Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Jan 2020 às 01:11.

1. Davidmpb

Davidmpb
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    7 Jul 2014
    Local:
    Portalegre( 600m)/ Fundão
    Exato. Os melhores meses para quem gosta de fazer praia nem são julho e Agosto, mas sim, Setembro e muitas vezes Outubro, nesses meses já não há tanto o efeito da nortada e temperatura da água do mar costuma ser mais quente, já no interior normalmente o pico da temperatura ocorre em Julho e/ou Agosto.

2. 1337

1337
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    26 Jun 2010
    Local:
    Ponte de Lima (centro)
    Em Viana do Castelo acontece um pouco como na margem sul, está encaixada sobre montes a Norte que faz com que a cidade seja das mais quentes do país mesmo encostada ao mar. Média das máximas no mês de Julho e Agosto é de 26ºC, o que para uma cidade mesmo encostada ao mar é bastante alto.

joselamego, belem, Thomar e 1 outra pessoa gostaram disto.
  3. cepp1

cepp1
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    26 Jul 2017
    Local:
    Leiria
    Cheguei agora de Viana, a capital da nortada e a mesma cidade numa distância de 2km tem temperaturas bem diferentes. Hoje constatei lá algo fascinante, fui a praia e ao cony que diz o site do IPMA a água encontrava se semelhante ou melhor que no Algarve. Arriscaria 20 e poucos graus. Nunca tinha visto nada assim

joselamego, belem, 1337 e 2 outras pessoas gostaram disto.
  4. Thomar

Thomar
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    19 Dez 2007
    Local:
    Cabanas - Palmela (75m)
    Eu sei o que queres dizer e subscrevo, eu estava apenas a ser "politicamente correcto", pois não gosto falar mal de outras pessoas quando ainda tem um aspecto positivo de que é obter dados meteorológicos pelo Alentejo todo, mesmo que não sejam totalmente fidedignos.
    Por outro lado se maior parte das estações dele tivessem a qualidade da tua estação de Sitio das Fontes a conversa já seria outra.
    E para terminar o assunto, o que me custa mais, é o pessoal muito novo, que não tem cultura suficiente, e acha que dizer umas coisas em determinados sites e redes sociais é uma verdade absoluta, quando estão completamente errados [isto é válido desde o Sul de Portugal ao Norte e vocês sabem de quem são as pessoas de que eu estou a falar]
    Isso magoa-me, bem como não esquecendo atrás o que disse, como é que é possível, que uma pessoa tenha uma entrevista numa rádio, durante uma hora, e não se lembre do nosso forum, quando essa pessoa cresceu em parte com a nossa ajuda (na altura o equivalente a 50%), e ainda por cima arranja desculpas esfarrapadas, e isso ,eu não perdoo!

Collapse Signature Expandir Assinatura
    joselamego, ecobcg, Tonton e 1 outra pessoa gostaram disto.
  5. 1337

1337
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    26 Jun 2010
    Local:
    Ponte de Lima (centro)
    Mas os dados dele com as estações do IPMA são assim tão desfazadas? Pergunto isto porque não acompanho...

joselamego gostou disto.
  6. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Nem é que os dados estejam desfasados, é que as estações do @RedeMeteo simplesmente não cumprem normas padrão da WMO. :D

joselamego gostou disto.
  7. 1337

1337
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    26 Jun 2010
    Local:
    Ponte de Lima (centro)
    Ok mas isso de cumprir ou não é comparando temperaturas. Ás vezes pode estar mais perto de um objecto qualquer que não devia, mas se não tiver influência nenhuma que interessa? Interessa é as temperaturas baterem certo.

joselamego e RedeMeteo gostaram disto.
  8. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Se não se obedece a critérios universais para registar as especificidades climáticas de cada zona, de que serve ter muitas estações meteorológicas?

joselamego, "Charneca" Mundial e Thomar gostaram disto.
  9. RedeMeteo

RedeMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    13 Nov 2017
    Local:
    Serpa
    E batem certo. Com excepção da de Moura que provavelmente regista valores 1°C acima do real e tem de ser intervencada de modo a ficar melhor instalada

joselamego gostou disto.
  10. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Há uns anos houve uma discussão em relação a uma estação qualquer (não me lembro de quem, nem interessa) porque tinha valores que não estavam próximos da estação mais próxima do IPMA. Esse alguém argumentou, e com um argumento válido, que o local onde estava não tem nada a ver com o local de "referência".
    Se existem variações de temperatura por vezes em algumas centenas de metros, os valores serem parecidos com qualquer estação suficientemente distante, é algo que vale zero.

Assim o único critério válido é uma instalação cumprir as regras de instalação, com critérios mínimos estabelecidos. Não há outra forma.

Calibrar pelo parecido é o mesmo que dizer que um peixe assado com molho de assado de carne, transforma o peixe em carne..

11. Charlie Moreira

Charlie Moreira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    5 Dez 2006
    Local:
    VALONGO
    São João quente pelo porto!?
    Parece que sim.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

joselamego, "Charneca" Mundial e meteo gostaram disto.
  12. 1337

1337
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    26 Jun 2010
    Local:
    Ponte de Lima (centro)
    Compreendo, mas acho o mais importante comparar temperaturas com as estações com as requisições todas
    Sim tens toda a razão, o que queria dizer é que por vezes não se consegue instalar nas condições que se deviam e o que podemos fazer é tentar fazer o melhor possível. A minha estação também está no meio de prédios, claro que pode ter um bocado de influencia na temperatura mas tive o cuidado de deixar o mais longe possível de qualquer objeto ou parede, no entanto sei que não obedece a 100% ás regras. Basicamente é como as RUEMAS.

13. Toby

Toby
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Mar 2011
    Local:
    Alcobaca (160 m)
  14. Iceberg

Iceberg
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2006
    Local:
    Braga
    Bom dia a todos.

Preparados para uma semana de calor?

Excelente imagem, Toby, seria possível partilhar a origem da mesma?

Obrigado.

Boa semana.

joselamego, "Charneca" Mundial e Toby gostaram disto.
  15. Toby

Toby
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Mar 2011
    Local:
    Alcobaca (160 m)
    Bom dia,

https://www.infoclimat.fr/

Atenção, é a hora do "PARIS".

:)