Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Jan 2020 às 01:11.

  1. joaocpais

    joaocpais
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    8 Dez 2005
    Mensagens:
    332
    Local:
    Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
    Nem a 50% funcionou desde que abriu e provavelmente uma boa parte do que funcionou foi com neve artificial, aliás nesta mesma noite eles estão a produzir neve artificial e pergunto eu para quê se as temperaturas vão voltar a subir em breve?
    Já agora alguém sabe se a turistrela apresenta relatório anual de contas e se sim onde se pode consultar?
    Seguramente a estância de esqui deve apresentar prejuízos enormes e já não é de agora, é que produzir neve artificial deve ser caríssimo sobretudo em termos de electricidade.
    Por quantos mais anos vai a turistrela aguentar manter este negócio?
    De certeza que a única coisa que ainda mantém o negócio da neve na Estrela é a exploração dos hotéis senão a estância já teria fechado portas!
     
    #286 joaocpais, 17 Fev 2020 às 22:47
    Última edição: 17 Fev 2020 às 22:53
    jamestorm, belem e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  2. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    3,091
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    falhanços é o que não falta, ainda lá estão os mamarrachos do que deviam ser teleféricos. E pergunto não pela primeira vez, os países nórdicos conseguem manter estradas abertas com condições de neve que a estrela so pode sonhar, mas an estrela mal neva fecham os acessos na altura em que a estância mais podia lucrar
     
  3. Aristocrata

    Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    28 Dez 2008
    Mensagens:
    5,893
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    O problema da Serra da Estrela é o mesmo que várias estações na Península Ibérica tem. Longos períodos sem neve, durante vários anos consecutivos.
    Os investidores começaram a tirar o tapete a estes investimentos.
    Não faz sentido manterem uma legião de funcionários e maquinaria de prontidão, uma vez que a queda de neve é errática e num curto espaço de tempo derrete.
    Não se ganha dinheiro desta forma, não há capacidade económica para sustentar a Turiestrela ou empresas semelhantes.
    Também vão dando à estampa criticas à gestão do empreendimento da estância de Manzaneda. Mas sem neve não há clientes ou são em reduzido número. Por isso acredito que tanto nestas como noutras estações da cordilheira central, nos próximos anos, teremos empreendimentos "fantasmas" por falta de viabilidade económica.

    Relembro um pormenor já cá discutido: nos anos 60 e início dos 70, os Montes Hermínios (designação muito antiga da Serra da Estrela) dispunham de uma pista de esqui a média altitude, mais concretamente nas Penhas da Saúde. A altitude máxima dessa pista eram os 1600 metros. E tinha uma meio mecânico, um teleski.
    Mas foram tempos de abundância de neve e de frio - se ao menos houvesse frio hoje em dia a neve artificial ajudava a manter a viabilidade das pistas...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #288 Aristocrata, 17 Fev 2020 às 23:04
    Última edição: 18 Fev 2020 às 19:10
  4. "Charneca" Mundial

    "Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    28 Nov 2018
    Mensagens:
    2,156
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Lá vêm estes sabichões a falar sobre as estradas na Serra. De facto, comparar os países nórdicos com a Serra de Estrela é deveras interessante... :lol:

    Amigo, as condições climatéricas na Escandinávia são completamente diferentes das da Estrela. Para além disso, as estradas são mais largas (podem estar a trabalhar num lado e a deixarem passar o trânsito no outro), o terreno é mais direito e não há tanta proeminência (a Serra da Estrela tem uma elevadíssima proeminência, o que faz aumentar os ventos quando há tempestades). Eu conheço perfeitamente a Serra da Estrela e sei como aquilo é...;)

    E essa desculpa de que nos outros países retira-se a neve é falsa. No passado mês de abril de 2019, tinha planeada uma ida à Serra Nevada, em Espanha, e tive que a cancelar, porque a estrada ficou cortada durante 3 dias. Aliás, há sítios em Espanha onde as autoestradas, quando neva, ficam fechadas durante dias, e não os vejo a criticar tanto como por cá... :rolleyes:

    Isto já parece a questão da Arrábida e das praias. Em 2018, tentaram limitar as zonas de estacionamento para impedir o estacionamento ilegal (algo que era, infelizmente, comum, e impedia a circulação dos veículos prioritários), e foi um descalabro completo. No entanto, o projeto teve que ter continuidade, já que era algo necessário para a zona, e no ano que passou já ninguém disse nada. :)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    joaocpais e PedroNTSantos gostaram disto.
  5. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    3,091
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    claro todas as estradas norueguesas são autoestradas de 6 vias para cada lado. , e acho que a Espanha não gosta que lhe chamem escandinavo
     
  6. joaocpais

    joaocpais
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    8 Dez 2005
    Mensagens:
    332
    Local:
    Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
    A questão das estradas é muito pertinente e também sempre muito polémica no entanto a serra da Estrela tem uma particularidade muito especial, trata-se duma serra que tem uma estrada que atravessa o seu cume, coisa muito rara e que não acontece na maioria das outras estâncias e por essa razão tem um grande grau perigosidade em virtude de estar exposta a grandes temporais de chuva neve e vento, aliás por vezes a estrada encerra não devido à neve mas ao ventos ciclonicos que aí ocorrem.
    Noutras estâncias não existem estradas nos cumes, o que existe são teleféricos, telecabinas ou teleskis que dão acesso a esses cumes e por sua vez as pistas de esqui, na estrela à estrada serve para acesso à estância mas tambem para as pessoas irem de carro ao cume brincar com a neve, ou simplesmente atravessarem a serra, por isso é que se fala há anos de fechar a estrada para torre e criar acessos à mesma atravéz de teleféricos ou telecabinas
    Não me querendo alongar nesta polémica das estradas o que gostaria de saber realmente é saber se alguém te conhecimento se existe relatórios anuais de contas da turistrela.
     
    "Charneca" Mundial gostou disto.
  7. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    3,091
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    vasculhei a internet e não aparece nada, sendo uma entidade privada não teem de ter as contas abertas ao publico
     
    "Charneca" Mundial e joaocpais gostaram disto.
  8. PedroNTSantos

    PedroNTSantos
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    27 Dez 2008
    Mensagens:
    428
    Local:
    Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]

    Sobre a Turistrela a primeiríssima coisa a ser questionada deveria ser a sua "exclusividade" e, sobre isso, passo a citar o blogue "O Cântaro Zangado":

    "A actividade turística e desportiva na serra da Estrela é, para além da legislação geral aplicável, regulada ainda pelos diplomas legais que criaram e definiram a figura da concessão exclusiva do turismo e dos desportos da Turistrela. São eles a Lei 3/70 de 28 de Abril de 1970 e os Decretos-Lei 325/71 de 28 de Julho de 1971 e 408/86 de 11 de Dezembro de 1986.

    Se os dois primeiros diplomas são do tempo do governo de Marcello Caetano, o mais recente também já não é nada novo, convenhamos. Desde que este quadro legal foi estabelecido, empresas que críamos sólidas faliram, outras pelas quais não dávamos conta impuseram-se globalmente, países nasceram e morreram, o mundo mudou. Mas a concessão exclusiva do turismo e dos desportos na serra da Estrela continua. Tem já quase quarenta anos (quantas empresas regionais conseguem atingir esta longevidade?) e pelo que por vezes se ouve dizer, é para durar mais algumas dezenas de anos. Quantas? Não sei. Algum órgão administrativo avalia o desempenho da concessionária e a continuidade da concessão? Não sei, mas nunca dei por nada. Tratando-se de uma concessão sobre um bem público, não deveriam ser públicas as respostas a estas perguntas
    ? (...)"

    Sobre a neve e a Serra da Estrela o que há a dizer é também muito simples... A Serra não tem condições (altitude, clima,...) para poder ter uma pista de esqui a funcionar, todos os anos, de forma regular e durante um período de tempo alargado. Não é preciso ter um grande conhecimento sobre a Serra para saber que mesmo em anos de abundância, a grandes nevões se sucedem, com frequência, dias de nevoeiro e chuva que fazem desaparecer com rapidez a neve acumulada.

    O que está errado, profundamente errado, é a aproveitamento turístico da Serra assentar no produto "neve" e não no aproveitamento do seu potencial natural (fauna, flora, geologia,..) e cultural (pastorícia, indústria da lã, gastronomia,...). Ir à Torre, num daqueles fins-de-semana após um grande nevão, é dos espetáculos mais deprimentes a que se pode assistir neste país, centenas e centenas de pessoas que pouco mais deixam na Serra do que trenós de plástico desfeitos e toda a espécie de lixo, para além de um ambiente irrespirável do pára-arranca de dezenas de carros e camionetas.

    Por último, uma palavra de apreço ao trabalho dos profissionais do Centro de Limpeza de Neve (CLN) que, criticados por quem nada conhece das condições naturais da Serra e pressionados por autarcas e hoteleiros de vistas curtas, colocam a segurança dos que circulam nas estradas da região em primeiro lugar...

    O papel do CLN é abrir as estradas apenas quando essas condições de segurança estão reunidas (e não é preciso falar da impreparação total do condutor português para circular em montanha...) e não quando convém aos bolsos dos administradores da Turistrela...
     
  9. joaocpais

    joaocpais
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    8 Dez 2005
    Mensagens:
    332
    Local:
    Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
    Obrigado!
    Também vasculhei e não encontrei nada
    Tenho muita curiosidade dado que quase de certeza a estância deve apresentar prejuízos e resultados bem negativos , mas como a exploração dos hotéis e dos chalés deve apresentar bom resultados uma coisa deve atenuar os prejuízos gerais da gestão.
     
    "Charneca" Mundial e camrov8 gostaram disto.
  10. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    3,091
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    concordo em 99% como pode um pais pequeno manter as estradas abertas e cá não mas ja sei não conheço não sei e pronto so os locais podem ser especialistas
     
  11. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    3,091
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    deve ser por aí os hotéis e chalés devem colmatar a coisa seria impossível se só vivessem da estância
     
    joaocpais gostou disto.
  12. joaocpais

    joaocpais
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    8 Dez 2005
    Mensagens:
    332
    Local:
    Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
    Já conhecia esse texto do Cântaro zangado mas obrigado por partilhar!
    De facto tudo o que lá está escrito é a mais pura das verdades, a turistrela "governa" ha anos o turismo da Serra da Estrela sem aparentemente dar "cavaco" a ninguém!
    Detém um monopólio de algo que é público e foi concessionado mas a sua gestão não é devidamente avaliada pelas autoridades competentes!
    A existência da estância é apenas "um acrescento" a que estão obrigados a ter para manter o negócio da exploração hoteleira a funcionar.
    Obviamente tem interesse em também ter a estância a funcionar porque a neve é um chamariz para encher os hotéis mas as alterações climáticas cada vez mais evidentes tornarao, a breve trecho, impossível de manter a estância a funcionar
     
    PedroNTSantos e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  13. joaocpais

    joaocpais
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    8 Dez 2005
    Mensagens:
    332
    Local:
    Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
    E já repararam que quando chega o ano novo, o natal, o Carnaval e a Páscoa quase todos os anos ouvimos esta noticia:
    "hotéis na Serra da Estrela esgotados mesmo sem neve na serra"
    Foi assim no natal e fim do ano e é recorrente nos outros anos... Vão ver agora no carnaval de novo!
    Isto significa que o negócio vai tão próspero que a gestão hoteleira já nem está dependente da neve... A estância é apenas um meio para um fim à atingir! Necessário ser mais explicito?
     
    "Charneca" Mundial e PedroNTSantos gostaram disto.
  14. jamestorm

    jamestorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    12 Jan 2010
    Mensagens:
    1,328
    Local:
    Lisboa e Alenquer
    Bem, para estares a dizer isso é porque não entendes o que é o fascínio da neve neste país, que está entranhado na psique portuguesa o mais profundo possível, e tem expressão profundíssima na nossa literatura ...é ler Ferreira de Castro e como ele descreve as gentes do maciço central. Ler Virgílio Ferreira e Miguel Torga! É ler Fernando Namora e os episódios de neve na Beira Baixa quando ele por la andava a ser médico nos anos 30 e 40. É óbvio que o que toda a gente quer ver na Serra da Estrela é a neve, NEVE e mais nada se aproxima desse produto, pq no imaginário tuga, a neve é a serra e só na serra!!

    Infelizmente, estamos a assistir ao seu desaparecimento, acredito que se tornará mais consistente a falta de neve nesta década e a falta de frio em Altitude vai determinar o resto...

     
    #299 jamestorm, 18 Fev 2020 às 00:17
    Última edição: 18 Fev 2020 às 00:49
    "Charneca" Mundial gostou disto.
  15. joaocpais

    joaocpais
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    8 Dez 2005
    Mensagens:
    332
    Local:
    Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
    Subscrevo totalmente e acrescento que nessa época a pista referida era a dos piornos situada a 1600 metros, servida por um teleski e quase sempre tinha neve no inverno, e sim pasmem-se, nos anos 60 e 70 havia muita neve aos 1600 metros agora nem aos 2000 há!
    A título de curiosidade o primeiro tekeski nos pionos era rudimentar mas mais tarde foi substituído ainda por um mais moderno que já anos 80 foi desmantelado e levado para a torre
    Quando a estância começou a funcionar mais a serio na torre, durante anos o único tekeski que funcionava era esse que foi trasladado dos piornos.
     

Partilhar esta Página