Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Bom dia,

As temperaturas do solo para Portugal existem?
É bastante interessante as flutuações de acordo com as profundidades.

001.jpg

002.jpg

003.jpg

004.jpg


006.jpg

007.jpg
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia,

As temperaturas do solo para Portugal existem?
É bastante interessante as flutuações de acordo com as profundidades.

001.jpg

002.jpg

003.jpg

004.jpg


006.jpg

007.jpg
É normal que as temperaturas abaixo do solo sejam mais elevadas após o verão. :D Em geral, abaixo do solo as temperaturas, após longos períodos de tempo quente ou frio, não aquecem nem arrefecem de forma brusca como acontece à superfície. Mais abaixo, a 5/6 metros de profundidade, a temperatura é quase constante e anda à volta dos 18°C. :eek:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Consegue-se ver isso através dos gráficos das normais 1961-1990 que, infelizmente, não sei se ainda estão disponíveis para consulta. Contudo, lembro-me de ver que a temperatura média era de 26-28 graus no princípio do mês mas depois descia para os 22 já no final do mês, isto para Viana do Castelo. :D
Havia gráficos desses para Viana do Castelo? Não me lembro
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
É normal que as temperaturas abaixo do solo sejam mais elevadas após o verão. :D Em geral, abaixo do solo as temperaturas, após longos períodos de tempo quente ou frio, não aquecem nem arrefecem de forma brusca como acontece à superfície. Mais abaixo, a 5/6 metros de profundidade, a temperatura é quase constante e anda à volta dos 18°C. :eek:

:lmao:.... Sei muito bem... ;)Só estou à procura de valores em Portugal.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Boas,
Isto anda tudo muito parado, mas a perspectiva para os primeiros 15 dias de Outubro, estão muito longe de serem animadoras.
Não seria nada de muito relevante não fossem todos os modelos ou 99% deles indicarem um Outono muito seco.
Veremos se será verdade..
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Pelo contrario, estão aí boas perspectivas de chuva já para o inicio de Outubro. Pode se um mês com valores dentro do normal para a zona Oeste.

Boas,
Isto anda tudo muito parado, mas a perspectiva para os primeiros 15 dias de Outubro, estão muito longe de serem animadoras.
Não seria nada de muito relevante não fossem todos os modelos ou 99% deles indicarem um Outono muito seco.
Veremos se será verdade..
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Pelo contrario, estão aí boas perspectivas de chuva já para o inicio de Outubro. Pode se um mês com valores dentro do normal para a zona Oeste.
Para já não vejo grandes chuvas, com exceção talvez do litoral Norte, acredito que outubro será um mês seco no geral, mas pode ser que Novembro seja húmido, veremos.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
O sul continua com o mesmo o problema...não sou eu que estou a dizer... são os modelos e depois na realidade o que se vai passando.
A esperança é a última a morrer e neste caso falo da esperança de um Inverno tipo 2009/2010 ou pelo menos uma Primavera 2018 pois já está visto que no geral do sul o corte abismal nas precipitações é já uma realidade.
Entretanto vamos ver a evolução dos modelos no que a Outubro diz respeito. Não quero acreditar num Outubro seco até porque não me recordo de dois Outubros secos de seguida não dizendo que seja inédito.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
O sul continua com o mesmo o problema...não sou eu que estou a dizer... são os modelos e depois na realidade o que se vai passando.
A esperança é a última a morrer e neste caso falo da esperança de um Inverno tipo 2009/2010 ou pelo menos uma Primavera 2018 pois já está visto que no geral do sul o corte abismal nas precipitações é já uma realidade.
Entretanto vamos ver a evolução dos modelos no que a Outubro diz respeito. Não quero acreditar num Outubro seco até porque não me recordo de dois Outubros secos de seguida não dizendo que seja inédito.
Desde março Faro só teve precipitação abaixo do normal em julho e em agosto, nos outros meses tem andado (muito) acima do normal, e outros lugares também (Elvas na primavera e Évora no verão, por exemplo). Reconhecendo que o que está para trás é fraco, não estaremos a exagerar um pouco?
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Desde março Faro só teve precipitação abaixo do normal em julho e em agosto, nos outros meses tem andado (muito) acima do normal, e outros lugares também (Elvas na primavera e Évora no verão, por exemplo). Reconhecendo que o que está para trás é fraco, não estaremos a exagerar um pouco?
Faro até pode ter precipitação acima da média nos meses todos, mas se o interior do Algarve não tiver, é grave porque é lá que estão as nascentes das ribeiras que abastecem as barragens, atualmente em situações críticas. Além disso, pode estar acima da média devido a situações de chuvas torrenciais como foi o caso deste mês, pelos relatos que foram feitos, coisa que não resolve nada a situação de seca.
Na minha zona, a situação está melhor porque a primavera, principalmente em abril, em termos de precipitação foi excelente, com a mesma distribuída ao longo de vários dias. Não nos podemos basear só nas médias. Évora teve precipitação acima da média no verão, mas não é muito difícil tal acontecer se surgir uma situação de instabilidade nessa altura. No entanto, o que contribui para a seca?
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Desde março Faro só teve precipitação abaixo do normal em julho e em agosto, nos outros meses tem andado (muito) acima do normal, e outros lugares também (Elvas na primavera e Évora no verão, por exemplo). Reconhecendo que o que está para trás é fraco, não estaremos a exagerar um pouco?

Julgo que foi quase tudo convectivo, em que caiu muitíssimo numa estação, e próximo de 0, nos locais próximos. Principalmente Évora no Verão e Setembro no Sul.

Pelo menos em Évora, por exemplo em Julho, teve um dia de chuva muito intensa, que para os solos duvido que ajude grande coisa... Foi chuva torrencial, que é suficiente para ter chuva muito acima da média. No entanto quase tudo num dia apenas. Em locais com médias de precipitação reduzidas (Nos meses Maio-Setembro no Sul), pode chegar 1 dia de chuva torrencial para ultrapassar a média. No entanto isso de pouco serve para abastecer os aquíferos... 60 mm em Junho, Julho ou Setembro no Alentejo já é muito acima da média. Mas será que salva alguma coisa?

O que contará mais serão meses acima da média no Outono e Inverno, mais de 100/150 mm, com chuva a cair de forma uniforme, ou seja precipitação estratisforme.
Isso não temos tido muito no Sul (Sim, claro que é muito mais habitual e com maiores acumulados no Centro ou Norte). No entanto não devemos ter um Inverno acima da média no Sul (Dezembro+Janeiro+Fevereiro) há mais de 10 anos. Aquela Primavera de 2018 foi uma maravilha para salvar os fracos Invernos consecutivos que temos tido no Sul!
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Mas isso é o normal no Algarve e baixo Alentejo, não me digam que queriam que chuviscasse uns 10 dias em Faro em Setembro certo? O normal para Faro é chover 3 dias do mês inteiro. Choveram 2 em que se ultrapassou a média. Portanto bem melhor que chover em 3 dias apenas a média correcto?