Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Da mesma forma que ontem não se excluía a hipótese de a cut off se aproximar do continente, hoje, lá por a determinista do GFS apontar nesse cenário, não quer dizer que a situação melhorou assim tanto.

Na verdade, o centro europeu continua com a depressão a Oeste, e as últimas saídas do GFS estão bastante fora da média, sendo muito mais os cenários de ensemble com muito calor, que o contrário. Portanto, há a possibilidade de haver um alívio nas previsões, mas continua a ser mais provável o contrário.

A médio/longo prazo, é sempre melhor olhar para os ensembles e suas tendências, que para as saídas deterministas.
 
Última edição:


N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
giphy.gif


giphy.gif

Estou aqui só pelas apostas


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
As apostas não são aqui, mas já podes começar a apostar! Isso lembra-me que para a próxima tem que se incluir uma estação dos Açores
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
Alvega subiu 7.3ºC numa hora!
7h00: 18.7ºC → 8h00: 26ºC
Isto deve estar perto do recorde de maior subida num espaço duma hora, não?
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Esqueci-me desse fenómeno.
Mas isso é batota :D ignorando os heatburst alguém sabe qual é o recorde?
Não sei se alguém regista isso.
De qualquer forma, na costa algarvia verifica-se pontualmente subidas de temperatura na ordem dos 10ºC quando o vento roda de sudoeste (brisa marítima) para norte, arrastando o ar quente do interior para a faixa costeira.
Ocasionalmente também acontece no litoral oeste, principalmente nos Cabos ao final do dia, quando a nortada é substituída pelo vento do quadrante E.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,820
Local
Lisboa e Alenquer
Vai ser dificil dormir nas próximas noites :suicidio:
A minha casa já está com as janelas todas fechadas. Mas com tantos dias de calor, de nada vai valer.
Creio que esta onda de calor poderá ser pior que a de Agosto de 2018...
Outra coisa espetacular para os próximos dias: Andar de transportes públicos cheios e de máscara com janelas muitas vezes fechadas e sem AC a funcionar... A quem pertencer a este grupo, desejo boa sorte!

Memórias: Em Julho de 2013, naquele fatídico ano que os media diziam que não iria haver verão, essas mínimas previstas de Lisboa eram exatamente as máximas :facepalm:
Muitos das carris já estão mais frescas estes dias, ligaram o ar condicionado.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Por acaso está, mas até tem graça, porque as estações que estou a ver por Alcabideche tiveram máximas de 37/38ºC, aliás uma que está classificada pelo WU, teve máxima de 38ºC.
A estação de Amoreiras será assim tão má? É que está localizada no LFCL...
Como disse antes, era bom ter uma foto de como essa estação está instalada.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Hoje como era esperar não chegou aos 40c pelo menos na horária.
Até dia 10 as máximas andarão no máximo até aos 43c em especial no Vale do Tejo.
A partir do dia 11 tudo pode acontecer devido a cut off cujo comportamento ainda é muito incerto.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Hoje como era esperar não chegou aos 40c pelo menos na horária.
Até dia 10 as máximas andarão no máximo até aos 43c em especial no Vale do Tejo.
A partir do dia 11 tudo pode acontecer devido a cut off cujo comportamento ainda é muito incerto.
Houve 4 estações com máximas superiores a 40 graus, e 9 estações entre 39.5 e 40.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.