Seguimento Meteorológico Livre - 2020

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Mas isso é o normal no Algarve e baixo Alentejo, não me digam que queriam que chuviscasse uns 10 dias em Faro em Setembro certo? O normal para Faro é chover 3 dias do mês inteiro. Choveram 2 em que se ultrapassou a média. Portanto bem melhor que chover em 3 dias apenas a média correcto?

Corretíssimo. O que referi é que o Sul precisava mesmo é de um Inverno chuvoso, chuvas abundantes, mais do que ter precipitação acima da média, em meses que as médias de precipitação são muito baixas. Que os últimos meses nem foram maus de todo, disso não temos dúvidas.

"Choveram 2 em que se ultrapassou a média"
Agora a média já interessa? Bem me lembro que nas temperaturas, na tua opinião interessava pouco olhar para a média :D
 


Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Bom para já Faro não representa o Algarve globalmente, só aí começam logo mal, muito menos a média do interior do Algarve será a de Faro.
As precipitações existentes entre Maio e Setembro são sempre convectivas, e mesmo que chova o dobro nada representa para a região.
Assim sendo da Primavera só Março e Abril pode mexer algo, e na verdade tem sido esses meses que tem salvado a regiao.
Em termos de normalidade anual de precipitação estamos perfeitamente dentro do normal pelo que as queixas dos intervenientes não têm a ver com aquilo que têm chovido mas sim com a situação de seca contínua que se tem verificado...
bem como com os níveis das barragens do Algarve.
Arade com 28%
Bravura com 15%
Odeleite com 28%
Beliche com 22%

Isto no final de Setembro não poderão deixar de gerar alguma apreensão, o que sabendo dos anos antecedentes secos e face às previsões actuais sugere que sejam tomadas algumas medidas de contenção.
Não é nenhum drama para já, mas requer atenção!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e meteo

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Vamos lá a ver... Eu reconheci no meu comentário que o que está para trás é fraco, e não disse de modo algum que chover 200% do normal em junho e setembro compensa ter chovido 1/3 do que seria suposto no inverno. E também sei que que chover 35 mm em 3 dias ou em 10 dias não tem o mesmo impacto. E a minha resposta baseou-se principalmente em Faro porque a pessoa a quem respondi é de Loulé e é a estação algarvia do qual é mais fácil ter dados.
Mas não acham que há um pouco de má-vontade da parte de alguns membros sulistas com a chuva? Em março por exemplo choveu mais do dobro do normal em Faro, e relativamente bem distribuída ao longo dos dias, e vi alguém a queixar-se que tinha sido fraco comparado com março de 2018 - ou seja, ou todos os meses de março são como o 2º mais chuvoso de sempre ou ninguém fica satisfeito... Para se ter um bocadinho de noção, a precipitação desde janeiro anda ligeiramente ACIMA do normal, mas eu só oiço queixas de que não tem chovido nada por aí. E sim, Faro não é o Sul todo nem sequer o Algarve todo, mas outros lugares também têm sido beneficiados. Elvas por exemplo já teve 4 meses acima dos 150%, e em abril e maio andou acima dos 300%!
E até parece que no resto do país é que tem chovido muito este ano... Em Lisboa, por exemplo, houve um único mês acima da média até agora, que foi abril! Aqui na Figueira houve 2, sendo que setembro vai ser o terceiro mas em contrapartida não choveu quase nada em fevereiro, junho e julho.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Este ano ano não fui ao Algarve, mas em Setembro do ano passado notava-se bem a falta de chuva, sobretudo no Algarve interior: via-se muita árvore a morrer à sede, mesmo amendoeiras e outras de sequeiro estavam claramente a sofrer. Nunca tinha visto algo assim...
Fiquei contente pq depois o ano hídrico que entrou não foi dos piores...


Vamos lá a ver... Eu reconheci no meu comentário que o que está para trás é fraco, e não disse de modo algum que chover 200% do normal em junho e setembro compensa ter chovido 1/3 do que seria suposto no inverno. E também sei que que chover 35 mm em 3 dias ou em 10 dias não tem o mesmo impacto. E a minha resposta baseou-se principalmente em Faro porque a pessoa a quem respondi é de Loulé e é a estação algarvia do qual é mais fácil ter dados.
Mas não acham que há um pouco de má-vontade da parte de alguns membros sulistas com a chuva? Em março por exemplo choveu mais do dobro do normal em Faro, e relativamente bem distribuída ao longo dos dias, e vi alguém a queixar-se que tinha sido fraco comparado com março de 2018 - ou seja, ou todos os meses de março são como o 2º mais chuvoso de sempre ou ninguém fica satisfeito... Para se ter um bocadinho de noção, a precipitação desde janeiro anda ligeiramente ACIMA do normal, mas eu só oiço queixas de que não tem chovido nada por aí. E sim, Faro não é o Sul todo nem sequer o Algarve todo, mas outros lugares também têm sido beneficiados. Elvas por exemplo já teve 4 meses acima dos 150%, e em abril e maio andou acima dos 300%!
E até parece que no resto do país é que tem chovido muito este ano... Em Lisboa, por exemplo, houve um único mês acima da média até agora, que foi abril! Aqui na Figueira houve 2, sendo que setembro vai ser o terceiro mas em contrapartida não choveu quase nada em fevereiro, junho e julho.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Este ano ano não fui ao Algarve, mas em Setembro do ano passado notava-se bem a falta de chuva, sobretudo no Algarve interior: via-se muita árvore a morrer à sede, mesmo amendoeiras e outras de sequeiro estavam claramente a sofrer. Nunca tinha visto algo assim...
Fiquei contente pq depois o ano hídrico que entrou não foi dos piores...
Acredito, e a situação nas barragens também é má. Mas isso tem também que ver com o uso da água e não só com o que cai, e não invalida que agora até estejamos num período de precipitação relativamente normal a Sul
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Chuva a sério no sul nem esperanças ....
 
  • Gosto
Reactions: cepp1 e joselamego

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Não será um pouco exagerado considerar o mês de outubro como "terminado" ao nível de precipitação, sabendo que este ainda nem começou? :huh: Para além disso, outubro costuma trazer muitas surpresas e curiosamente este ano outubro começará com chuva, o que já é um ótimo sinal. Nos últimos anos outubro começava sempre com um anticiclone incrivelmente forte e depois era interrompido por uma frente também intensa, como foi o caso da Leslie em 2018 - aliás, a própria tempestade fez com que o padrão mudasse e a segunda metade do mês até foi bastante chuvosa no Algarve e Alentejo em geral, com várias zonas do Algarve a superarem os 100 mm. :rain: A acrescentar a isto temos de nos lembrar que as frentes vindas de norte, em geral, deixam acumulados bem generosos em regiões serranas, e isso é ótimo para as barragens. Um exemplo extremo disso foi a tempestade Elsa no passado dezembro de 2019. Houve zonas de serra em que, segundo estações meteorológicas, acumularam mais de 100 mm num dia e quase 300 mm numa semana, o que desencadeou cheias repentinas e as barragens algarvias até encheram um bom bocado entre dezembro e fevereiro. Já na costa os acumulados nem chegaram aos 50 mm na semana nalguns locais. Ou seja, não vale a pena exagerar, pois tudo pode acontecer! :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Não será um pouco exagerado considerar o mês de outubro como "terminado" ao nível de precipitação, sabendo que este ainda nem começou? :huh: Para além disso, outubro costuma trazer muitas surpresas e curiosamente este ano outubro começará com chuva, o que já é um ótimo sinal. Nos últimos anos outubro começava sempre com um anticiclone incrivelmente forte e depois era interrompido por uma frente também intensa, como foi o caso da Leslie em 2018 - aliás, a própria tempestade fez com que o padrão mudasse e a segunda metade do mês até foi bastante chuvosa no Algarve e Alentejo em geral, com várias zonas do Algarve a superarem os 100 mm. :rain: A acrescentar a isto temos de nos lembrar que as frentes vindas de norte, em geral, deixam acumulados bem generosos em regiões serranas, e isso é ótimo para as barragens. Um exemplo extremo disso foi a tempestade Elsa no passado dezembro de 2019. Houve zonas de serra em que, segundo estações meteorológicas, acumularam mais de 100 mm num dia e quase 300 mm numa semana, o que desencadeou cheias repentinas e as barragens algarvias até encheram um bom bocado entre dezembro e fevereiro. Já na costa os acumulados nem chegaram aos 50 mm na semana nalguns locais. Ou seja, não vale a pena exagerar, pois tudo pode acontecer! :D

Por aqui, até agora, levo 265 mm em 2020, perfeitamente dentro do normal, se continuar assim no trimestre que falta e basta fazer a média para acabar ligeiramente acima da média, portanto até agora tudo normal.

A chave está no Inverno e não no Outono basta uma cut-off ou algo mais intenso para termos a média, tem chovido menos porque tem existido menos convecção principalmente no mês de Dezembro..

Odeleite perdeu no trimestre JJA 2020 14.78% e JJA 2019 16.34 %, entre 2020 que foi o pior Verão em termos de turismo no Algarve e o ano passado em que foi o melhor ano de sempre em turismo, só existir uma quebra de 1.56% em termos de consumo é muito pouco, afinal o turismo não gasta assim tanta água como querem pintar... :rolleyes:
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
O que eu leio
Relacionar a presença de turismo, com o nível das barragens e de facto notável, sim porque as piscinas, os enormes campos de golfe tiram férias, entre outras tretas..
E não tivemos turismo, mas curiosamente as praias estavam a abarrotar, lá não há vírus q ataque.
Se jja tem menor consumo deve se essencialmente ao que vem detrás uma Primavera chuvosa, solos com mais água que faz com que haja necessidades menores.
Se tivesse juntando Maio as diferenças seriam bem maiores ainda.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Não será um pouco exagerado considerar o mês de outubro como "terminado" ao nível de precipitação, sabendo que este ainda nem começou? :huh: Para além disso, outubro costuma trazer muitas surpresas e curiosamente este ano outubro começará com chuva, o que já é um ótimo sinal. Nos últimos anos outubro começava sempre com um anticiclone incrivelmente forte e depois era interrompido por uma frente também intensa, como foi o caso da Leslie em 2018 - aliás, a própria tempestade fez com que o padrão mudasse e a segunda metade do mês até foi bastante chuvosa no Algarve e Alentejo em geral, com várias zonas do Algarve a superarem os 100 mm. :rain: A acrescentar a isto temos de nos lembrar que as frentes vindas de norte, em geral, deixam acumulados bem generosos em regiões serranas, e isso é ótimo para as barragens. Um exemplo extremo disso foi a tempestade Elsa no passado dezembro de 2019. Houve zonas de serra em que, segundo estações meteorológicas, acumularam mais de 100 mm num dia e quase 300 mm numa semana, o que desencadeou cheias repentinas e as barragens algarvias até encheram um bom bocado entre dezembro e fevereiro. Já na costa os acumulados nem chegaram aos 50 mm na semana nalguns locais. Ou seja, não vale a pena exagerar, pois tudo pode acontecer! :D
Por alguma razão existem previsões a longo prazo, e essas tem-se revelado cada vez mais certeiras, óbvio que podem falhar, mas os modelos têm melhorado imenso a esse nível.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
nomes_tempestades_20_21final5.png

Bélgica (IRM) e Países Baixos. Vizinhos com listas diferentes.

storm-names.png
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não será um pouco exagerado considerar o mês de outubro como "terminado" ao nível de precipitação, sabendo que este ainda nem começou? :huh: Para além disso, outubro costuma trazer muitas surpresas e curiosamente este ano outubro começará com chuva, o que já é um ótimo sinal. Nos últimos anos outubro começava sempre com um anticiclone incrivelmente forte e depois era interrompido por uma frente também intensa, como foi o caso da Leslie em 2018 - aliás, a própria tempestade fez com que o padrão mudasse e a segunda metade do mês até foi bastante chuvosa no Algarve e Alentejo em geral, com várias zonas do Algarve a superarem os 100 mm. :rain: A acrescentar a isto temos de nos lembrar que as frentes vindas de norte, em geral, deixam acumulados bem generosos em regiões serranas, e isso é ótimo para as barragens. Um exemplo extremo disso foi a tempestade Elsa no passado dezembro de 2019. Houve zonas de serra em que, segundo estações meteorológicas, acumularam mais de 100 mm num dia e quase 300 mm numa semana, o que desencadeou cheias repentinas e as barragens algarvias até encheram um bom bocado entre dezembro e fevereiro. Já na costa os acumulados nem chegaram aos 50 mm na semana nalguns locais. Ou seja, não vale a pena exagerar, pois tudo pode acontecer! :D

Sem dúvida, nem sei como é possível comentar o que vai ou não cair no mês de Outubro!
Acho que quanto muito, pode-se falar nas tendências apresentadas pelos modelos de previsão de longo prazo, mas isto sempre com uma grande dose de prudência.