Seguimento Meteorológico Livre - 2020

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Na próxima semana, muita atenção com a Madeira que pode ter acumulados significativos. Já, no Algarve, desapareceu quase toda a precipitação.
 


davidazevedo

Cirrus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
82
Local
Vila Nova de Famalicão
E pronto, run após run os modelos continuam a cortar na precipitação... É sempre a mesma coisa, não adianta!!! Se há precipitação não há frio, se há frio não há precipitação... Já não há pachorra para isto. Mas afinal é coisa que já estamos habituados...
Mesmo. Ver cotas de neve a zero e sem chuva...mas quem sabe, uma nuvem se lembre de largar alguma coisa....

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
GFS a colocar a precipitação rés vés na run das 18z. Pelo menos já voltou a meter qualquer coisa. :D
SqJfjJi.gif

4xe8hpZ.gif


Penso que basta um aguaceiro nesses dias para nevar em qualquer local do Alto Alentejo para Norte. Infelizmente a sinóptica prevista coloca a precipitação quase toda a passar ao lado do continente. Haverá a Leste, no Oceano, no Norte de Marrocos, mas por cá, nicles. :lol:
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
O cenário em cima da mesa é uma sinóptica historicamente favorável para neve a cotas baixas/muito baixas (semelhante a janeiro 2009), com a possibilidade de uma depressão retrógada no mediterrâneo a dirigir-se para cá e estacionar o frio continental por uns dias culminando com a neve (ou não) em locais incomuns. :cold:
Conto ainda com as probabilidades já que historicamente a neve aparece (ou aparecia) cá no litoral norte interior com intervalo de 10/15 anos parece-me (a cotas baixas).
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
O cenário em cima da mesa é uma sinóptica historicamente favorável para neve a cotas baixas/muito baixas (semelhante a janeiro 2009), com a possibilidade de uma depressão retrógada no mediterrâneo a dirigir-se para cá e estacionar o frio continental por uns dias culminando com a neve (ou não) em locais incomuns. :cold:
Conto ainda com as probabilidades já que historicamente a neve aparece (ou aparecia) cá no litoral norte interior com intervalo de 10/15 anos parece-me (a cotas baixas).

Depende da altitude . Na última entrada fria polar de NO nevou acima dos 400 metros de altitude em alguns locais do Litoral Norte mais interior .
E as entradas históricas e cíclicas de NE com precipitação associada sempre trouxeram queda de neve ao litoral mesmo junto à costa .
São 2 tipos de entradas frias polares com géneses diferentes .
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Depende da altitude . Na última entrada fria polar de NO nevou acima dos 400 metros de altitude em alguns locais do Litoral Norte mais interior .
E as entradas históricas e cíclicas de NE com precipitação associada sempre trouxeram queda de neve ao litoral mesmo junto à costa .
São 2 tipos de entradas frias polares com géneses diferentes .
Sim claro, refiro-me aqueles eventos raros com acumulação abaixo dos 300m, geralmente só possível com este tipo de situação de entrada continental. As entradas de NO no máximo dá para cotas de 300m e sem acumulação devido à elevada HR. Estas até são relativamente comuns, talvez de 2 em 2 anos.
 

Northern Lights

Cumulus
Registo
1 Ago 2019
Mensagens
436
Local
Lisboa (Ocidental)
As temperaturas máximas que no geral estavam previstas para Lisboa nos próximos dias eram de 10/12 °C Agora estão em 13/14°C. As mínimas estão agora no geral entre 5 e 6 °C, em vez dos 3/4°C. Uma semana de frio mais a sério, transfomou-se em dois ou três dias...
Os modelos a aplicarem o realismo de estar em uma "ilha de calor".
As condições para a neve em locais pouco habituais parece que se está também a esfumar. O habitual, portanto.

É por isto que cada vez menos adianta colocar-mos expectativas em previsões superiores a 3/5 dias.
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

em perspetiva um evento de frio, mas ao que tudo indica seco... :unsure:

Pelo menos de umas geadas e gelos valentes já não me devo livrar :cold:

Para Mogadouro, a uns 6 Km daqui da Aldeia de Azinhoso, a previsão do IPMA é esta, frio a sério sim, com máximas também muito baixas, mas seco como um "carapau"... :unsure:

INMKDgG.png


Sabendo que, muitas vezes e devido a inversões fortes nos locais mais baixos, ainda faz mais frio aqui que em Mogadouro, não me admira nada que registe mínimas na ordem dos -6. :cold:

A esperança para ver neve reside na próxima semana, pode ser que uma sinóptica deste tipo, a confirmar-se, traga alguma instabilidade e neve aqui ao interior, a cotas um pouco mais baixas do que nas serras, eu estou a mais de 700 metros, não seria difícil nevar, assim houvesse precipitação... :unsure:

eZ3qEPA.gif


G2TsbRK.png




 
Última edição: