Seguimento Meteorológico Livre - 2020



"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
É sensação minha ou a frente que supostamente iria afetar o território continental na quinta está demasiado próxima daqui?
hQpZ02T.png


Os modelos não preveem nada para aqui amanhã, mas dado o facto de estarem todos marados, não me admirava que amanhã chovesse bem...
A frente que eu dizia que estava demasiado próxima a Portugal, na realidade foi a que afetou a Região Sul nesta madrugada. :lmao:

Entretanto a sinóptica de hoje não está muito diferente da de ontem, com um ciclone no Atlântico e um anticiclone no Mediterrâneo. Contudo, já se consegue ver a nova frente que deverá afetar Portugal nos próximos dias:
dgfuc0L.png
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
A sinóptica do dia de hoje não é muito diferente dos últimos dias, apesar de não parecer... Continua um fortíssimo anticiclone no Mediterrâneo e uma pluma de humidade que se dirige para a Península e é desviada para norte, devido à influência do anticiclone. Contudo, o anticiclone neste momento parece que está mais "forte" e inclusive vai até ao meio da Península (abrange toda a metade oriental da Península Ibérica). A cor-de-rosa está a frente que nos irá afetar hoje. :surprise:

Algo me diz que, com a humidade "encurralada" em Portugal, na Galiza e em zonas bem adjacentes, os acumulados poderão ser bem generosos em locais inesperados (como aconteceu na passada segunda em vários locais do Alentejo). Logo veremos... :) :trovao:
8umJGlN.png
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Algo me diz que, com a humidade "encurralada" em Portugal, na Galiza e em zonas bem adjacentes, os acumulados poderão ser bem generosos em locais inesperados (como aconteceu na passada segunda em vários locais do Alentejo). Logo veremos...
O que eu disse que iria acontecer aconteceu, o que é interessante... Por que raio então é que eu não consigo ganhar o totoloto? :lmao:

Reparem só na península ibérica e o resto da Europa.
É verdade, mas isso é o que eu tenho vindo a dizer desde há algum tempo. Aliás, essa questão está bem visível na última saída do ECMWF, com muita água prevista para a zona e muito pouca chuva prevista para grande parte da Europa. Também é possível ver a pluma de ar húmido que quando chega à Península é empurrada para norte. :eek:
5v6Gn8B.png


A pluma também tem vindo a atingir a Madeira, sobretudo a costa norte:
y4f6CnB.png


Hoje a sinóptica é praticamente a mesma que a de ontem. Entretanto já se consegue ver uma nova frente a sul dos Açores que deverá afetar o tempo nos próximos dias. :rain:
knYZkq0.png


De salientar que, de acordo com os modelos, deveremos ter alguma instabilidade amanhã e no fim de semana, com este tempo abafado que tivemos até agora. :)
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Os ingleses dizem "mackerel sky, not long dry" e ontem em Lisboa à tarde o céu estava assim:



Este ditado é infalível!

Será que o correspondente português é "Céu às cavadelas: chuva às gabelas."?

Repesquei daqui, de um tópico do AnDré https://www.meteopt.com/forum/topico/proverbios-a-previsao-do-tempo.1812/


Aditando ao meu próprio post, lembrei-me hoje de ir ver um livro sobre meteorologia que comprei quando andava na faculdade, e que é uma tradução de original inglês ("Weather, a modern guide to forecasting") feita pelo saudoso Dr. Anthímio de Azevedo ("O tempo. Um guia actual da previsão", ed. Círculo de Leitores).

O Dr. Anthímio traduziu "mackerel sky" por "céu de cavala", o que me parece muito bem, face à dita cuja:

http://guiapescado.wwf.pt/wp-content/uploads/2016/10/287910.jpg

Proponho assim um novo provérbio meteorológico: "Céu de cavala, não demora a molhá-la".

(Podia ser pior...)
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Apesar de permanecer uma pluma de ar húmido na metade ocidental da Península Ibérica, o anticiclone já está a dobrar para oeste, o que irá "romper" a pluma e permitir a formação duma gota fria por cá. Isto tem sido cá uma sorte para estes lados! :trovao:

Entretanto também já é possível ver o "mini-ciclone" que irá afetar Portugal Continental a partir de segunda. :surprise:
lK3Emph.png
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Apesar de permanecer uma pluma de ar húmido na metade ocidental da Península Ibérica, o anticiclone já está a dobrar para oeste, o que irá "romper" a pluma e permitir a formação duma gota fria por cá. Isto tem sido cá uma sorte para estes lados! :trovao:

Entretanto também já é possível ver o "mini-ciclone" que irá afetar Portugal Continental a partir de segunda. :surprise:
lK3Emph.png
Essa pequeno núcleo depressionário a sul dos Açores não nos vai afetar. Aquilo que nos vai afetar a partir de segunda-feira é a depressão que está a sul da Gronelândia e que se irá desprender da circulação normal, formando uma cut-off.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Neste momento, todo o Interior está coberto de "pontinhos amarelos".
4n1iSGZ.png


Esta é a sinóptica atual: :trovao:
  • Duas linhas de instabilidade no Alentejo;
  • Uma linha de instabilidade entre Ourense e Viseu;
  • Outra linha de instabilidade entre Ávila e o vale do Douro (em dissipação);
  • Uma bela mancha de instabilidade no Médio Tejo;
  • Um aguaceiro bem forte na Serra de São Mamede, a este de Portalegre;
  • Aguaceiros dispersos na Serra Algarvia (em dissipação), Coruche, Serra Morena, Montes de Toledo, Serra de Gata/Gredos e Serra da Freita;
  • Uma bela mancha de trovoadas que segue bem rentinha à fronteira a norte de Bragança, e que deverá afetar a região de Leão;
  • No Litoral, como é costume, a nortada empurra tudo para fora da região. O ECMWF previa trovoadas na costa e errou por completo.

Nos próximos dias o tempo deverá mudar, com uma sequência de frentes a afetar todo o território. :)
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
  • Gosto
Reactions: joselamego