Seguimento Meteorológico Livre - 2020

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
É pá, logo agora que ia falar nos caniculares com as previsões para 2021, o ambiente do fórum está ao rubro... Bom, é melhor reservar-me para um clima mais ameno e cordial :D:p:inocente:

Eu só tenho a previsão para Janeiro e Fevereiro, hoje é Março. :D
 


ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Quantos Verões passei na Nazaré, que não via o Sol antes do meio-dia

A História da minha vida na Figueira. Nos últimos anos já não é bem assim mas durante a maior parte da minha vida, na Figueira, a experiência era exactamente essa. Quantas vezes estive, em criança, na praia, a chover/chuviscar. Conto sempre a rir aquele dia em que, criança, estava a nadar em Buarcos e o meu pai à beira do mar desata a gritar para eu sair da água porque estava a chover ao que eu respondi que assim como assim já estava molhada. E lá continuei alegremente.
As melhoras para os dois. Espero que não seja nada de especial.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
tef_LAJES_08508_0_00_00.png

Ar mais seco perto da superfície e ventos fracos salvam a malta de dilúvios (53mms de AP). O continente, em teoria, não deverá ter valores tão elevados de água precipitável.

ec0Fhz0.png


Que o Verão acabe rapidamente :calor:

zeflLY0.png
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
tef_LAJES_08508_0_00_00.png

Ar mais seco perto da superfície e ventos fracos salvam a malta de dilúvios (53mms de AP)
Saturava nas lajes aos 900hpa.
Sei que por aqui nunca baixou dos 90%. A ondulação está a passar um pouco mais a norte.
Amanhã, parece-me que haverão melhores condições para o céu desabar.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Tal como a @ClaudiaRM já disse, eu digo o mesmo. Desde sempre que faço praia com a família ou em Ílhavo ou na Figueira e sempre houve dias de nevoeiro de manhã à noite e quinzenas inteiras em que mal se aproveitavam um ou dois dias por semana na pria devido ao frio e à morrinha insistente ou mesmo chuva. Na Figueira então até há uns 2 anos havia temporadas de esquecer por completo, em que chovia 3 e 4 dias seguidos, tempo primaveril sem dar vontade nenhuma de sair de casa, e na maior parte dos dias nevoeiros até às 14h e depois voltavam a descer a Serra da Boa Viagem ainda antes do anoitecer. As coisa só mudava de figura quando conseguíamos tirar férias em meados ou finais de setembro; mais chuva mas menos dias de nevoeiro e morrinha chata.
Tenho pouco mais de 20 anos e o verão da Figueira no meu imaginário é isto mesmo: manhã de nevoeiro e morrinha, tarde com algum sol e noites frias e húmidas. Os meus pais contam-me o mesmo de há 20 ou 30 anos, seja em Quaios ou em Mira - onde provavelmente toda a gente em Viseu já fez férias alguma vez na vida.

30 e tal ºC e sol sem nevoeiro durante dias e dias é que - por mais que possa ser agradável a veraneantes - não é normal.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Confirmo o que a @ClaudiaRM e o @Pedro dizem, tirando a parte de eu não achar assim tão agradável dias e dias com mais de 30 ºC... Os melhores dias para mim são aqueles com vento de sudoeste, que traz temperaturas agradáveis (nada de máximas abaixo dos 20 ºC e nevoeiro, mas também sem termos dias escaldantes de 35 ºC) e a temperatura da água do mar dispara, mas são raros.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Eu só tenho a previsão para Janeiro e Fevereiro, hoje é Março. :D

Eu também, mas com caniculas tórri das no fórum, tenho medo que a previsão dê num ano extremamente quente :D
Infelizmente não tenho tempo suficiente para me dedicar a 100%, mas parece-me que os primeiros meses estão com uma tendência agradável como há alguns anos não acontecia. Anos em que este período de Agosto está mais agitado, são normalmente aqueles em que as canículas ou os caniculares trazem uma previsão mais fiável.
No final deste período reabrimos o fórum dessa "tradição dos antigos" e damos as alergias (ou tristezas) para 2021.

tenor.gif
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
O mais impressionante é que aqui a noite, por mais estranho que pareça, foi tropical não descendo dos 20.3ºC :lol:
Pela Figueira as mínimas horárias também andavam ligeiramente acima dos 20 ºC, mas não é estranho. Mais facilmente há mínimas tropicais aqui nestes dias de céu nublado do que em ondas de calor onde estão mais de 35 ºC à tarde