Seguimento Meteorológico Livre - 2020



Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Para quem está desesperado com este "mau tempo" / Outono antecipado parece que o bom tempo vem a caminho e por tempo indefinido.
Aproveitem os pingos dos próximos dias, menos, quanto mais a sul.

É verdade que os modelos preveem isso mesmo, mas o GFS hoje mudou radicalmente a previsão para além das 150/180 h, pois esteve constantemente a prever a descida de latitude do anticiclone dos Açores e a entrada de depressões pelo NO da península. O ECM apresenta estabilidade até dia 1 de Outubro,, mas o IPMA na previsão de 10 dias incrementa a probabilidade de precipitação (quando ontem dava valores perto de 0%).
Ahh e não podemos esquecer que estamos em fase de Equinócio e os modelos de médio/longo prazo não se dão bem com esta fase do ano ;)
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Eu tinha o feeling de um Outubro molhado, mas a previsão sazonal veio esfriar isso. Os últimos Outubro têm sido bem secantes. :evilmad:

Continuo a ter essa esperança, até porque tivemos o Alpha e teremos alguma precipitação hoje, amanhã e quinta (infelizmente não agrada a todos), enquanto nos últimos Setembros têm sido seco a muito secos. Quem nos derá ser como em 2014, o que deu abertura a um Outubro chuvoso.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Continuo a ter essa esperança, até porque tivemos o Alpha e teremos alguma precipitação hoje, amanhã e quinta (infelizmente não agrada a todos), enquanto nos últimos Setembros têm sido seco a muito secos. Quem nos derá ser como em 2014, o que deu abertura a um Outubro chuvoso.

As previsões sazonais estão viciadas, eu cá não acredito num Outubro seco em toda a bacia do Mediterrâneo como mostra NOAA, nem uma cut-off cai em Portugal, na Espanha, Itália ou Grécia é absurdo e ainda mais com anomalia negativa na Gronelândia, Islândia. :lol: :D

euPrecMonInd1.gif


A imagem pode ficar descontextualizada nos próximos dias, dado que fiz cópia do link da imagem, fica o aviso. :D
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
As previsões sazonais estão viciadas, eu cá não acredito num Outubro seco em toda a bacia do Mediterrâneo como mostra NOAA, nem uma cut-off cai em Portugal, na Espanha, Itália ou Grécia é absurdo e ainda mais com anomalia negativa na Gronelândia, Islândia. :lol: :D

euPrecMonInd1.gif


A imagem pode ficar descontextualizada nos próximos dias, dado que fiz cópia do link da imagem, fica o aviso. :D

Sou também dessa opinião, ate porque se a previsão da temperatura, indica anomalia negativa é porque estarão condições propicias para a instabilidade. Não acredito em circulação de ar frio desde a Europa, até porque não acho que esteja assim tanto frio instalado no Velho Continente
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Paulette vs Leslie...

Quem se lembra disto?

aYxukbF.png


Não consegui igualizar os mapas por isso vai estático...

Leslie, trajeto:

rHQSkIP.png


Paulette, trajeto:

fKWlUsb.png


Os 2 ciclones tiveram mais ou menos o mesmo trajeto entre os Açores e a Madeira mas tiveram 2 fins diferentes. Os dois ciclones tinham diferentes intensidades mas um lá conseguiu arranjar condições para fazer a violenta transição para extratropical.

r3ebJ00.gif
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Bom isto até a primeira dezena de Outubro não me parece lá muito promissor, num mês de Setembro que no geral foi bastante seco e quente.
Aqui mais concretamente a sul não me surpreende pois normalmente a chuva chega lá para meados da feira de Faro!
Quente, sim. Agora seco? Especialmente tendo em conta os últimos setembros, parece-me ter sido um mês perfeitamente normal

Paulette vs Leslie...

Quem se lembra disto?

aYxukbF.png


Não consegui igualizar os mapas por isso vai estático...

Leslie, trajeto:

rHQSkIP.png


Paulette, trajeto:

fKWlUsb.png


Os 2 ciclones tiveram mais ou menos o mesmo trajeto entre os Açores e a Madeira mas tiveram 2 fins diferentes. Os dois ciclones tinham diferentes intensidades mas um lá conseguiu arranjar condições para fazer a violenta transição para extratropical.

r3ebJ00.gif
Qual a razão para a previsão dessa curva estranha?
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa tarde/ noite!
Céu nublado, com abertas, a chuva teima em não cair.
Já se nota os dias mais frescos com a entrada do vento de N/NO.
T-17.6ºC
HR-72%
D.V- N/NO
V.V- 6.1kph
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Aine

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Lembro/me bem desses Outubros aqui em Alenquer, nós miúdos dos anos 80 íamos pra a primaria no inicio Outubro já com bastante agasalho: casacos e mts vezes gorro... O tempo de praia já estava bem longe nessa altura - hoje em dia há mta gente a continuar a ir para as praias em Outubro. Pelas vindimas vinha sempre chuva e trovoadas (os tractores tinham mts vezes problemas com a lama ) e depois Outubro era já um mês com frio. Saudades desse tempo antes das alterações climáticas.

Nos próximos dias iremos ver quem levará a melhor. Se a previsão do GFS se concretizasse, iriamos ter um início de Outubro bem molhado, época ideal para começar a recuperar os recursos hídricos. :thumbsup:
Um pequeno aparte: este ano, com estes primeiros dias de chuva, por alturas do S. Mateus, faz-me recordar a minha infância. Chovia sempre perto do dia 19/20 de Setembro, mantinha-se durante uns dias e depois regressava a estabilidade até à entrada para a escola, que normalmente ocorria nos prímeiros dias de Outubro. Quando recomeçavam as aulas, voltava a chuva e algum frio típico do Outono. Era ideal que, neste ano, essa dinâmica regressasse :)