Seguimento Meteorológico Livre - 2020

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Nova Orleães mais abaixo em Latitude do que o Algarve?? Bota muito "mais" no "mais abaixo"...são quase 10º de diferença...

[


Nova York apesar de estar perto do mar, tem um efeito ou influência continental muito mais marcada do que cá em Portugal, as massas de ar árticas que descem vindas de Oeste ou Noroeste, já percorreram uma vasta área de terra e não perdem as suas características como perdem as Atlânticas que nos atingem.

Em Nova York facilmente se desce abaixo dos -15 ºc em entradas frias de Inverno:

oREEmgS.jpg


Por cá também podemos ter bastante frio em alturas favoráveis e raras ( nada que se compare com NY) mas será normalmente de origem continental e seco.

E mesmo muito mais a sul, Nova Orleães tem temperaturas extremas bastante frias no Inverno, fruto da forte influência Continental:

k2KplPk.jpg



Está localizada junto ao Golfo do México, e numa latitude bem mais baixa que o Algarve, praticamente à latitude das Ilhas Canárias:


YX94BSL.jpg
 


jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Eu vejo são as nossas "vagas de frio" serem cada vez menos serias, nem chegam a fazer os 5 dias...antigamente aqui em Alenquer ficava tudo cheio de geada espessa , era gelo até às encostas do Montejunto em alguns dias do ano. E íamos ao Montejunto ver o gelo que se formava nas bordas da lagoa, lembro-me bem disso. A fabrica do gelo hoje em dia não seria possível pois desde 2001 que não se forma gelo. Fico em altitude desapareceu praticamente, agora só mesmo por algumas inversões. Acho incrível que não haja estudos sobre esta grande diferença climática em pouco mais de 20 anos.

Em Fevereiro de 1994, foram os jogos Olímpicos de Lilehammer em que portugal participou pela primeira vez (jogos de Inverno) e eu e o meu primo - éramos miúdos de 10 12 anos - decidimos deixar alguns centímetros de água numa placa de uma garagem de um familiar colada ao meu terraço na altura, essa água gelou toda - no outro dia de manhã era como se fosse um ringue de hóquei no gelo.! :eek::cold: Isso hoje em dia parece-me mto mia difícil isso ocorrer.
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Eu vejo são as nossas "vagas de frio" serem cada vez menos serias, nem chegam a fazer os 5 dias...antigamente aqui em Alenquer ficava tudo cheio de geada espessa , era gelo até às encostas do Montejunto em alguns dias do ano. E íamos ao Montejunto ver o gelo que se formava nas bordas da lagoa, lembro-me bem disso. A fabrica do gelo hoje em dia não seria possível pois desde 2001 que não se forma gelo. Fico em altitude desapareceu praticamente, agora só mesmo por algumas inversões. Acho incrível que não haja estudos sobre esta grande diferença climática em pouco mais de 20 anos.

Em Fevereiro de 1994, foram os jogos Olímpicos de Lilehammer em que portugal participou pela primeira vez (jogos de Inverno) e eu e o meu primo - éramos miúdos de 10 12 anos - decidimos deixar alguns centímetros de água numa placa de uma garagem de um familiar colada ao meu terraço na altura, essa água gelou toda - no outro dia de manhã era como se fosse um ringue de hóquei no gelo.! :eek::cold: Isso hoje em dia parece-me mto mia difícil isso ocorrer.

Sim, é verdade, o frio já não é o mesmo, os invernos além de secos estão a ser muito amenos. E outra grande diferença que todos nós sentimos é a intensidade do Sol cada vez maior. Mesmo nos meses de Inverno, sente o Sol a "picar ou morder" na pele. As alterações climáticas estão a acentuar-se cada vez mais. Aqui no Baixo Alentejo é a seca que todos sabemos e já se vai notando de ano para ano azinheiras e sobreiros centenários e outras árvores a secarem-se. Este verão nos dias de maior vento notavam-se já muitas poeiras dos terrenos ressequidos, fenómeno que antes não se verificava em anos com verões mais quentes, pois os Invernos eram mais húmidos e os solos apertavam, agora estão frouxos e soltos da seca.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
A única coisa que nos nao sabemos é se isto é só um ciclo de anos muito secos e quentes ou se veio para ficar. Sei muito bem o que se passa no Alentejo no que toca a árvores, têm morrido muitas azinheiras e sobreiros, alguns mesmo novos - não estão a aguentar o Verão.

Sim, é verdade, o frio já não é o mesmo, os invernos além de secos estão a ser muito amenos. E outra grande diferença que todos nós sentimos é a intensidade do Sol cada vez maior. Mesmo nos meses de Inverno, sente o Sol a "picar ou morder" na pele. As alterações climáticas estão a acentuar-se cada vez mais. Aqui no Baixo Alentejo é a seca que todos sabemos e já se vai notando de ano para ano azinheiras e sobreiros centenários e outras árvores a secarem-se. Este verão nos dias de maior vento notavam-se já muitas poeiras dos terrenos ressequidos, fenómeno que antes não se verificava em anos com verões mais quentes, pois os Invernos eram mais húmidos e os solos apertavam, agora estão frouxos e soltos da seca.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Só para ter noção do "frio" que tem estado até ao momento: as andorinhas continuam a voar aos montes e a pousar nas linhas elétricas de média e alta tensão, as moscas continuam a voar aos montes principalmente nos montes de esterco, a maior parte das árvores de folha caduca estão ainda cheias delas ou ainda nem sequer ganharam pigmento de outono, principalmente os carvalhos, outras já não têm quase folha nenhuma mas foi graças ao vendaval que houve nos primeiros dias deste mês, senão ainda estariam quase cheias, quase que se dá para andar apenas e só de t-shirt... e tudo isto já em plena segunda quinzena de novembro. Se isto é normal? Não, não é normal. Só espero é que não venha outro inverno secante como o anterior!!!
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Aliás , a década de 80 é uma verdadeira lenda meteorológica , senão vejamos : grande seca 81/83 ( Viana do Castelo teve uma temperatura máxima de 39 ° c e cerca de 23 dias consecutivos com temperatura máxima acima dos 30 °c , penso que é ainda Record ; uma das maiores secas de sempre no Alentejo ) ; grandes nevões de 83 e 87 ; grandes cheias na região de Lisboa e Vale do Tejo em 83 ; passagem dos resquícios de uma tempestade tropical em setembro de 86 , que provocou cheias e muitos estragos no Litoral Norte ; 89 ( das maiores cheias de sempre no Sul ) . A isto ainda podemos juntar a sismologia , com o grande sismo nos Açores de 1980 e o sismo no continente em 87 ( que apesar de quase não ter feito estragos , penso que foi o maior sismo no continente , pelo menos de forma generalizada , desde o sismo de 1969 ) .

Aquela tempestade que deixou o Reino Unido debaixo de água e derrubou mais de metade das árvores do mesmo e que também passou por cá pelo nosso burgo em outubro de 1987, com acumulados de 500 mm no Minho em apenas três dias, as tempestades de dezembro de 1981 e novembro de 1982 que provocaram estragos em todo o país, um furacão já como ciclone extratropical em outubro de 1984, sincelos brutais em Trás-os-Montes nos invernos de 1980-81 e 1982-83 e mais moderadamente em 1988-89, fortes trovoadas generalizadas em agosto de 1983 e 1987 e junho de 1984, 1988 e 1989... Tantos eventos meteorológicos que ocorreram nessa década.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Só para ter noção do "frio" que tem estado até ao momento: as andorinhas continuam a voar aos montes e a pousar nas linhas elétricas de média e alta tensão, as moscas continuam a voar aos montes principalmente nos montes de esterco, a maior parte das árvores de folha caduca estão ainda cheias delas ou ainda nem sequer ganharam pigmento de outono, principalmente os carvalhos, outras já não têm quase folha nenhuma mas foi graças ao vendaval que houve nos primeiros dias deste mês, senão ainda estariam quase cheias, quase que se dá para andar apenas e só de t-shirt... e tudo isto já em plena segunda quinzena de novembro. Se isto é normal? Não, não é normal. Só espero é que não venha outro inverno secante como o anterior!!!

Acrescento as hordas de mosquitos, que não têm sido brincadeira alguma. Atacam a qualquer hora do dia ou da noite. No entanto refiro que não é invulgar apesar de não ser frequente, e a minha memória recua até muitos Outonos/Invernos vividos nas décadas de 90, 80 e até 70. Tenho na memória muitas idas à praia em Novembro, a banhos e sem frio algum.
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Acrescento as hordas de mosquitos, que não têm sido brincadeira alguma. Atacam a qualquer hora do dia ou da noite. No entanto refiro que não é invulgar apesar de não ser frequente, e a minha memória recua até muitos Outonos/Invernos vividos nas décadas de 90, 80 e até 70. Tenho na memória muitas idas à praia em Novembro, a banhos e sem frio algum.

Em novembro de 1981 as praias devem ter estado cheias durante dias e dias como se de um mês de pleno verão tratasse. Afinal de contas esse novembro foi o mais quente de sempre até aos dias de hoje. Veremos se novembro de 2020 não seguirá as mesmas pisadas e baterá um recorde com 39 anos, e essa ideia parece ser cada vez mais reforçada com as previsões para os próximos dias.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Em novembro de 1981 as praias devem ter estado cheias durante dias e dias como se de um mês de pleno verão tratasse. Afinal de contas esse novembro foi o mais quente de sempre até aos dias de hoje. Veremos se novembro de 2020 não seguirá as mesmas pisadas e baterá um recorde com 39 anos, e essa ideia parece ser cada vez mais reforçada com as previsões para os próximos dias.

estou convencido que este Novembro será dos mais quentes de sempre pelo que se está a ver. Mas atenção, Outubro 2020 caiu nos mais frios desde que ha registo e de facto tive dias já bastante frios em Outubro.
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
A minha memória de Novembro, são a dias frios e chuvosos. Em termos de chuva este ano ainda tem caído, mas ainda não tivemos a temíveis inversões térmicas.

Tem sido um ano mais chuvoso, o verão de S. Martinho é normal prolongar-se em Novembro, este ano não está a acontecer, daí a falta de inversões térmicas.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
El mes de octubre ha sido en conjunto frío, con una temperatura media sobre la España peninsular de 13,5 ºC, valor que queda 0,9 ºC por debajo de la media de este mes (periodo de referencia: 1981-2010). Se ha tratado del decimoséptimo octubre más frío desde el comienzo de la serie en 1961 y del tercero más frío del siglo XXI, por detrás de los meses de octubre de 2003 y 2010. Por el momento, el año 2020 (de enero a octubre) es el segundo año más cálido desde el comienzo de la serie en 1961 con una anomalía de +1,0 ºC, solo superado por el mismo periodo de 2017, que presentó una anomalía de +1,3 ºC.
151acqK.png


cont_latlon_td_reg6_20201101-20201115.png


pRElrOJ.gif


Uma grande mudança...

d3-gfs-grta-daily-2020-11-16.gif


... um pouco por todo o lado.

lo6blYc.png



Na Europa, só Açores, Islândia e Gronelândia escapam ao 'calor'. Mesmo durante um La Niña.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
151acqK.png


cont_latlon_td_reg6_20201101-20201115.png


pRElrOJ.gif


Uma grande mudança...

d3-gfs-grta-daily-2020-11-16.gif


... um pouco por todo o lado.

lo6blYc.png



Na Europa, só nos Açores (e quiçá Islândia) está prevista anomalia negativa :D
Em termos de temperatura, 2020 até Outubro só está a ser superado por 2017 com diferença de 0,3ºC. Esse ano foi mesmo para esquecer e este ano só não é pior porque Abril não foi a desgraça que foi em 2017. Aliás, em termos meteorológicos este ano só não é para esquecer porque sempre tem tido mais chuva. Outubro e Novembro juntos, em 2017 acumularam cerca de 70mm e este ano já acumularam 186mm por aqui. (dados da estação que tenho como referência) Em termos de temperatura Julho foi mesmo o pior mês com temperaturas de, ou a rondar os 40ºC quase todos os dias. Pelo menos foi um verão sem valores extremos, mas já nem sei se é melhor ter 44/45ºC durante 2/3 dias ou 39/40ºC um mês inteiro. :p
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Previsão incrível para alguns locais nos próximos dias. O IPMA prevê por exemplo máximas entre 23 e 28 nos próximos dias para vários locais do país, principalmente na Costa Vicentina.. Estamos a falar da segunda quinzena de Novembro :eek:

Com 21 - 24 graus consegue-se fazer praia, parecendo muito calor se estiver sol e o vento for fraco. Por isso sim, acredito que haja por aí muitos outros Novembros que se consiga fazer praia. Mas aqui estamos a falar de máximas previstas de 24-28 graus em alguns locais, não sendo para os primeiros dias de Novembro, mas sim para a segunda quinzena de Novembro.