Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Neste caso o CM até chegou atrasado. Outros já andam há dias com isso.

Qd1gO3M.png
O que é mais irritante no meio disto tudo, é que a maior parte dos jornalistas nem procura confirmar ou informar-se se estas notícias têm algum fundamento ou não junto de meteorologistas profissionais. E depois, quem passa por mentirosos e incompetentes não são eles, porque as pessoas assumem que as informações vêm das entidades oficiais. Por mais desmentidos agora que se façam, a ideia já ficou plantada...
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,468
Local
Olhão (24 m)
Boas, não faço ideia dos próximos desenvolvimentos, mas acho estranho tanta excitação a tão grandes distâncias!
Já vem de três dias atrás, mais estranho ainda!
Estou com tanta excitação, com a saída das 6 do GFS que já tive 3 orgasmos meteorológicos dado a loucura que mostra. :D
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,944
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Esta última saída 12 z do GFS, parece-me que está a ir atrás do ECMWF, cortou bastante e de um modo geral na precipitação, assim como a depressão já não cava tanto e fica mais afastada.

Veremos, ainda falta bastante tempo. :unsure:
 
Última edição:

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Já cortou , já meteu e cortou novamente. Já estou como o outro, se isto chover alguma coisa já não está mal. Não precisa de ser a besta de não sei quantas ...
As entradas de ar siberiano são um pau de dois bicos. Podem empurrar a circulação atlântica de Oeste para Leste para latitudes mais a Sul como sucedeu em 2018 e assim trazer precipitação para o Sul da Península Ibérica, Magrebe, Madeira e Canárias, ou então poderemos ter uma ligação ao anticiclone dos Açores e que bloqueia as depressões, e assim temos tempo frio e seco durante semanas, como aconteceu no final de 1998.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,378
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Esta última saída 12 z do GFS, parece-me que está a ir atrás do ECMWF, cortou bastante e de um modo geral na precipitação, assim como a depressão já não cava tanto e fica mais afastada.

Veremos, ainda falta bastante tempo. :unsure:

As entradas de ar siberiano são um pau de dois bicos. Podem empurrar a circulação atlântica de Oeste para Leste para latitudes mais a Sul como sucedeu em 2018 e assim trazer precipitação para o Sul da Península Ibérica, Magrebe, Madeira e Canárias, ou então poderemos ter uma ligação ao anticiclone dos Açores e que bloqueia as depressões, e assim temos tempo frio e seco durante semanas, como aconteceu no final de 1998.
A janela entre os dois anticiclones pode estreitar demasiado e já nada passar, ou então manter-se na largura certa para ir deixando "pingar" cut-off's, mais ou menos perto da península e essa é a grande incerteza: onde se encravam as cut-off's.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,829
Local
Faro
Parece que em vez de várias vai ser apenas uma cut-off em investidas sucessivas, alimentada pelos anticiclones de ambos os lados. Isto pode dar duas semanas, ou mais, bem interessantes.
Boas,
Mais uma mudança brusca nos modelos, vamos ver se não "morremos na praia", com a cutt off a ameaçar ir excessivamente para sul, e nós cair o anticiclone em cima, algo parecido com a operacional do Gem, e com o ukmo não muito longe disso também!
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,076
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Entretanto a saída operacional do modelo ECMWF convergiu com a mediana do ensemble na última saída, que é mais generosa. Espera-se bastante chuva nos próximos tempos! :rain: :palmas:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,378
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas,
Mais uma mudança brusca nos modelos, vamos ver se não "morremos na praia", com a cutt off a ameaçar ir excessivamente para sul, e nós cair o anticiclone em cima, algo parecido com a operacional do Gem, e com o ukmo não muito longe disso também!

Sim, mas mantém-se a previsão de no seguimento voltar para norte e intensificar-se a Oeste da península, bastante perto da costa ocidental o que cria uma situação favorável para o Sul. Aguardemos, algo significativo há-de vir, mais tarde ou mais cedo.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,829
Local
Faro
Entretanto a saída operacional do modelo ECMWF convergiu com a mediana do ensemble na última saída, que é mais generosa. Espera-se bastante chuva nos próximos tempos! :rain: :palmas:

IPMA baixa a probabilidade de todas as previsões de chuva para os próximos 10 dias em Lisboa.
Neste momento não interessa o que está previsto para daqui a 5,6 8 ou 10 dias. Interessa é ver como a cutt off se forma e sobretudo o seu posicionamento no dia 2 ou 3 Dezembro. Por isso não me interessa se dão 80, 100 ou 250 mm, mas sim a posição do mesmo.
Para terem uma ideia do que pode correr mal venham a previsão do GEM das 12h.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.