Seguimento Meteorológico Livre - 2020



Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Aparentemente tranquilo nos próximos 10 dias. Este (ciclone) seria um bom candidato a Tempestade (Sub-)Tropical.

anim_rwm5.gif
 
Última edição:

jportugal

Cirrus
Registo
27 Ago 2020
Mensagens
1
Local
Portugal
O GFS vai desenhando uma cut-off a oeste de Portugal lá para os dias 4/5 de setembro... No entanto a distância temporal, como sempre, é ainda muito grande, é preciso ter sempre muita cautela. A cut-off que vai afetar este fim de semana a França e o norte de Espanha também estava igualmente prevista, pelo mesmo GFS há uns dias atrás, afetar o nosso país. E no entanto o anticiclone empurrou tudo para bem longe daqui. É impressionante como este monstro não descola da península seja de que maneira for... Resta-nos continuar a sonhar e a recordar eventos meteorológicos do passado enquanto decorre esta longa pasmaceira meteorológica...
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Agora que o Verão meteorológico se aproxima do fim podemos concluir que no Alentejo foi uma estação completamente desinteressante e monótona.
Esperemos que o Outono traga mais animação
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Um nota relativa à intensidade térmica do período estival de 2020: hoje em Monsanto fartei-me de comer ginjinhas do rei, o fruto da imagem abaixo. Quando vim para Lisboa só as comíamos em outubro...


Nunca provei! Tenho de encontrar por aqui um lódão para experimentar... :D
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
É impressão minha ou o mar este verão tem estado mais frio no Algarve?
Só nas últimas duas semanas. No resto do verão, desde maio até ao início de agosto, esteve acima do normal, se não estou em erro. :D
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre

O artigo é interessante, mas creio que "esquece" um factor principal: a poluição pós Revolução Industrial e toda a influência que a queima de combustíveis fósseis trouxe ao clima global. Qualquer que seja a redução da energia solar que chegue à Terra, o aquecimento gerado por outros factores irá atenuar a possível redução nas temperaturas, tal como o artigo prevê.
Um artigo recente, com o contraponto: https://visao.sapo.pt/atualidade/mu...fase-de-minimo-solar-como-vamos-ser-afetados/
Mas decerto que haverá muitos mais...