Seguimento Meteorológico Livre - 2020



Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Sabem o que é o Verão de S. Martinho?
Comentários sem sentido sinceramente, e já agora quem vê os modelos e acompanha ensembles vê uma alteração do padrão para a última semana do mês que pode perfeitamente fazer atingir a média do mês!
Quanto ao Inverno a tendência será de tempo seco e ameno, mas quanto a isso teremos que esperar para ver...

Entretanto a 13 Novembro:
Beliche com 35%
Odeleite com 42%
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Deviam de mudar o nome deste tópico, para Verão de São Martinho ou muro das lamentações.
Semana passada ninguém se queixava..parece que o confinamento faz mal a muita gente.
Isto de ter palas a ver modelos é tão fácil.
Continuem assim e depois não venham dizer que forista a,b ou c deixou de comentar ou participar neste forum. Tomara com tamanha falta de bom senso e negativismo...distância!
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Pois é , nada de chuva para o território até ao final do mês...esperava mto mais de Novembro que será bem abaixo de média aqui no Oeste. Temperaturas serão tb mais altas do que normal.
Se Dezembro for como o dos últimos anos, isto não fica famoso. :mad:


Uma regra básica na meteorologia é que não é uma ciência exata. Não sei ao que se refere quando diz território mas no território onde vivo e vou me restringir a Braga amanhã e principalmente quarta a chuva regressa. Dai para a frente apesar dos modelos mostrarem possível mudança de padrão ainda é cedo. Isto em minha opinião.
Gostava de ter uma bola de cristal como a sua para ter essas certezas de que não chove mais até final do mês. Depois queremos ter alguma credibilidade quando opinamos mas com comentários assim....
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
...muito difícil termos chuva generalizada no país nos próximos 10-15 dias ( o tempo que falta pra finalizar o mês) - depois, o país não é só Braga ou o Minho....enfim...era só isso a que me referia. Se chove um pouco no quintal de um ou de outro na próxima quinzena, isso não é tão relevante - precisamos de chuva mais consistente sobretudo aqui mais a Sul.

Alem disso para quem gosta de frio isto também não está famoso. Não ha sequer formação geada nos próximos tempos. Onde andam as típicas entradas frias de Novembro?

Eu só hoje tive bem noção do quão quente os próximos dias vão ser, máxima de 24 ºC e mínima de 15 ºC para Coimbra na quarta, na segunda quinzena de novembro, que horror :surprise:
Uma regra básica na meteorologia é que não é uma ciência exata. Não sei ao que se refere quando diz território mas no território onde vivo e vou me restringir a Braga amanhã e principalmente quarta a chuva regressa. Dai para a frente apesar dos modelos mostrarem possível mudança de padrão ainda é cedo. Isto em minha opinião.
Gostava de ter uma bola de cristal como a sua para ter essas certezas de que não chove mais até final do mês. Depois queremos ter alguma credibilidade quando opinamos mas com comentários assim....
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Uma regra básica na meteorologia é que não é uma ciência exata. Não sei ao que se refere quando diz território mas no território onde vivo e vou me restringir a Braga amanhã e principalmente quarta a chuva regressa. Dai para a frente apesar dos modelos mostrarem possível mudança de padrão ainda é cedo. Isto em minha opinião.
Gostava de ter uma bola de cristal como a sua para ter essas certezas de que não chove mais até final do mês. Depois queremos ter alguma credibilidade quando opinamos mas com comentários assim....

Dá chuva para quarta e quer o GFS quer o ECM estão em sintonia com o regresso da instabilidade para a semana , até já começam a ameaçar com a primeira entrada fria a sério da época.
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Uma pergunta: quando é que chega o frio??? Onde anda ele??? Será que chega mesmo a partir de dia 20, como já tinha dito aqui há alguns dias???
Só hoje é que tive a noção do quão quente está a ser este novembro. As anomalias positivas das máximas e mínimas, nalguns locais, até ao momento rondam nada mais nada menos que... 4-5°C. Sim é verdade, anomalias positivas brutalíssimas até ao momento para um mês de novembro, tanto nas máximas como nas mínimas. E com uma possível continuação deste padrão por mais alguns dias, caminharemos a passos largos para o novembro mais quente de sempre, batendo o recorde de novembro de 1981, que foi, segundo os registos, o mais quente de sempre até à data. E tudo isto num ano em que tivemos o fevereiro mais quente de sempre, o maio mais quente de sempre, o julho mais quente de sempre e agora possivelmente o novembro mais quente de sempre... O ano de 2020, claramente o ano no qual poderemos perguntar o que falta mais acontecer. E depois ainda dizem que não há aquecimento global...
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Mas o que se passa para as pessoas estarem com esta ansia de frio por aqui? É verdade que o mês está a ser quente, mas querer frio num mês como por exemplo em Ponte de Lima (Norte) a média da máxima é de 17.4ºC. É a isto que chamam um mês frio? Ou esquecem-se que os meses frios são Dezembro, Janeiro e Fevereiro?
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Mas o que se passa para as pessoas estarem com esta ansia de frio por aqui? É verdade que o mês está a ser quente, mas querer frio num mês como por exemplo em Ponte de Lima (Norte) a média da máxima é de 17.4ºC. É a isto que chamam um mês frio? Ou esquecem-se que os meses frios são Dezembro, Janeiro e Fevereiro?

Desde que me lembro que frio a sério só a partir de dezembro . Já o meu avô dizia isso , por isso não deve ser uma coisa de agora.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
mas querer frio num mês como por exemplo em Ponte de Lima (Norte) a média da máxima é de 17.4ºC. É a isto que chamam um mês frio? Ou esquecem-se que os meses frios são Dezembro, Janeiro e Fevereiro?
Se formos pelas médias, contam-se pelos dedos da mão, os locais onde realmente faz frio em Portugal.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Episódios de frio em Portugal sempre ocorreram, agora frio a sério por cá nunca fez verdadeiramente. Por exemplo nos EUA á mesma latitude que Ponte de Lima temos Nova York, e basta comparar NY com Ponte de Lima para percebermos que o frio por cá é um menino...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
[
Nova York, e basta comparar NY com Ponte de Lima para percebermos que o frio por cá é um menino...

Nova York apesar de estar perto do mar, tem um efeito ou influência continental muito mais marcada do que cá em Portugal, as massas de ar árticas que descem vindas de Oeste ou Noroeste, já percorreram uma vasta área de terra e não perdem as suas características como perdem as Atlânticas que nos atingem.

Em Nova York facilmente se desce abaixo dos -15 ºc em entradas frias de Inverno:

oREEmgS.jpg


Por cá também podemos ter bastante frio em alturas favoráveis e raras ( nada que se compare com NY) mas será normalmente de origem continental e seco.

E mesmo muito mais a sul, Nova Orleães tem temperaturas extremas bastante frias no Inverno, fruto da forte influência Continental:

k2KplPk.jpg



Está localizada junto ao Golfo do México, e numa latitude bem mais baixa que o Algarve, praticamente à latitude das Ilhas Canárias:


YX94BSL.jpg
 
Última edição:

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Tem também a ver com as correntes . Se não estou em erro , New York é influenciada pela Corrente do Labrador , que traz o ar gélido do Pólo Norte .
Tem um inverno gélido e um verão tórrido por vezes , é um clima continental à beira mar .
Nós por cá temos a influência da Corrente do Golfo , em especial no Norte , responsável pelos rios atmosféricos que por vezes duram semanas .
Em contrapartida no verão temos nortada que ninguém pára na praia .

Episódios glaciares são muito raros ( infelizmente cada vez mais raros ) , mas já aconteceram em Portugal . Quem tiver mais de 40 anos deve lembrar - se dá entrada polar glaciar de fevereiro de 1983 . Durante 5 dias vivenciamos frio a sério , mesmo no litoral e junto à costa . Ainda me lembro bem das temperaturas máximas de 2 ° c junto à costa , dos aguaceiros de neve durante vários dias , das estradas cortadas por toda a parte .
E em janeiro de 1987 lembro - me bem das praias do Minho cobertas por uma densa camada de neve e de Viana do castelo totalmente coberta de neve e com escolas , repartições públicas , linha de comboio , tudo encerrado .
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Tem também a ver com as correntes . Se não estou em erro , New York é influenciada pela Corrente do Labrador , que traz o ar gélido do Pólo Norte .
Tem um inverno gélido e um verão tórrido por vezes , é um clima continental à beira mar .
Nós por cá temos a influência da Corrente do Golfo , em especial no Norte , responsável pelos rios atmosféricos que por vezes duram semanas .
Em contrapartida no verão temos nortada que ninguém pára na praia .

Episódios glaciares são muito raros ( infelizmente cada vez mais raros ) , mas já aconteceram em Portugal . Quem tiver mais de 40 anos deve lembrar - se dá entrada polar glaciar de fevereiro de 1983 . Durante 5 dias vivenciamos frio a sério , mesmo no litoral e junto à costa . Ainda me lembro bem das temperaturas máximas de 2 ° c junto à costa , dos aguaceiros de neve durante vários dias , das estradas cortadas por toda a parte .
E em janeiro de 1987 lembro - me bem das praias do Minho cobertas por uma densa camada de neve e de Viana do castelo totalmente coberta de neve e com escolas , repartições públicas , linha de comboio , tudo encerrado .
Aliás, 1987 foi a última vez que nevou em Ponte de Lima. Nem em 2009 cá nevou, só cairam uns farrapos de neve e não passou disso.

Mas repara que mesmo essas entradas gélidas, nem sequer se comparam ás entradas de NY. O recorde de Braga é de -6.3ºC e já a mais de 30 km da costa, NY encostada ao mar tem como recorde -26ºC:cold::cold::cold:
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Aliás , a década de 80 é uma verdadeira lenda meteorológica , senão vejamos : grande seca 81/83 ( Viana do Castelo teve uma temperatura máxima de 39 ° c e cerca de 23 dias consecutivos com temperatura máxima acima dos 30 °c , penso que é ainda Record ; uma das maiores secas de sempre no Alentejo ) ; grandes nevões de 83 e 87 ; grandes cheias na região de Lisboa e Vale do Tejo em 83 ; passagem dos resquícios de uma tempestade tropical em setembro de 86 , que provocou cheias e muitos estragos no Litoral Norte ; 89 ( das maiores cheias de sempre no Sul ) . A isto ainda podemos juntar a sismologia , com o grande sismo nos Açores de 1980 e o sismo no continente em 87 ( que apesar de quase não ter feito estragos , penso que foi o maior sismo no continente , pelo menos de forma generalizada , desde o sismo de 1969 ) .