Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Mas um meteolouco é mesmo assim, é um misto de algum receio, com adrelanina e aventura, só mesmo quem é meteolouco é que entende. :p
Mas, foi a partir desse dia que ganhei interesse pela temática. :D
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Alguns episódios de precipitação intensa no Algarve:

21/09/2001 e 28/09/2001: Sotavento
28/11/2006: Faro
28/09/2008-29/09/2008: Albufeira, Olhão
18/05/2011: Faro, Olhão
01/11/2015: Albufeira, Faro
14/02/2017: Olhão
20/10/2020: Sotavento
25/11/2020-26/11/2020-30/11/2020 - Sotavento, mas especialmente no concelho de Olhão na manhã do dia 25 com 32 mm numa 1 hora em Olhão, no final da tarde do dia 26 em Olhão e na madrugada do dia 30 em Moncarapacho/Fuseta
04/12/2022: Quarteira / Loulé
05/12/2022: Faro

Pode ter havido mais, aquele que mais marcou foi o 1 de Novembro de 2015, em que ficou mais próximo dos valores do dia 13 de Outubro de 1989.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mas, foi a partir desse dia que ganhei interesse pela temática. :D
O que me marcou foi a tragédia de Novembro de 1967 na área de Lisboa, as centenas de mortes (talvez milhar, nunca se saberá exactamente).
Já andava na escola, mas foi nesta catástrofe que as certezas e as verdades e o mundo dos adultos ruíu e caíu do pedestal.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
meteocovilha soma e segue com 2110 mm agora imaginem se não tivesse sido um ano de seca

Falar se de falta de água ou eletricidade em Portugal é significado de mau aproveitamento dos recursos hídricos de que o país dispõe, da próxima vez que Portugal atravessar uma seca espero que se critique mais as sucessivas governações desastrosas e menos as alterações climáticas
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Não, acho mais louco. :D Sim, corajoso, aventureiro, eu adoro as fotos do @ecobcg , mas para mim, é impensável estar lá com elas ao longe é porreiro, com elas em cima da cabeça não gosto muito, é chamado trauma de infância.


Sim, existe menos trovoada, pelo menos, tenho essa percepção da coisa, mas se é algo real aí só mesmo com dados, ficares com a memória de 89 na cabeça que foi o evento mais extremo no Algarve podes ter uma percepção mais errada da coisa, por exemplo, o início da década foi de seca, mas aí era pequeno e não lembro-me de nada, só existe duas coisas que lembro-me o 13 de Outubro de 1989 e de passar um tornado por cima da cabeça e virar tudo de patanas na casa de um amigo meu.
Ehehe! Obrigado à parte que me toca! Um dia vens comigo e vamos os dois caçar! :) :D
 
Última edição:

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Nesta Monografia de 1991 do INMG (Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica), de Silvério Godinho, encontra-se uma recolha e estudo dos maiores valores de precipitação acumulada nos períodos de 10 minutos, 60 minutos e 24 horas. Junceda é uma das estações, no topo da lista dos acumulados em 24 horas, sendo as restantes quase todas a norte do Douro (Noroeste) e Penhas Douradas, mas para períodos curtos, 60 minutos e 10 minutos há estações de norte a sul.

dEBp9gw.jpg


2ac2poJ.jpg


Que tal quase 40 mm em 10 minutos? Quem se lembra, aí do Algarve (1988)?

Ou os 82,3 mm em 60 minutos, em Évora (1944)? Ups, há aqui alguma "criança" nascida nos anos 30? :)
Estes valores registados oficialmente, mostram que os recentes acumulados (este ano) ocorridos durante trovoadas em estações WU na Região Sul (Alentejo e Algarve) não são inverosímeis. A nossa memória é curta, valham-nos os registos, mesmo em papel.

Se acharem que não há infracção de direitos de autor, posso publicar a cópia desta publicação de Silvério Godinho/INMG num tópico em Climatologia.
O poder das chuvas torrenciais do sul ou das trovoadas de verão no interior ficam bem evidentes nesse artigo.


No Minho chove muito, mas é chuva típica de clima marítimo, bem distribuída no tempo.
 
Última edição:

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
No radar aparece muita chuva no Sul ao largo do Algarve, aquilo só vai entrar no norte??
No satélite nada aparece a sul do Algarve.
Parece-me grave avaria ou interferência no radar de Loulé
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
No radar aparece muita chuva no Sul ao largo do Algarve, aquilo só vai entrar no norte??
No satélite nada aparece a sul do Algarve.
Parece-me grave avaria ou interferência no radar de Loulé
Sim deve ser mesmo interferência do radar, esta situação ocorre algumas vezes, o satélite mostra tudo limpo naquela zona, logo impossível de haver chuva.
A chuva só chega ao sul, amanhã a partir da tarde.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Já há avisos vermelhos lançados pelo IPMA para amanhã, situação gravosa em perspectiva no primeiro dia do ano.

Viana, Braga, Porto e Aveiro a vermelho por precipitação forte e persistente, Vila Real a laranja, restantes distritos a amarelo:

LOEqVRf.jpg


Risco extremo portanto:

0YAlA2a.jpg


 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Já há avisos vermelhos lançados pelo IPMA para amanhã, situação gravosa em perspectiva no primeiro dia do ano.

Viana, Braga, Porto e Aveiro a vermelho por precipitação forte e persistente, Vila Real a laranja, restantes distritos a amarelo:

LOEqVRf.jpg


Risco extremo portanto:

0YAlA2a.jpg



Vila Real também já passou a Vermelho.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Ehehe! Obrigado à parte que me toca! Um dia vens comigo e vamos os dois caçar! :) :D
Vamos caçar gambuzinos :D És o algarvio que tira fotos espectaculares de raios, temos que agradecer pela tua dedicação e empenho.

No satélite nada aparece a sul do Algarve.
Parece-me grave avaria ou interferência no radar de Loulé
O radar já está a preparar a passagem de ano e já está todo maluco, pensam que é só nós que temos direito, o radar também tem direito. :D



Desde já, desejo a todos um excelente ano de 2023 com muita saúde, algum dinheiro nos bolsos e sejamos felizes e claro que 2023 traga bons eventos meteorológicos.

Que a próxima madrugada não traga estragos avultados nem que haja vítimas a lamentar, sobretudo no Norte, que tenham cuidado para entrarem em 2023 com o pé direito.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.