Seguimento Meteorológico Livre - 2020

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Oh, vá lá, tivemos dois dias espetaculares de trovoada no verão, um mais no Centro e outro mais aí por Lisboa, e até uma tempetade sub-tropical em setembro, o que é que queriam? Chuva e trovoada todos os dias?

estava a referir-me ao longo dos últimos anos, esta foi uma situação de excepção...e no outono não me lembro do ultimo ano em que tivemos umas boas trovoadas a serio...talvez a ultima grande trovoada de Outono nesta zona a Norte de Lisboa tenha sido em 2011 e 2014.
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Eu por acaso não gostei desta saída do ECM...instabilidade a ser constantemente adiada, veremos o que sai.

Também não gosto, puxa logo a depressão para norte e pouco abrange o sul, o GFS está mais democrático.

Depois existe a loucura do modelo sul coreano, que as imagens falam por si:

21925520_97D0Q.jpeg


21925513_5flAY.jpeg
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
estava a referir-me ao longo dos últimos anos, esta foi uma situação de excepção...e no outono não me lembro do ultimo ano em que tivemos umas boas trovoadas a serio...talvez a ultima grande trovoada de Outono nesta zona a Norte de Lisboa tenha sido em 2011 e 2014.
Epá, se calhar é só de ser novo, mas eu não me lembro de tempos assim com muitas trovoadas. Lembro-me que houve umas valentes na primavera de 2011, mas de resto é algo raro e ocasional... E não digo isto para me queixar, mas para dizer que o normal para mim não é haver trovoadas, isso é o (bom) anormal
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Epá, se calhar é só de ser novo, mas eu não me lembro de tempos assim com muitas trovoadas. Lembro-me que houve umas valentes na primavera de 2011, mas de resto é algo raro e ocasional... E não digo isto para me queixar, mas para dizer que o normal para mim não é haver trovoadas, isso é o (bom) anormal
É só ver o mapa de descargas para Portugal, eu também já me cheguei a "chorar" por mais trovoadas mas depois olha-se para os mapas e vemos que o normal é haver pouquíssimas trovoadas.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e N_Fig

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Eu nasci no inicio dos anos 80 e posso dizer que até aos anos 90 havia muito mais trovoadas nas estações de transição . Grandes descargas e trovoadas típicas em Abril/ Maio e Setembro Outubro. Penso que quem viveu essa altura pode confirmar o que estou a dizer. Só não sei se isso era o normal ou foram só décadas com mais trovoadas e em geral com mais animação. Não sei como foi antes do período que referi, sendo que agora é o que se vê: muito raras.

Esta discussão já surgiu antes e acho que ja foi referida aqui o desaparecimento das trovoadas do nosso território e nessa altura alguém referiu que era normal haver décadas com menos actividade, alternadas com outras mais intensas.

Epá, se calhar é só de ser novo, mas eu não me lembro de tempos assim com muitas trovoadas. Lembro-me que houve umas valentes na primavera de 2011, mas de resto é algo raro e ocasional... E não digo isto para me queixar, mas para dizer que o normal para mim não é haver trovoadas, isso é o (bom) anormal
 
Última edição:

gtrp

Cirrus
Registo
3 Out 2020
Mensagens
26
Local
Portugal
Ainda falta algum tempo, mas neste momento ECMWF, GFS e GEM modelam uma ciclogénese explosiva a rasar a Galiza no início da próxima semana. A previsão da imagem satélite do ECMWF para a noite de 20 para 21 de outubro mostra claramente a a cauda de escorpião associada a este fenómeno (na primeira imagem ainda pouco definida junto à Galiza, na segunda já bem clara na Bretanha):

h7W7xas.png


3LX3ZD3.png

Uma cut-off a sofrer um processo de ciclogénese explosiva não é algo que acontece todos os dias. Situação semelhante ocorreu, faz precisamente cinco anos no próximo sábado, a 17 de outubro de 2015 (que curiosamente também foi um sábado), tendo provocado chuvas e ventos fortes em especial no centro e sul do país. Veremos o que acontecerá desta vez, isto se a ciclogénese explosiva ocorrer...
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Boa tarde
A medida que vão surgindo alterações no curto prazo, a médio prazo tudo o que era previsto se altera, e por isso vemos enormes divergências nos acumulados dos modelos.
O ukmo não parece la muito optimista,
O gfs continua ainda optimista apesar de adiar a instabilidade para dia 20, mas posteriormente tem outra cutoff muito boa lá para dia 23.
O gem também com uma saída desastrosa.
 
Última edição:

PapoilaVerde

Cumulus
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
247
Local
Almada
Mais uma previsão do Bruxo de Goiherri:

“Si os acordáis, hace muchos días os avisé de que a partir del día 12, comenzaría otro ciclo de 6 ciclos de borrascas...cada 6 días...debido a la corriente en chorro y al sol, que está dormido como hace mucho... mucho tiempo atrás... Y es el causante de los cambios atmosféricos de nuestro planeta...
Esta borrasca que tenemos encima, dije que afectaría a pirineos con la nieve y al este y Baleares con la lluvia...Cantábrico también se vería afectado...dicho y hecho...
La siguiente llegará el 18 y esta vez le tocará al noroeste peninsular... Galicia la más agraciada...
Y si contamos 6 días más....el premio gordo llegará!!
El 24 una gran borrasca será anunciada en el Atlántico...
"Bárbara" posiblemente por organismos será nombrada...
Todo el oeste peninsular la más afectada...
Será la segunda ciclogénesis explosiva de la temporada...
La siguiente borrasca que vendrá, sobre el 30 por la misma zona irá orientada...
Entraremos en noviembre y comenzará la gran fiesta a cotas bajas...
Sobre el 6-7, frío llegará desde el norte y el invierno comenzará su curso...
Y la última del ciclo de 6 ciclos...sobre el 12-13...
Nieve en todo el norte a cotas muy bajas veréis llegar!!
Este #otoñinvierno por tod@s será recordado...
Este #tiempodelnotiempo ha comenzado...
Los inviernos de hace muchos años volverán renovados!!”
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Como já previa, o ECMWF voltou a prever mais precipitação do que ontem, embora tenha adiado a chegada da frente de segunda para terça. No entanto, segundo a última saída, parece que não teríamos o regresso do anticiclone tão cedo.:rain:

Entretanto já vi várias páginas amadoras a dizerem que não deverá chover nada. É assim, não me lembro dum outubro que não tenha tido pelo menos 15 mm - até outubro de 2017, um mês sequíssimo, teve um acumulado de 17 mm por aqui! Nestes 13 primeiros dias tive um acumulado de 1,9 mm, ou seja, tenho quase a certeza que até ao fim do mês deverá chover algo, só não sei é quando... :D
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Eu acredito cada vez mais que ainda vem chover bem este Outubro! A ver vamos...
Como já previa, o ECMWF voltou a prever mais precipitação do que ontem, embora tenha adiado a chegada da frente de segunda para terça. No entanto, segundo a última saída, parece que não teríamos o regresso do anticiclone tão cedo.:rain:

Entretanto já vi várias páginas amadoras a dizerem que não deverá chover nada. É assim, não me lembro dum outubro que não tenha tido pelo menos 15 mm - até outubro de 2017, um mês sequíssimo, teve um acumulado de 17 mm por aqui! Nestes 13 primeiros dias tive um acumulado de 1,9 mm, ou seja, tenho quase a certeza que até ao fim do mês deverá chover algo, só não sei é quando... :D