Seguimento Meteorológico Livre - 2020



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
ISbYzj9.png
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,191
Local
loule-caldeirao
Não é preciso muito para termos-1 em diversos sítios do Algarve inclusive onde existem abacateiros embora seja cada vez mais raro. Os -4 ainda mais raro é mas talvez seja este ano:D Eu, por exemplo, pela sina que tenho se a chuva me chatea-se já estava por aí tudo a transbordar:lol:
Quanto ao seguro tomara toda a agricultura fosse assim...o rendimento do abacate também deve ser bom...
 

gtrp

Cirrus
Registo
3 Out 2020
Mensagens
26
Local
Portugal
Cada vez mais me convenço de que a comunicação social portuguesa deve perceber tanto de meteorologia como, por exemplo, eu de lagares de azeite.
Ainda há pouco, durante a transmissão da primeira parte do Portugal x Suécia, a dada altura os comentadores proferem a seguinte afirmação, e passo a citar:
"A noite está a ficar tão fria que não sei se é uma noite de outono ou se parece mais uma noite de inverno"
:facepalm::facepalm::facepalm:
:suicidio:

Uma mínima de 12°C para Lisboa é uma mínima de inverno??? Se é uma mínima de inverno... então não sei o que é realmente o inverno. O último inverno, de tão quente que foi, deve ter ficado de facto tão marcante na memória destes "experts" em meteorologia que dizem que uma noite com 12°C de mínima é uma noite de inverno. Então que dizer das mínimas de 7°/8°C, até mesmo mais baixas, no norte e centro do país... que são mínimas típicas de outono. Sinceramente... só rir com estes "experts" em meteorologia.:facepalm:
É com cada barbaridade... nossa senhora de Fátima.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Os modelos estão extremamente instáveis no que diz respeito aos acumulados. No caso do ECM, na saída das 00z previa acumulados excelentes para toda a região sul e nesta última saída coloca um dilúvio do Tejo para cima e pouco mais de 30mm em toda a região Sul. O GFS está democrático e não exagera tanto nos acumulados, bem comos restantes.
Vai-se vendo, pois ainda nada está garantido.
O mesmo padrão que ocorreu há uns dias no ECMWF repetiu-se novamente hoje: um enormíssimo desfasamento entre a saída operacional e a média do ensemble a sul do Tejo. Por exemplo, a saída operacional prevê 8,1 mm para Tavira quando a média é superior a 35 mm nos próximos 10 dias e superior a 45 mm nos próximos 15 dias. Curiosamente, o modelo que tem estado bem mais estável nestes dias tem sido o GFS, que mantém os acumulados bem generosos por todo o país. Algo me diz que só saberemos o que aí vem na sexta ou sábado. :rain:

Só vejo uma coisa em todos os modelos : adiar , adiar , adiar .
Claro que mais tarde ou mais cedo vão cair umas boas chuvadas . Mas para já está mais para mais tarde do que para mais cedo .
Onde está o adiamento? Há vários dias que os modelos têm mantido a previsão de chuva com o começo na segunda-feira, não vejo nenhum adiamento... :)
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
O mesmo padrão que ocorreu há uns dias no ECMWF repetiu-se novamente hoje: um enormíssimo desfasamento entre a saída operacional e a média do ensemble a sul do Tejo. Por exemplo, a saída operacional prevê 8,1 mm para Tavira quando a média é superior a 35 mm nos próximos 10 dias e superior a 45 mm nos próximos 15 dias. Curiosamente, o modelo que tem estado bem mais estável nestes dias tem sido o GFS, que mantém os acumulados bem generosos por todo o país. Algo me diz que só saberemos o que aí vem na sexta ou sábado. :rain:


Onde está o adiamento? Há vários dias que os modelos têm mantido a previsão de chuva com o começo na segunda-feira, não vejo nenhum adiamento... :)

Então não há ?
Ainda não há muito tempo , os modelos previam instabilidade em força já a partir da próxima sexta - feira , pelo menos no Norte , e agora já é a partir da quarta - feira da próxima semana.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Lembro-me bem de anos com 0ºC em Lisboa durante a noite, quando vivia em Benfica até geada apanhava nos relvados em frente ao Colombo ...por isso esses 12ºC são para rir realmente.
Cada vez mais me convenço de que a comunicação social portuguesa deve perceber tanto de meteorologia como, por exemplo, eu de lagares de azeite.
Ainda há pouco, durante a transmissão da primeira parte do Portugal x Suécia, a dada altura os comentadores proferem a seguinte afirmação, e passo a citar:
"A noite está a ficar tão fria que não sei se é uma noite de outono ou se parece mais uma noite de inverno"
:facepalm::facepalm::facepalm:
:suicidio:

Uma mínima de 12°C para Lisboa é uma mínima de inverno??? Se é uma mínima de inverno... então não sei o que é realmente o inverno. O último inverno, de tão quente que foi, deve ter ficado de facto tão marcante na memória destes "experts" em meteorologia que dizem que uma noite com 12°C de mínima é uma noite de inverno. Então que dizer das mínimas de 7°/8°C, até mesmo mais baixas, no norte e centro do país... que são mínimas típicas de outono. Sinceramente... só rir com estes "experts" em meteorologia.:facepalm:
É com cada barbaridade... nossa senhora de Fátima.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Os modelos estão extremamente instáveis no que diz respeito aos acumulados. No caso do ECM, na saída das 00z previa acumulados excelentes para toda a região sul e nesta última saída coloca um dilúvio do Tejo para cima e pouco mais de 30mm em toda a região Sul. O GFS está democrático e não exagera tanto nos acumulados, bem comos restantes.
Vai-se vendo, pois ainda nada está garantido.

Neste momento estou mais de olho no que começa a aparecer ali à noroeste da península lá pra dia 23 ou 24 no ECM...
Pura fantasia ou futurologia, mas... Entre o 8 e o 80 espero ficar pelo primeiro! Tenho a janela norte para ser mudada e ainda não vai estar nessa altura
Nós aqui é do tipo: "a norte de" e "a sul de", onde o de é o "estamos em todas" e o estamos em todas é Peniche!
Fiquemos pelos "8" da futurologia enquanto não me vêm pôr a janela nova
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Não é preciso muito para termos-1 em diversos sítios do Algarve inclusive onde existem abacateiros embora seja cada vez mais raro. Os -4 ainda mais raro é mas talvez seja este ano:D Eu, por exemplo, pela sina que tenho se a chuva me chatea-se já estava por aí tudo a transbordar:lol:
Quanto ao seguro tomara toda a agricultura fosse assim...o rendimento do abacate também deve ser bom...

Há quantos anos tiveram a geada negra que queimou bastantes culturas em estufas, creio que numa larga maioria do Algarve?
 

gtrp

Cirrus
Registo
3 Out 2020
Mensagens
26
Local
Portugal
Lembro-me bem de anos com 0ºC em Lisboa durante a noite, quando vivia em Benfica até geada apanhava nos relvados em frente ao Colombo ...por isso esses 12ºC são para rir realmente.

Está de facto tanto frio, mas tanto frio que ainda não houve um único dia neste outono em que eu não andasse de t-shirt. Está de facto tanto frio, mas tanto frio que ainda anteontem vi uma cobra no meu quintal de erva para o gado. Está de facto tanto frio, mas tanto frio que as moscas não desapareceram, nalguns sítios ainda continuam aos montes, especialmente nos montes de esterco do gado. Está de facto tanto frio, mas tanto frio que a Nutella ainda está mole como se tivéssemos no verão. Está de facto tanto frio, mas tanto frio que eu ainda durmo com apenas um lençol e um cobertor, e numa casa que nem sequer isolamento tem, ou seja, gelada no inverno (a casa está de facto tão fria que até dar para me pôr nu por largos momentos). É um facto que as noites e as manhãs já pedem uma sweat ou um casaco mais fino daqueles típicos do outono e da primavera (os chamados blazers) mas durante o dia anda-se perfeitamente de t-shirt. Mas o que é certo, é que certas pessoas, com uma cultura meteorológica do tamanho de uma ervilha, tal e qual como os comentadores do Portugal x Suécia de ontem, já andam com tanto medo e tanta paranoia do frio que até ficam estupefactas com o facto de eu andar sempre de t-shirt. Essas pessoas, inclusivamente, já chegaram mesmo a dizer certas barbaridades de que estávamos em janeiro/inverno e não em outubro/outono. :facepalm:
Encasacam-se e agasalham-se duma maneira que faz parecer que estamos em pleno inverno. Isso sim, faz-me meter impressão. As mesmas pessoas que, se for preciso, nos meses bem mais frios de dezembro e janeiro, meses de plena geada, andam com um casaquinho fino e uma camisola ou uma t-shirt como se fosse outono e no início da primavera descascam-se todas como se fosse pleno verão. :facepalm:
Se isto fosse o inverno ou o mês de janeiro, então seria de facto muito, mas muito mau sinal!!! Habituaram-se tão mal, mas tão mal ao último inverno que para essas pessoas este tempo mais outonal seja tempo de pleno inverno e de pleno mês de janeiro. :facepalm:
É de facto inacreditável. :suicidio::suicidio::suicidio: