Seguimento Meteorológico Livre - 2020

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Eu só não consigo perceber a razão do IPMA usar uma média tão antiga quando há uma média com mais de 10 anos mais recente. Não querendo ser tendencioso, será que o objetivo é dizer que todos os meses são mais quentes que o normal? Admira-me o mês de Junho ainda assim ter sido -0.1ºC mais fresco que o normal, numa média super fria é de louvar. Se alguém me disser qual a a normal de Junho deste ano para o período 81 2010 ficava agradecido.
 


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Eu só não consigo perceber a razão do IPMA usar uma média tão antiga quando há uma média com mais de 10 anos mais recente. Não querendo ser tendencioso, será que o objetivo é dizer que todos os meses são mais quentes que o normal? Admira-me o mês de Junho ainda assim ter sido -0.1ºC mais fresco que o normal, numa média super fria é de louvar. Se alguém me disser qual a a normal de Junho deste ano para o período 81 2010 ficava agradecido.
A AEMET por exemplo utiliza as médias de 81-2010.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Eu só não consigo perceber a razão do IPMA usar uma média tão antiga quando há uma média com mais de 10 anos mais recente. Não querendo ser tendencioso, será que o objetivo é dizer que todos os meses são mais quentes que o normal? Admira-me o mês de Junho ainda assim ter sido -0.1ºC mais fresco que o normal, numa média super fria é de louvar. Se alguém me disser qual a a normal de Junho deste ano para o período 81 2010 ficava agradecido.
A normal 1981-10 para junho é de 20,25 ºC
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Então vão vocês (quem grita, chora e se está sempre a queixar) para lá fazer as médias se acham que é só fazer a média das estações e tá a andar.
Qual é a dificuldade mesmo? Não é uma pergunta retórica, posso estar equivocado mas tenho ideia de ler algures que os dados pós-1941 estavam informatizados, e estar à procura de arquivos em papel era a maior dificuldade que eu via, mas claro que não sou de maneira alguma um meteorologista profissional, pode haver outro tipo de problemas que eu não esteja a ver. Pelo menos a média a nível nacional é fácil de calcular, tanto que eu o tenho feito com os dados que o IPMA dá
 

jonsered

Cirrus
Registo
16 Jun 2020
Mensagens
27
Local
Montanhas de Portugal
Tal como já disse aqui o IPMA é hoje em dia a pior instituição pública deste país. Quanto menos fazem, menos querem fazer. Estações arcaicas, umas sem dados nem de temperatura nem de precipitação, outras que emitem dados completamente errados, boletins agrometeorológicos estão no galheiro desde há um ano para cá (o último foi em setembro de 2019), avisos lançados sempre em cima da hora principalmente no que diz respeito às trovoadas, utilização de médias climatológicas já bastante antiquadas, más previsões descritivas. Eis a previsão de hoje para o norte e centro:

Céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se gradualmente
muito nublado no litoral a norte do Cabo Carvoeiro a partir
da tarde.
Períodos de chuva fraca e dispersa no litoral a norte do Cabo Carvoeiro até início da manhã, e a partir do meio da tarde, mais
frequente a norte do Cabo Mondego, onde poderá ser por vezes
moderada.

Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste,
temporariamente de su-sudoeste no litoral.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Na sexta-feira foi a pérola dos nevoeiros matinais apenas e só no litoral norte e centro quando também ocorreram no interior, hoje é a pérola dos períodos de chuva fraca apenas e só no litoral a norte do Cabo Carvoeiro. Quando o radar neste momento mostra ecos de precipitação também no interior a norte da serra da Estrela, tendo inclusivamente chegado a chover já durante a tarde nalguns destes locais. Quem não segue as previsões numéricas e se guia apenas pelas (más) previsões descritivas está bem lixado, tem sérias razões de queixa.
É por estas e por outras que admiro o serviço meteorológico espanhol, a AEMET. Ao menos são profissionais sérios e atualizados. Avisos meteorológicos lançados com antecedência. Médias climatológicas mais recentes. Enumeração de todas as probabilidades de ocorrência de precipitação nas mais variadas regiões, mesmo que seja apenas 1%. Por cá, mesmo que haja probabilidade superior a 50% de chover nas regiões vizinhas àquelas onde certamente choverá, como o caso de hoje, o IPMA manda tudo para o galheiro, é como se não existisse.
É por isso que são a pior instituição pública deste país. Quanto menos fazem, menos querem fazer. Depois admiram-se de serem criticados!!!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Vinha ver qual era o menu por aqui.. E pelos vistos.. "É outra vez arroz".

Que canseira sinceramente!
O mix entre "revolta" por desejar que o clima local se comporte de forma totalmente anormal, quando apenas está a ser relativamente normal, somado a memória selectiva... (ou bem pior, a escolha selectiva de dados)... Leva aqui a comentários que sinceramente são de um desfasamento da realidade que me deixa boqueaberto.

E sim, conversa de café ou não, mais tento na língua e respeito mútuo sff.


Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
 
Última edição:

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Qual é a dificuldade mesmo? Não é uma pergunta retórica, posso estar equivocado mas tenho ideia de ler algures que os dados pós-1941 estavam informatizados, e estar à procura de arquivos em papel era a maior dificuldade que eu via, mas claro que não sou de maneira alguma um meteorologista profissional, pode haver outro tipo de problemas que eu não esteja a ver. Pelo menos a média a nível nacional é fácil de calcular, tanto que eu o tenho feito com os dados que o IPMA dá
Não era dirigido a ti, no worries. :p Estarão informatizados mas há sempre outras limitações de ordem técnica nos dados que utilizam, que serão mais e com uma frequência diferente por vezes (por exemplo).
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
O prato agora é sempre arroz.
Previsões e análises sérias ao clima zero.
Falam de Agosto esta a ser assim e assado mas a verdade é que para já até está bem acima da média ainda.
Se é assim agora imagino quando se as previsões para este Outono Inverno se concretizarem em que está previsto que seja mais do mesmo.
Enfim..
Divirtam-se!
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Não fossem as temperaturas diria que estávamos em novembro ou dezembro...
7c8d083ec016423fdeeb20598292c7c0.jpg


Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego