Seguimento Meteorológico Livre - 2020

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
" o clima está mudar"

Quantas vezes mais e necessário o dizer????

Os meus pais nas décadas de 70 80 e mesmo 90 presenciaram grandes nevadas na aldeia em marco de Canaveses algo que a partir de 2000 aconteceu apenas 2 vezes..
Eu próprio quando me deslocava a aldeia há uns 25 anos atrás nas curvas onde o sol não batia ficavam geladas dia após dia algo que nos tempos de hoje não acontece.

Vir buscar médias até 2000...

Não dá mesmo para perceber!

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
O clima está a mudar, claro que sim, concordo. Chuvas em agosto no Porto "eram" o normal até há dois ou três anos atrás, tal como as grandes nevadas na aldeia até 2000. Agora diz-me, quando vier a próxima grande nevada "anormal" à aldeia, ficarás tão desagradado como com estes "anormais" dias de chuva em agosto no Porto?
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
lJ5rQRQ.png


Rios atmosféricos com >50mms de AP em Agosto não parece ser comum para o continente. Mas o evento em si não é de todo raro.

Y7CkLItHrJ.png
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
O clima está a mudar, claro que sim, concordo. Chuvas em agosto no Porto "eram" o normal até há dois ou três anos atrás, tal como as grandes nevadas na aldeia até 2000. Agora diz-me, quando vier a próxima grande nevada "anormal" à aldeia, ficarás tão desagradado como com estes "anormais" dias de chuva em agosto no Porto?
Provavelmente não serei o único inclusivé tu ficarás bem mais agradado

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
lJ5rQRQ.png


Rios atmosféricos com >45mms em Agosto não parece ser comum para o continente. Mas o evento em si não é de todo raro.

Y7CkLItHrJ.png
Orion lógico que o que está a acontecer não é comum não para de chover há mais de 12 horas a pia já transborda de água desde a 9 da manha.

Agora vir com históricos que geograficamente não são precisos...


Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
lJ5rQRQ.png


Rios atmosféricos com >50mms de AP em Agosto não parece ser comum para o continente. Mas o evento em si não é de todo raro.

Y7CkLItHrJ.png


Uma das consequências do Aquecimento Global é precisamente essa. Mais teor de água precipitável na atmosfera. Ou seja, rios atmosféricos mais intensos.

Atenção que isso é independente de serem ou não mais frequentes, da sua localização mais ou menos favorável, e da restante dinâmica atmosférica para serem mais ou menos "eficientes". Não é uma causalidade para chover mais.
Os modelos climáticos apontam para um desvio para Norte deste corredor de transporte de humidade atlântica, ficando quando muito o NW da península ali "rés-vés".

Mas em termos absolutos, os que acontecerem sim, tenderão a ter mais conteúdo de água numa atmosfera mais quente.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Mas já agora...
Se tanto querem evidências com normais "actualizadas", não seja por isso! :D

Usando dados 1990-2019 como referência...

Aí têm as anomalias do mês de Julho de 2020.
Que tal?
Já não são arcaicas. Estas também já não servem para mostrar o período anormalmente quente e seco na vossa zona em Julho? ;)

Vamos ver quando Agosto acabar, se terão muitos azuis e verdes nos mapas no Litoral Norte... :rolleyes:

ccXyklv.png


TJsIIjn.png
Podes-me mostrar estes mapas exactamente iguais mas para o mês de Junho? Obrigado.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Podes-me mostrar estes mapas exactamente iguais mas para o mês de Junho? Obrigado.

O mês de Junho foi provavelmente o mais frio deste ano em relação à média, talvez o único com anomalia negativa. Mas desculpa-me a pergunta, o que é que aconteceu em Junho de tão especial?

Anomalia nenhuma de especial, se há meses que tiveram anomalias importantes, foram o Maio e o Julho, seja a comparar com 1970-2000, 1980-2010, ou 1990-2019.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
O mês de Junho foi provavelmente o mais frio deste ano em relação à média, talvez o único com anomalia negativa. Mas desculpa-me a pergunta, o que é que aconteceu em Junho de tão especial?

Anomalia nenhuma de especial, se há meses que tiveram anomalias importantes, foram o Maio e o Julho, seja a comparar com 1970-2000, 1980-2010, ou 1990-2019.
O que aconteceu foi o que já comentei aqui, Junho foi bastante frio, vieram 10 dias um pouco mais quentes que o normal para virem com a falácia que foi um mês normal. Não corresponde em nada com a realidade. E não me ataquem por pensarem que sou tendencioso, por exemplo este Julho que passou, sejam qual forem as médias usadas foi o mais quente de sempre é inegável.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Podes-me mostrar estes mapas exactamente iguais mas para o mês de Junho? Obrigado.

P9MrQLJ.png



Sim, Junho foi um pouco abaixo da média, de qualquer forma, anomalias bem modestas comparadas com outros meses, como Fevereiro, Maio ou Julho, esses sim, muito fora do "normal" (seja lá o que isso for).

E sim, foi algo abaixo da média durante boa parte do mês, e depois o final do mês foi quente, já o início da onda de calor que se prolongou para Julho, o que suavizou a anomalia do mês.
Mas e então? É o que é, podemos escolher o período que quisermos. Se quiser também digo "a última semana do mês nem parecia Junho, tão quente que foi!!!". Não é? :D

No final não invalida que se esteja a discutir sem fim algo tão óbvio como estar a acontecer no Litoral Norte algo que embora não sendo o tempo predominante de Agosto, é algo perfeitamente normal em Agosto na região.
Se fosse esse tempo no Algarve, aí sim era anormal...
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bem pessoal, já não "posto"aqui há algum tempo por motivos de saúde minhas e da minha mulher, mas juntando-me à festa :ill:, diga-se ao avacalhamento que tem havido por aqui,
deixei-mos vos partilhar a minha experiência do litoral norte das minhas modestas 48 primaveras, no litoral norte (leia-se acima do Cabo Carvoeiro) sempre foi normal haver neblinas , nevoeiros, e precipitação fraca nos meses de verão, não compreendo a admiração/estupefacção de chover no litoral norte em pleno verão, pode e é desagradável para quem está de férias, "mas por amor da santinha", sempre aconteceu e sempre acontecerá, porque é que as praias a partir de Nazaré para cima tem as famosas Cabanas/Tendas, é para as pessoas se protegerem do Sol? DaNortada? Ou será também da chuva?
Acho incoerente que certas pessoas não conheçam o clima onde vivem e só olhem para (desculpem-me) só olhem para o seu umbigo? Quantos Verões passei na Nazaré, que não via o Sol antes do meio-dia (especialmente na década de 70), e em Espinho (especialmente nos anos 90), tanto podia estar um dia de Sol espectacular como um dia nublado com morrinha..., A memória selectiva é tramada, os desejos climatológicos pessoais são tramados, não consigo perceber como é que certas e determinadas pessoas do fórum, que com argumentos válidos, com argumentação cientifica, sejam constantemente uns espalha-brasas (só querem espalhar confusão e não conseguem se quer admitir que possam estar errados), e por favor tratem-se com respeito, debater pontos de vista com argumentação é salutar tudo o resto não interessa nem ao menino "jasus" com se costuma dizer...