Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
A mim cheira-me é a desvios de água ilegais que depois não chegam aonde a água deveria mais de chegar...

As famosas estufas do Litoral Alentejano não estão debaixo das suspeitas...ou estarão?:rolleyes::huh:
 


fcapelas

Cirrus
Registo
24 Out 2012
Mensagens
49
Local
Terrugem Elvas
ah pois... estufas... furos ilegais....pressão desmesurada nos aquíferos....o normal
Ah n!!! Os agricultores Portugueses até são conscientes e comedidos, então vocês n sabem q até ja tem drones e td a tecnologia para serem eficientes na rega!!!
Como é q você tem coragem de vir praqui alegar esse tipo de coisas!!!
Ai ai q ainda vão ser processados!!

Eu sou agricultor, td a minha familia o era, mas fico perplexo ao ver os agricultores loucos com uma sede desenfriada por água... água... água!! E agora usam a velha máxima do nacionalismo” temos q ser autosuficientes nisto e naquilo” para justificar gastar água e gastar e gastar.
Enfim...
Eu tenho regadio pequeno 14ha, mas desde ha mto tempo pra cá uso apenas em SOS nas culturas de outono/inverno, por tenho plena consciencia q um dia se vai acabar!!!
Agora a solução e td a gente ir buscar agua ao Alqueva!!
Até parece o Alqueva é infinito!

Efectivamente o Alqueva é um grande recurso, mas devia se parar e pensar um bocadinho, temos aqui este recurso como vamos utiliza lo para q n nos falte a e ainda assim melhorar o rendimento das nossas explorações agricolas....
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
A mim cheira-me é a desvios de água ilegais que depois não chegam aonde a água deveria mais de chegar...

O problema da zona do Vale do Sado e mais concretamente no Alto Sado tem sido a falta de chuva nos últimos anos. As toalhas freáticas estão sem água, mas não é pela extração excessiva através de furos ou poços. Eu conheço esta zona e é explorada especialmente por gado, vacas e ovelhas em regime extensivo, e a água dos furos é especialmente para o gado. Para quem não sabe/conhece a exploração em regime extensivo de gado não gasta muita água, comparada com as vacarias de leite, onde se usa muito mais água.

Quanto ao regadio, de 2015 a 2018 foi realizado com restrições e 2019 e 2020 não houve regadio pela falta de água nas barragens.

Sei que muitos membros custa a acreditar pois toda a região Norte, Centro e Alto Alentejo e Algarve têm sido beneficiados com muita chuva neste Outono e mesmo em anos anteriores, e basta saírmos de carro para vermos os campos com muita água por todo o lado. Nesta zona, este Outono até choveu mais, mas não se esqueçam que estão 5 anos para trás com seca e verões bastante secos, ventosos e escaldantes e a prova disso é o Rio Sado estar neste momento sem água corrente, ainda ontem passei lá e observei. E a reserva das barragens apenas aumentou cerca de 1%.

Alguém aqui disse que os agricultores têm de se adaptar à nova realidade da escassez de água. E hoje em dia até há muita tecnologia e ferramentas agrícolas que nos ajudam a poupar água quer no regadio quer com o gado, mas o problema é mais grave, a água começa a faltar e sem água como poderemos adaptar se ela não caí do céu. A adaptação é possível quando aquilo que chove permite ainda ter alguma reserva quer em barragens ou toalhas freáticas.

E aqui quem nos pode ajudar?! Subsídios? Subsídios não fazem chover e sem água não há agricultura/pecuária e aqui nenhuma ajuda salva a região, senão a chuva.
 

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,135
Local
Abrantes
O problema da zona do Vale do Sado e mais concretamente no Alto Sado tem sido a falta de chuva nos últimos anos. As toalhas freáticas estão sem água, mas não é pela extração excessiva através de furos ou poços. Eu conheço esta zona e é explorada especialmente por gado, vacas e ovelhas em regime extensivo, e a água dos furos é especialmente para o gado. Para quem não sabe/conhece a exploração em regime extensivo de gado não gasta muita água, comparada com as vacarias de leite, onde se usa muito mais água.

Quanto ao regadio, de 2015 a 2018 foi realizado com restrições e 2019 e 2020 não houve regadio pela falta de água nas barragens.

Sei que muitos membros custa a acreditar pois toda a região Norte, Centro e Alto Alentejo e Algarve têm sido beneficiados com muita chuva neste Outono e mesmo em anos anteriores, e basta saírmos de carro para vermos os campos com muita água por todo o lado. Nesta zona, este Outono até choveu mais, mas não se esqueçam que estão 5 anos para trás com seca e verões bastante secos, ventosos e escaldantes e a prova disso é o Rio Sado estar neste momento sem água corrente, ainda ontem passei lá e observei. E a reserva das barragens apenas aumentou cerca de 1%.

Alguém aqui disse que os agricultores têm de se adaptar à nova realidade da escassez de água. E hoje em dia até há muita tecnologia e ferramentas agrícolas que nos ajudam a poupar água quer no regadio quer com o gado, mas o problema é mais grave, a água começa a faltar e sem água como poderemos adaptar se ela não caí do céu. A adaptação é possível quando aquilo que chove permite ainda ter alguma reserva quer em barragens ou toalhas freáticas.

E aqui quem nos pode ajudar?! Subsídios? Subsídios não fazem chover e sem água não há agricultura/pecuária e aqui nenhuma ajuda salva a região, senão a chuva.


E que tal repor as arvores, que antigamente retinham a agua, e têm muita influencia da retenção e infiltração da agua nos solos ??????
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
E que tal repor as arvores, que antigamente retinham a agua, e têm muita influencia da retenção e infiltração da agua nos solos ??????

As árvores que antigamente retinham a água vão secando, pela seca, pelo fungo Phytopthora, más práticas agrícolas e pela Refinaria de Sines (a Universidade de Évora fez um trabalho sobre a perda do sobreiro nas serras de Santiago do Cacém e Grândola).

Nas novas plantações de sobreiros através de projectos, o que tenho reparado é que as árvores não se desenvolvem. Mesmo com reposição de novas árvores acho que não vai lá. Não é só a falta de chuva, estão também as temperaturas acima da média nos últimos anos e radiação solar muito elevada, logo influencia a adaptação das árvores autóctones.
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Eu sei que para o pessoal do sul é um sacrilégio dizer isto, mas por aqui (canelas - Arouca) era bom que parasse de chover. Tem chovido até dizer chega, o Ribeiro está prestes a invadir os campos.
Alguém sabe duma forma de colocar videos a partir do gdrive?

Para mim não é um sacrilégio ver que o Norte e Centro estão a ser beneficiados com chuva, antes pelo contrário, fico feliz por terem água, e há 2 semanas atrás fiquei contente pelo Algarve ter recebido muita chuva, tirando os estragos que causou. Seria bem pior se a totalidade do território estivesse como o Vale do Sado.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
E que tal repor as arvores, que antigamente retinham a agua, e têm muita influencia da retenção e infiltração da agua nos solos ??????

As arvores estao a morrer e vao morrer muitas mais! Em Portugal nao se faz prevencao do fungo, e Uma vergonha nacional da qual ninguem Fala! Em 10 ou 20 para ai um quarto do territorio nao tera nem sobreiro nem azinheira.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
As árvores que antigamente retinham a água vão secando, pela seca, pelo fungo Phytopthora, más práticas agrícolas e pela Refinaria de Sines (a Universidade de Évora fez um trabalho sobre a perda do sobreiro nas serras de Santiago do Cacém e Grândola).

Nas novas plantações de sobreiros através de projectos, o que tenho reparado é que as árvores não se desenvolvem. Mesmo com reposição de novas árvores acho que não vai lá. Não é só a falta de chuva, estão também as temperaturas acima da média nos últimos anos e radiação solar muito elevada, logo influencia a adaptação das árvores autóctones.

Tudo verdade. E a situacao em Almodovar, Castro Verde, Ourique ou Mertola nao e muito melhor. O Vale do Sado e zona de 500 a 800 mm e nem 250 mm teve em alguns locais em anos recentes.
 

microcris

Cumulus
Registo
11 Set 2017
Mensagens
112
Local
Arouca / Gafanha da Nazaré
Eu sei que para o pessoal do sul é um sacrilégio dizer isto, mas por aqui (canelas - Arouca) era bom que parasse de chover. Tem chovido até dizer chega, o Ribeiro está prestes a invadir os campos.
Alguém sabe duma forma de colocar videos a partir do gdrive?

Estava a falar disto:


E desde que fiz o vídeo ainda não parou de chover
 
  • Gosto
Reactions: Tonton e joselamego

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
  • Gosto
Reactions: joselamego