Seguimento Meteorológico Livre - 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,653
Local
Portalegre (400m)
Este tópico destina-se ao seguimento meteorológico do tipo "conversa de café", que não pertence aos tópicos de seguimento das regiões do país.

Desabafos, críticas, desejos, e outro tipo de conversa que não se enquadre nos outros seguimentos enquadra-se só e apenas neste tópico, e todas as mensagens off-topic que sejam encontradas nos outros tópicos serão movidas para este mesmo tópico ou mesmo eliminadas.

Para facilitar a leitura do tópico, apelamos ao mínimo de spam, triple/quadruple-posting (mensagens sucessivas do mesmo membro) e discussões sem nexo que "poluem" o tópico (i.e. repetições do mesmo desabafo, discussões sem fim sobre uma opinião contrária, etc.).

Insultos e outro tipo de discussão pejorativa será punida, desde advertências, até banimentos temporários ou permanentes, tal como os membros que façam spam ou trolling serão alvo de advertências aplicadas à sua conta do fórum, ou uma punição à discrição da moderação após avaliação da situação.
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A partir de amanhã as temperaturas vão cair para valores mais normais para a época, em particular as mínimas. Se houver onda de frio a sério será daqui a duas semanas.

edit: ECMWF e GFS convergem na previsão de chuva para os dias 7 e 8 no Norte e Centro do país. Depois deste evento o anticiclone ficará forte uns dias em frente em Portugal mas poderá ser por pouco tempo… ou não. Entretanto as temperaturas normais para a época são para ficar.
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
4,998
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Afinal o que parecia ser uma quinzena seca poderá trazer valores de precipitação interessantes para as regiões a Norte de Sintra-Montejunto-Estrela.
E já foi assim com o Outubro, e com o Novembro, e com o Dezembro, embalados na ideia de que agora iria ser seca para sempre as expectativas de chuva estavam sempre pessimistas, e afinal saíram ao contrário. Nesta altura as minhas expectativas são neutras, os fenómenos extremos que têm ocorrido por todo o globo, Europa em primeiro lugar, continente norte-americano, etc, não nos permitem mais medir expectativas pelo que era normal "antigamente", portanto, neutro. E, claro, uma grande curiosidade pelo que vem a seguir.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,372
Local
Ferreiros, Braga 160m
Aqui vamos nós outra vez :unsure: :rolleyes: de novo acumulados elevados a Norte/Noroeste..

Apesar de as temperaturas terem descido para valores mais normais para a época, não se vislumbra, para já, uma entrada fria e que possa trazer alguma neve às serras.

Tudo muito de oeste e sudoeste como tem sido a regra nos últimos meses extremamente chuvosos :unsure:
Lembrou-me disto :D

31pbk5.png
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
'céticos'; observação satélite

E isto são anomalias referidas à Normal 1991-2020, já bem dentro do aquecimento das últimas décadas. Se fôr referida por exemplo à normal 1961-90 a anomalia ainda seria maior.

É notável, em contraponto, a anomalia negativa devida a La Niña (?) e também a do Antártico ocidental.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.