Seguimento Meteorológico Livre - 2020

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Nesta saída das 18h não foi muito boa em termos de precipitação mas temos de ter em conta que neste possível evento tem sido sempre o GFS a ir atrás do ECMWF por isso eu neste momento dou mais credibilidade a este último. Há que sonhar pois a partir de dia 2/3 temos sempre temperaturas próximos do zero e se reparem no meteograma pelo menos o da minha zona existe sempre uma grande percentagem de nebulosidade.
 


Northern Lights

Cumulus
Registo
1 Ago 2019
Mensagens
436
Local
Lisboa (Ocidental)
Todos nós queremos sonhar, mas o filme será certamente o mesmo de anos anteriores!
Se há frio, não há precipitação. Se há precipitação não há frio suficiente. Tudo resultado da nossa posição geográfica e do clima.
Pelo menos, por momentos, sonhemos enquanto pudermos. :rolleyes:

O mais certo será termos frio, sem precipitação significativa, ou termos chuva, com neve nas terras altas do Minho, Tras-os-Montes, Beiras e eventualmente neve sem acumulação em alguns pontos mais altos do Alto Alentejo.

Vamos ver o que acontece. Ainda falta uma eternidade!
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Muito boa análise @Mr. Neves ! :thumbsup:

Como sempre @Thomar , os possíveis bons eventos trazem sempre os "melhores" até nós ;) Bem vindo de volta @Mr. Neves :thumbsup:

Muito obrigado aos dois e a toda a comunidade. As minhas análises não são brilhantes, possuo um grande desconhecimento em vários campos desta ciência. Muito do que sei aprendi aqui em anos idos. Tenho pena de não conseguir ter mais disponibilidade para participar, sou mais aquele membro que anda sempre pelos bastidores :D Bons eventos!
 

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,489
Local
Maceda (Ovar)
Ora bem, agora sim, é praticamente certo ir a Pitões/Montalegre na quinta-feira ou talvez mesmo já amanhã ao final do dia. Pelo IPMA, apenas vai chover. Pelos metogramas aqui do fórum, a cota irá estar a cerca de 1000m na manhã de quinta e com alguma precipitação. Pitões encontra-se a ~1100m, será que vou ter alguma sorte? O objectivo principal é fotografia amadora às paisagens, sendo que se houver neve, seria o ideal.
 

davidazevedo

Cirrus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
82
Local
Vila Nova de Famalicão
Todos nós queremos sonhar, mas o filme será certamente o mesmo de anos anteriores!
Se há frio, não há precipitação. Se há precipitação não há frio suficiente. Tudo resultado da nossa posição geográfica e do clima.
Pelo menos, por momentos, sonhemos enquanto pudermos. :rolleyes:

O mais certo será termos frio, sem precipitação significativa, ou termos chuva, com neve nas terras altas do Minho, Tras-os-Montes, Beiras e eventualmente neve sem acumulação em alguns pontos mais altos do Alto Alentejo.

Vamos ver o que acontece. Ainda falta uma eternidade!
É isso vamos sonhar, e quem sabe se torna realidade. Lembro-me que em janeiro 2009, não se previa chuva. A minha app do tempo tinha sol para toda a semana e no dia foi o que se viu. Bastante neve em Famalicão. Nevou toda a manhã.....

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Acho que estás a confundir janeiro de 2009 com o de 2010, o outono que foi muito frio foi o de 2008[/QUOTE

deve ter sido a mesma sensação que tivemos todos aqui na região Oeste no dia 29 de Janeiro de 2006...os montes pareciam as pistas de Ski de outras paragens. muita neve caiu nesse dia aqui em Alenquer, as pessoas andavam loucas..havia filas para chegar à serra de Montejunto, a certa altura as estradas foram cortadas. Dia para recordar por muitos anos (voltou a repetir mas em grau muito menor em Fevereiro de 2007).
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Era bom era...
fdd6553739611f9782c1a6aa94b20a14.jpg


Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Cotas de neve entre 0 e 100 metros para todo o Litoral Norte não é algo que se veja em todos os invernos . Convem ressalvar que estas cotas são uma mera referência , pois uma entrada continental com precipitação associada traria neve a qualquer cota .
O problema é o mesmo de sempre , falta de precipitação . Contudo , quer o ECM quer o GFS a colocar pequenos nichos de probabilidades mínimas de precipitação a fazer - nos sonhar.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Penso que é prudente colocar as expectativas por baixo, ainda estamos a falar de um potencial evento algo "longinquo".

Por exemplo, o GFS na sua saida mais recente mostra isto:

NCXsfr2.png


TFpUZcq.png


Daria boa neve em especial no Interior Norte e Centro, e até mais a Sul, mas é preciso que haja precipitação ( em princípio haveria assim como instabilidade) :unsure:

Iremos ter uns dias bastante frios, mas sem precipitação nada feito, ficam as geadas e gelos, que já não é nada mau.. :cold:
 
Última edição: