Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,622
Local
Açores
Por mim, ia para leste. Mas...

HQvGrlK.gif


we9M31x.png


0KqtqLy.png


Anomalia K=ºC
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
A ver se as coisas começam a compor para os próximos dias pelo menos em termos de frio, geadas e gelo... Não está fácil. Tem sido muito fraquinho este inverno, para não dizer fraquíssimo em termos de mínimas e geadas... Uma miséria. Não me lembro de um inverno assim até ao momento.

aqui no Alto concelho de Alenquer é terra de geadas e Janeiro começa sem sinais de gelo o geada - eu não me lembro de um ano assim, praticamente só um dia em Novembro é que tivemos geada fraca. Este Janeiro pode vir a ser um dos mais quentes de sempre!

Por aqui na zona onde estou neste momento tem havido uma meia dúzia de dias com geada, mas em todas elas geada fraquinha que não presta para nada. Geadas tão fraquinhas que nem sequer consegue matar os bichos das couves, nem sequer perto disso. As mínimas este inverno ainda não baixaram de -1°C quando o normal por esta altura era já haver mínimas de -3/-4°C (até no sensaborão inverno 2019/2020), já nem falo no ano passado que era uma coisa impressionante, mas enfim comparar o inverno do ano passado com o deste ano até ao momento é exatamente a mesma coisa que comparar um cavalo a uma joaninha. A ver se isto se compõe para os próximos dias... mas não está fácil.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Más notícias quanto à situação da seca. Há 10 anos tivemos das piores secas de sempre. Esperemos que não se repita mas Janeiro não parece muito promissor.
2012 foi dos anos mais secos de sempre também, tendo inclusive fevereiro desse ano acumulado 0 mm em grande parte do país. Passavam-se semanas e semanas sem ver nem uma nuvem no céu... lembro-me bastante bem disso! O pior é que neste momento estamos piores que no final de 2011 ao nível da água nos solos e armazenamento nas barragens, logo se ocorresse algo semelhante a 2012 este ano estaríamos feitos ao bife. A ver vamos!!! :pray: :rain:
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,812
Local
Lisboa e Alenquer
isto está muito mau mesmo, andamos sempre á espera de quando vai mudar o padrão e até ao momento nada, estamos quase a meio do inverno e não se vê luz ao fundo do túnel.
não se tratam de lamentos mas sim de constatações.





Captura-de-ecr-2022-01-08-s-20-52-20.png



este é o estado em que está a barragem do torrão, até dá dó.

IMG-1934.jpg
provavelmente no futuro será mais essa a normal, com um ou outro ano mais chuvoso pelo meio. Cada vez chove menos, nos últimos anos...
E sim não sao lamentos bacocos, é a realidade dura e simples.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Caramba tanta choraminguice que para aqui vai só porque não chove.
Estou na zona onde menos choveu este ano hidrológico e eu como outros membros não andamos aí a choramingar..
Já agora aproveito para informar que será bastante provável que este padrão se mantenha até finais de Fevereiro.
Apesar disso, Nestes 2 meses será muito provável que as barragens pouco ou nada percam..
Daí qual o drama..
 
  • Gosto
Reactions: RP20 e joselamego

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
O drama para mim é ver os nascentes praticamente como no verão para regar as hortas, isto quer dizer que se não chover bem até entrar o Verão as barragens vão ter uma grande descida, o caminho que este outono/ inverno está levar só me faz lembrar 2005 que foi bem seco esse ano.
Boa noite,
Em Fevereiro de 2017 a situação em termos de barragens era muito diferente (para pior). Nessa altura tb havia grande drama como seria o Verão, com as barragens vazias, bla bla.. Depois a Primavera com Março extremamente chuvoso e pimba.. Barragens cheias.
Este ano nesta altura as barragens estão muito melhores que nessa altura, mesmo a norte mesmo que chova menos que o normal senão houver muita turbinagem e com a água que vem de Espanha as barragens vão encher um pouco mais..
Exemplo disso o ano de 2012..
A centro e sul a situação é diferente senão chover as barragens vão sempre perdendo algo mesmo nestes 2 meses, Janeiro e Fevereiro.
O ponto chave para mim será Março que tanto pode ser para 8 ou 80!

Em termos de barragens no Algarve as situações mais preocupantes serão sempre a Bravura e o Arade.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.