Seguimento Meteorológico Livre - 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Não consigo ler o artigo sem ter de criar uma conta... :buh:

E agora?

-> https://webcache.googleusercontent....st-formed/&hl=pt-PT&gl=pt&client=firefox-b-lm

Until relatively recently, it was almost unanimously agreed upon that tropical cyclones couldn’t form in the South Atlantic. The region is characterized by strong wind shear, which can easily tear apart fledgling systems. Water temperatures would usually be too cool to grow or sustain them. And there’s a lack of triggering mechanisms — the “tropical waves” and associated zone of thunderstorm activity needed to spark cyclone development is generally draped well to the north.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O GFS 12z na previsão dos acumulados até dia 15 (!) identifica claramente a persistência da crista da dorsal sobre o Sul.

p2NqKH4.png
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
O GFS 12z na previsão dos acumulados até dia 15 (!) identifica claramente a persistência da crista da dorsal sobre o Sul.

p2NqKH4.png
Baixo Alentejo no seu pior. A cada ano que passa vamos ficando pior. É como digo, os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro, pouco ou nada deixam aqui. Esperemos por Março a ver se ainda remedeia alguma coisa. Deserto a instalar-se nesta região, não haja ilusões.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Deixo desde já saudações a todos os membros e visitantes, desejando um bom ano para todos:
eumetsat.png

Imagem EUMETSAT das 12.30h, 31.12.2023
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Eu não sei não, mas tenho um pressentimento, e vendo aquilo que os modelos preveem neste momento, de que este janeiro que está para vir vai ser bem diferente de dezembro e vai ser mais chuvoso do que o normal. Veremos! :pray: :rain:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Eu não sei não, mas tenho um pressentimento, e vendo aquilo que os modelos preveem neste momento, de que este janeiro que está para vir vai ser bem diferente de dezembro e vai ser mais chuvoso do que o normal. Veremos! :pray: :rain:
Eu também queria ter esse optimismo... :unsure:

(Claro que estou sempre a falar a sul da cordilheira central/vale do Tejo)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Eu não sei não, mas tenho um pressentimento, e vendo aquilo que os modelos preveem neste momento, de que este janeiro que está para vir vai ser bem diferente de dezembro e vai ser mais chuvoso do que o normal. Veremos! :pray: :rain:
Esqueçam Janeiro e Fevereiro são meses secos no novo normal e depois é rezar por Março e Abril
Bom Ano.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Esqueçam Janeiro e Fevereiro são meses secos no novo normal e depois é rezar por Março e Abril
Bom Ano.
As previsões de longo prazo neste momento mostram o contrário para janeiro, para além de que a meteorologia não é uma ciência de precisão. Relembro que fevereiro de 2021 foi um mês muito chuvoso, e isso foi só há três anos. :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.