Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Jan 2020 às 01:11.

1. Charlie Moreira

Charlie Moreira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    5 Dez 2006
    Local:
    VALONGO
    Como sempre uma leitura inteligente da tua parte.
    Refiro-me que os alertas são sempre lançados em cima do evento.
    Este inverno no litoral norte tivemos à volta de 8 episódios de chuva forte e persistente.

Continuo a dizer quem me dera que chovesse 3 meses seguidos de forma forte e persistente todos ficavam contentes,agora para estas bandas dispenso.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

"Charneca" Mundial gostou disto.
  2. anamar

anamar
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    26 Nov 2007
    Local:
    Moscavide

3. anamar

anamar
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    26 Nov 2007
    Local:
    Moscavide
    Sou nova no forum, boa noite, será que vai mesmo chover??

4. camrov8

camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Set 2008
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    a partida sim, os modelos pouco se enganam no que tem a ver com previsão a 1 dia, mas como sempre há variabilidade local em especial no que se refere a trovoadas

5. joaocpais

joaocpais
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    8 Dez 2005
    Local:
    Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
    Para quem vai à serra da estrela como eu vou na próxima quarta feira e ficar lá uns dias, tenho andado a ver os modelos silenciosamente sem opinar, tenho-o feito porque até ontem os modelos estavam muito bons mas como sei que nestas coisas há grandes desilusões fiquei em silencio
    Estava entusiasmado porque estamos a falar de modelos a apenas 6/7 dias e pelo que já li em vários estudos e opiniões gerais, os modelos até 7 dias têm grande capacidade de acerto, além disso tanto gfs como o ecm estavam também em consonância e estes factores todos juntos confesso que me deixavam esperançoso de ter sorte para a minha ida à serra.
    Os modelos apontavam neste fim semana para alguma neve na serra da estrela e para segunda a neve chegaria a cotas mais baixas mas na terça e quarta previam apenas chuva e sendo assim pelo menos daria para alguma acumulação de neve quando chegasse
    Para melhorar os modelos, repito em concordância, apontavam a partir de quinta feira para uma forte entrada fria com neve a cotas baixas e isso seria ainda melhor porque já seria durante a minha estada lá.
    Pois bem hoje os modelos retiraram praticamente tudo, se a 7 dias ainda posso considerar que existe uma maior probabilidade de erro, o que me espanta é que até as 24 horas falharam, a apenas 24 horas retiraram muito do frio previsto, aliás o ipma previa para domingo queda neve nos pontos mais altos da serra da Estrela descendo a cota até aos 1200 metros mas até essa previsão retiraram ficando agora apenas nos pontos mais altos da serrada estrela!
    Ainda mantém a queda de neve para segunda e quinta mas se nem acertam a apenas 24 horas como vão acertar a 3 e 5 dias?
    Estou seriamente frustrado, porque aquilo que parecia 4/5 dias de neve agora resume-se a apenas 2, posso começar a acreditar que se calhar no fim desses 2 previstos se calhar nem um vai sobrar!
    Falamos tanto aqui da falha dos modelos a médio e longo prazo mas eles até a curto prazo falham, uma verdadeira tristeza!
    Desculpem o longo texto até porque há aqui coisas bem mais sérias como a seca no Algarve e Alentejo.

#485 joaocpais, 29 Fev 2020 às 10:50
    Última edição: 29 Fev 2020 às 13:54
    trovoadas e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  6. joaocpais

joaocpais
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    8 Dez 2005
    Local:
    Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
    E depois, além dos modelos, há os sites de previsão metereologica e esses eu vejo todos, os que eu sei que são mais fiáveis e fidedignos e os outros que são mais sensacionalistas que vejo apenas por piada
    E se os mais sensacionalistas davam acumulação de 1 metro de neve nos próximos 5 dias para a serra da estrela, outros mais sérios davam apenas 2 cms de neve mas eu sei que nem será no meio desses valores que será a real acumulação de neve, mas pelo andar andar disto ficará entre os 0 cms e os 0 cms
    Fica realmente difícil acreditar no que quer que seja, não sei em que realmente acreditar, nenhuma das ferramentas metereologicas ao me dispor me esclarecem!
    Em última análise, a minha derradeira questão é se ainda posso acreditar que ao menos mesmo vou conseguir ver alguma neve nos próximos 5 dias

#486 joaocpais, 29 Fev 2020 às 11:11
    Última edição: 29 Fev 2020 às 13:56
    trovoadas e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  7. trovoadas

trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    3 Out 2009
    Local:
    loule-caldeirao
    Como já disse aqui até dia 15 as hipóteses de precipitação significativa no Sul são mínimas. Aliás com o avançar dos dias isso vai sendo mais vincado. O padrão é sempre o mesmo e até já existe possibilidade de nova depressão a cair no Mediterrâneo. Enquanto se mantiver este padrão os sinais são de alarme no sudoeste da península.
    A tal Cut-off a sudoeste da península também está difícil de surgir...

8. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Açores
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    joselamego gostou disto.
  9. dvieira

dvieira
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    22 Mar 2017
    Local:
    Fátima (326 m)
    E prontos nesta saída das 6h lá se foi o frio todo previsto pelas últimas saídas do GFS. Penso que para este inverno está feito. Para o ano á mais sonhos.

joselamego e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  10. The Weatherman

The Weatherman
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    10 Fev 2009
    Local:
    Braga
    Que nunca faltem os sonhos. Haja mais sonhos este ano, nos próximos e sempre.

11. Davidmpb

Davidmpb
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    7 Jul 2014
    Local:
    Portalegre( 600m)/ Fundão
    O inverno já acabou no dia 29 Fevereiro.

12. joralentejano

joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Set 2015
    Local:
    Arronches | Leiria
    A Karine já está no Mediterrâneo, mas já perdi a noção das vezes em que vi esta notícia publicada hoje :lol:
    Chuva e vento de regresso com a passagem da tempestade Karine
    Público

O investimento é 319 mil euros, com financiamento comunitário de 75 por cento, assegurado através de uma candidatura já aprovada.

Na cidade, o projeto prevê a criação de uma estrutura de sombreamento sazonal e de planos de água e fontes na Praça da República e de corredores de ventilação e nebulização em quatro arruamentos centrais, para baixar a temperatura ambiente no tempo quente.

Na localidade de Vila Nova de São Bento, a 16 quilómetros da sede do concelho, o abastecimento do sistema de rega do campo de futebol do Parque Desportivo Municipal vai ser alterado: deixa de ser feito à custa de água da rede pública e passa a ser assegurado por águas subterrâneas.

O projeto inclui também ações de informação e sensibilização sobre a problemática das alterações climáticas, além da divulgação das medidas. O município espera ainda que este projeto sirva como modelo de boas práticas, gerando futuras intervenções, replicadas noutras escalas.

Rádio Elvas

13. Norther

Norther
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Nov 2010
    Local:
    Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
    Mais um sonho do Gfs, dias 15 e 16 com neve a cotas 200 / 300 m, era magnífico

ampa62, Lopes45, StormRic e 4 outras pessoas gostaram disto.
  14. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    Águas subterrâneas acumuladas quando? Além disso, se tiram de um lado desaparece noutro. É o uso da água é que está errado, se nem há para culturas, vão usá-la para campos de futebol?

15. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Açores

ampa62 e joselamego gostaram disto.

Utilizadores a ler este tópico (Membros: 5, Visitantes: 17)

1. David sf
  2. algarvio1980
  3. Jorge_scp

Partilhar esta Página