Seguimento Meteorológico Livre - 2020

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Amigo, apesar de Portugal Continental ser um território pequeno, concerteza que sim, vale sempre acreditar pois poderá cair neve em práticamente todos os locais, se as condições se verificarem .
 


Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Como sempre , o IPMA muito conservador nas cotas de neve ( com tanto ar frio que se vai instalar , não compreendo como é que o IPMA vê cotas de neve tão altas ) .
Em janeiro de 2009 , o IPMA também tinha cotas de neve acima dos 800 metros a escassos 3 dias do evento .
E depois foi o que se viu ...
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Como sempre , o IPMA muito conservador nas cotas de neve ( com tanto ar frio que se vai instalar , não compreendo como é que o IPMA vê cotas de neve tão altas ) .
Em janeiro de 2009 , o IPMA também tinha cotas de neve acima dos 800 metros a escassos 3 dias do evento .
E depois foi o que se viu ...
Isso é algo em que o IPMA falha muito, preveem quase sempre cotas acima do que seria suposto, têm demasiado medo de preverem, sei lá, neve a 200 m e nem sempre acontecer...
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Não tenho memória de um período tão longo de frio consecutivo (e poderia juntar os últimos dias, a maioria do Interior Norte e Centro registou mínimas negativas em 5 dos 6 últimos dias). Provavelmente será preciso recuar a fevereiro/março de 2005 para termos algo semelhante, mas mesmo assim duvido que tenha durado tanto tempo.
Houve períodos frios bastante prolongados em janeiro de 2017 (onda de frio chegou a 12 dias) e especialmente em fevereiro de 2012 (onda de frio chegou aos 20 dias!!!). Se bem que é difícil bater o período de janeiro a março de 2005, houve lugares com 25 dias em onda de frio (embora não seguido), e dessa vez as máximas também estiveram consistentemente baixas
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Os meus desejos para 2021 já estão pedidos!!
E este está incluído!!
919aa52a961519a5c0c685754699be4c.jpg


Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Houve períodos frios bastante prolongados em janeiro de 2017 (onda de frio chegou a 12 dias) e especialmente em fevereiro de 2012 (onda de frio chegou aos 20 dias!!!). Se bem que é difícil bater o período de janeiro a março de 2005, houve lugares com 25 dias em onda de frio (embora não seguido), e dessa vez as máximas também estiveram consistentemente baixas

A de janeiro de 2017 foi muito rápida, presumo que esses 12 dias ou não tenham sido consecutivos ou tenham sido registados num pequeno número de estações. Lembro-me que nevou em Vila Real de Santo António no pico do frio a 850hpa.
A de 2012 foi de facto muito longa, mas quase sempre de carácter anticiclónico, com máximas relativamente altas. Fico à porta de ser histórica, para lá dos Pirinéus foi um fevereiro à década de 50. Duvido que esses 20 dias tenham sido consecutivos, pelo menos em 90% do país, lembro-me de numa das noites ter vindo uma pequena perturbação que deixou uns chuviscos à noite que estragou as mínimas todas.
Vamos ver quanto tempo esta dura. Caso após o fim da advecção fria se instale um anticiclone ibérico como vai sendo mostrado, pode durar mesmo muito tempo...
 

jfo

Cirrus
Registo
30 Dez 2020
Mensagens
91
Local
Aveiro
Para quê tanto pessimismo e agouro?
Apesar de ser novo neste fórum, mas já comentava meteorologia há algum tempo.
Como se pode ver os modelos principais como GFS e ECMWF estão em constante mutação, ontem previam cotas de neve abaixo dos 100m, de um momento para o outro decidem cortar na precipitação, depois decidem cortar no frio, depois voltam a repôr frio e precipitação, já com cotas de neve acima dos 500m. Neste momento não vale a pena fiar nos modelos, é ir-se informando e ver o que acontece.
 
Última edição:

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Para quê tanto pessimismo e agouro?
Apesar de ser novo neste fórum, mas já comentava meteorologia há algum tempo.
Como se pode ver os modelos principais como GFS e ECMWF estão em constante mutação, ontem previam cotas de neve abaixo dos 100m, de um momento para o outro decidem cortar na precipitação, depois decidem cortar no frio, depois voltam a repôr frio e precipitação, já com cotas de neve acima dos 500m. Neste momento não vale a pena fiar nos modelos, é ir-se informando e ver o que acontece.
Olá Ifo, náo é agouro nem pessimismo, sabes que é um pouco "chato" para quem gosta de neve ter situações onde ela na realidade pode cair, no entanto por um ou outro motivo (o que na realidade é mesmo assim) acabar por passar ao lado.
Isto acontece um número de vezes sem conta, e aí talvez sim, talvez a realidade fruste as emoções. No entanto e como também e muito bem dizes nem tudo estará perdido e talvez mais para uns que para outros poderá ser que a sorte bata à porta ou na zona.
Tem um excelente 2021 e sejas bem vindo a este fórum.
 

jfo

Cirrus
Registo
30 Dez 2020
Mensagens
91
Local
Aveiro
Olá Ifo, náo é agoiro nem pessimismo, sabes que é um pouco "chato" para quem gosta de neve ter situações onde ela na realidade pode cair, no entanto por um ou outro motivo (o que na realidade é mesmo assim) acabar por passar ao lado.
Isto acontece um número de vezes sem conta, e aí talvez sim, talvez a realidade fruste as emoções. No entanto e como também e muito bem dizes nem tudo estará perdido e talvez mais para uns que para outros poderá ser que a sorte bata à porta ou na zona.
Tem um excelente 2021 e sejas bem vindo a este fórum.

Tranquilo. Eu sei que é um sonho ver um grande nevão que cobrisse quase todo o país de branco. Esses eventos de neve generalizada, com cotas abaixo dos 100m, são muito raros, quando isso voltar a acontecer e certamente que vai acontecer, todos os modelos vão passar ao lado, já foi assim em 2006 e 2010. É verdade que já passaram muitos anos, mas a meteorologia continua ser uma ciência não exacta.
Acredito que nesta fase de NAO- e com a La Niña em consolidação, vai haver muitas surpresas.
 
Última edição:

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
A de janeiro de 2017 foi muito rápida, presumo que esses 12 dias ou não tenham sido consecutivos ou tenham sido registados num pequeno número de estações. Lembro-me que nevou em Vila Real de Santo António no pico do frio a 850hpa.
Esse pico durou 2/3 dias em que as máximas também estiveram baixas, mas as mínimas mantiveram-se baixas durante muito mais dias. Fui agora rever o boletim desse mês, Coimbra por exemplo teve 12 dias consecutivos com mínimas negativas, e não foi o único lugar com valores destes
A de 2012 foi de facto muito longa, mas quase sempre de carácter anticiclónico, com máximas relativamente altas. Fico à porta de ser histórica, para lá dos Pirinéus foi um fevereiro à década de 50. Duvido que esses 20 dias tenham sido consecutivos, pelo menos em 90% do país, lembro-me de numa das noites ter vindo uma pequena perturbação que deixou uns chuviscos à noite que estragou as mínimas todas.
Essa pertubação veio por volta de 7/8 fevereiro e é a razão para a onda de frio não ter passado dos 20 dias em lugar nenhum, porque nalguns lugares do sul a onda de frio só acabou mesmo no dia 29. E claro que não chegou aos 20 dias em todo o lado, mas com uma onda de calor também se diz que durou 15 dias, mesmo que só tenha durado tanto tempo num ou dois lugares
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Resumindo e concluindo, em que dias e locais será o ideal para ver nevar?

Estou a pensar tirar 2 ou 3 dias e não sei para onde ir, nem em que dias ir.

Montalegre? Sanabria? Picos Europa? Ou outro local mais perto?

Montalegre para 2 feira está-se a pôr com bom aspecto, já todos os modelos o prevêem. Espera mais uns dias para começarem a sair os mesoscalares, porque nestas situações o relevo é fundamental e os modelos globais não "vêem" tudo, mas sendo o fluxo de norte ou noroeste não deverá haver problemas nessa região, em último caso passas para a outra vertente do Larouco.

Sanabria e Picos de Europa acho que é garantido para 2 feira, mas creio que em Espanha há confinamento regional até dia 6. Não sei o quão rigorosos estão a ser, sei que as fronteiras com Portugal estão a funcionar mas, para chegares aos picos de Europa precisas de passar pelo menos uma fronteira regional.