados nestes aspectos em relação aos outros países. No que toca aos restantes membros da UE e em maior escala, da OCDE, vamos andar sempre a reboque. Alguém tem de andar, é certo, mas a diferença podia ser muito menor.
     
    joselamego gostou disto.
  5. N_Fig

    N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    29 Jun 2009
    Mensagens:
    3,298
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    Vocês estão-se a esquecer de 2 fatores extremamente importantes: vento e humidade. 8 ºC com vento forte e humidade de quase 100% (algo relativamente comum em Portugal) pode ser mais desconfortável do que os 0 ºC sem vento e com humidade abaixo dos 50% que se vivem noutros lugares da Europa. Atenção, eu não estou a negar que temos um inverno suave para os padrões europeus, especialmente em Lisboa e no Algarve, e o nosso isolamento em geral é péssimo. Mas a minha mãe trocou as janelas de casa há uns tempos, o isolamento melhorou bastante (notou-se mais até em termos acústivos que térmicos), mas a humidade dentro de casa é demasiada alta para se estar confortável de qualquer modo...
    Depois também não ajuda que haja montes de pessoas para quem se a temperatura descer dos 25 ºC já está imenso frio, e não estou só a falar de quem tem 90 anos - eu acho pouca piada a entrar num supermercado de inverno e ter que ficar de t-shirt, com 3 casacos e camisolas nas mãos, e mesmo assim ter calor... Mas muita gente gosta de sentir o "quentinho", não sei até que ponto é algo cultural (por não estarmos habituados a frio a sério) ou se é algo geral
     
  6. joralentejano

    joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Set 2015
    Mensagens:
    6,967
    Local:
    Arronches (272m) | Leiria
    Sem dúvida e falo por experiência própria, tanto numa situação como noutra. Vivo numa localidade cujas temperaturas mínimas descem bastante no inverno e estudei durante alguns anos numa cidade que sofre o efeito Fohen frequentemente. Em 2017 registei -7ºC aqui em Arronches e noutros anos, enquanto ainda estudava em Arronches, desde que os invernos fossem estáveis, ir para a escola com tudo cheio de geada era o pão nosso de cada dia. Entretanto, nos anos em que estudei em Portalegre, cheguei à conclusão de que é mais "agradável" ter temperaturas negativas (desde que seja sem vento claro) do que temperaturas positivas com vento. É de referir que nessas situações a humidade era baixa porque o vento era de Nordeste, possivelmente se fosse alta tornava a situação ainda mais desagradável.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. "Charneca" Mundial

    "Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    28 Nov 2018
    Mensagens:
    3,589
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    A gripe e a pneumonia não são causadas pelo frio. Isso é um mito falso e há provas suficientes para confirmar isso: :facepalm:
    https://www.scimed.pt/geral/o-frio-e-a-constipacao-o-mito-que-se-recusa-a-morrer/

    A sério que vamos utilizar mitos falsos como argumentos? Ganharam esta discussão, outra vez... :D
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    joselamego gostou disto.
  8. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,430
    Local:
    Estarreja
    Depois de voltas e voltas, com estudos que demonstram efetivamente a relação, apresento a clara conclusão do artigo que tu próprio colocaste sem ler como deve ser...

    "Concluindo
    Depois de décadas e décadas a estudar a questão, algumas dúvidas subsistem. A evidência parece apontar que o arrefecimento do corpo e das vias respiratórias aumenta o risco de ficar doente quando estamos expostos ao vírus que provocam estas doenças.

    Portanto, o senso comum dos nossos pais e avós poderá estar correto. Poderá ser importante manter o corpo quente, principalmente a zona das vias aéreas (boca e nariz), para reduzir o risco de nos constiparmos."
     
  9. Sleet

    Sleet
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    2 Dez 2010
    Mensagens:
    31
    Local:
    Loriga, Seia
    Não é à toa que muitos emigrantes só vêm a Portugal no Verão. Há-os que já aposentados vêm em Maio e vão-se embora no final de Outubro, porque mal arrefece um pouco enregelam dentro de casa.

    Para quem está habituado às más condições térmicas da maioria das habitações por cá e não conhece a realidade da Europa Central acredito que seja difícil de acreditar, mas em vários países não é incomum terem a janela aberta com vinte e tal graus em casa para só para renovar o ar enquanto que na rua está abaixo de zero. Sim, eles aquecem muito as casas porque têm dinheiro para isso. Mas para terem um mínimo de conforto não precisam de aquecer assim tanto, porque a maioria das casas é tão isolada que o calor se mantém horas e horas sem ser necessário aquecer de novo. Aqui em Portugal (Norte e Centro), na maioria das casas e quando está mesmo frio, podes estar sempre a bombar aquecimento em casa mas se conseguires ter 16 ºC já é uma maravilha.
     
  10. Pedro

    Pedro
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    15 Abr 2009
    Mensagens:
    6,105
    Local:
    Viseu//Coimbra
    Bem verdade. Nunca passei frio como cá na Polónia ou na Suécia. Cheguei a ter -15°C na rua mas dentro dos edifícios sempre agradável
     
  11. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,131
    Local:
    Oeiras / Portel
    Na Lapónia finlandesa, com perto de -20ºC, estive hospedado numa casa pré-fabricada de madeira onde andava de manga curta.
    Na Sibéria, em Yekaterinburg, com temperaturas perto de 0 (já era maio), tive que dormir de janela aberta porque não aguentava o calor dentro do quarto.
    Até em países menos habituados ao frio, como Itália, estive em L'Aquila com -8ºC e o quarto estava bem quente.
     
    Pedro, karkov, joselamego e 2 outras pessoas gostaram disto.
  12. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,456
    Local:
    Olhão (24 m)
    A nossa casa é típica da história do "lobo mau e dos três porquinhos", basta o lobo mau assoprar de Norte no Inverno e as casas entra vento por todo o lado, por mais, que tenhamos o ar condicionado, aquecedor, termoventilador etc, para aquecer a casa, basta só desligar por umas horas e o calor que a casa tinha desaparece num ápice. :lol:

    Se, no Inverno é do frio, no Verão é do calor, se as nossas casas funcionassem ao contrário, seriam as melhores casas do mundo, com 10ºC no Verão e 30ºC no Inverno, mas assim está frio no Inverno e calor no Verão. :D
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    RStorm, Pedro, karkov e 3 outras pessoas gostaram disto.
  13. joralentejano

    joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Set 2015
    Mensagens:
    6,967
    Local:
    Arronches (272m) | Leiria
    Não podia estar mais de acordo! :lol: No Inverno, na divisão mais fria aqui de casa (porque está virada para o lado que não apanha sol nesta altura), chego a ter 9ºC ou até menos em situações de mais frio e no Verão, com valores de temperatura elevados e prolongados (como foi o caso deste ano em julho), chega aos 30ºC. Enfim, é o que temos! :p
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. Snifa

    Snifa
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    16 Abr 2008
    Mensagens:
    10,024
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Suporta-se melhor o frio aqui, dentro das casas, que em muitas casas de Portugal :cold: :D

    Ao minuto 8:11 pode-se ver o efeito da abertura de uma janela, a casa estava com uns excelentes 25 graus (!) de temperatura ou seja + 72 graus que na rua, mas o abrir a janela apenas por 20 segundos fez logo baixar a temperatura para 17ºc tal o frio :cold:

    É um video um pouco longo, mas interessante sobre a vida nas cidades mais frias do Mundo:

    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #2744 Snifa, 7 Dez 2020 às 21:37
    Última edição: 7 Dez 2020 às 21:46
  15. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,131
    Local:
    Oeiras / Portel
    Também é verdade que estive até ontem na Gralheira com temperaturas negativas na rua e a casa manteve-se quente. Mas quando voltei ontem a casa, depois de 10 dias fora, tive que ligar três aquecedores para a meter a uma temperatura suportável. Em Oeiras...
     

Partilhar esta Página