Seguimento Meteorológico Livre - 2025

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início

Termómetros voltam a subir e podem chegar aos 40 graus a partir de quinta-feira.​

Esta terça-feira, as regiões do Alentejo deverão voltar a registar temperaturas máximas entre 35 e 40 graus e até superiores em algumas zonas.

As temperaturas vão subir gradualmente a partir de quinta-feira e até ao fim de semana na ordem dos 10 graus Celsius, prevendo-se em alguma regiões máximas de 40 graus, disse à Lusa a meteorologista Ângela Lourenço.

Lusa

07:53


"Depois deste início da semana mais ameno e até com ocorrência de precipitação e trovoada em muitos locais do norte e centro, vamos ter uma mudança das condições meteorológicas", adiantou a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Ângela Lourenço, Portugal continental o tempo vai ser influenciado por um anticiclone que deverá posicionar-se a norte da Península Ibérica e de um vale depressionário que vem do Norte de África.

"Esses dois centros de ação vão trazer uma massa de ar mais quente que vai afetar o continente gradualmente a partir de quinta-feira. Já para o final da semana vamos ter valores de temperatura elevados tipicamente de verão e deverão manter-se até ao inicio da próxima semana", indicou.

Segundo a meteorologista, com a informação disponível, esta terça-feira, as regiões do Alentejo deverão voltar a registar temperaturas máximas entre 35 e 40 graus e até superiores em algumas zonas.

"Esta situação meteorológica caracteriza-se por ser acompanhada de noites mais quentes. Vamos voltar a ter sobretudo na região sul, principalmente no Algarve, as famosas noites tropicais", referiu.

Perigo de incêndio rural

Ângela Lourenço destacou também que estas condições meteorológicas com tempo mais quente e seco e acompanhado pontualmente de vento mais forte vão agravar o perigo de incêndio rural.

"Vamos ter dias e noites muito quentes a abranger quase todo o território no sábado e no domingo, havendo a possibilidade de o início da semana continuar quente. Do ponto de vista formal possivelmente vai haver aqui um episódio que pode configurar uma onda de calor", disse.

Segundo a meteorologista do IPMA, a subida vai ser gradual a partir de quinta-feira, podendo ser de 10 graus Celsius no total.

"Hoje temos uma máxima de 24 graus em Lisboa e depois gradualmente vai subindo e no dia 27, sexta-feira, vai registar 33 e no domingo 38. Beja hoje está com 31 e no sábado estará perto dos 40 graus", disse.
 
Concordo, menos de 45c e fiasco. Pode ser que aqui se tenha os tais escudos que alguns tanto choram que têm... quando chove, mas no quintal deles não chove.
Agora daria jeito um escudo desses
Eu estava a ser irónico, caso não tenhas percebido... Por mim podiam estar 45 ou 50°c no teu quintal.
 
Tenho o Festival do Panda com a minha filha em Oeiras no próximo Sábado. Visto as previões de 38º para Sábado e 41 para Domingo para Lisboa (alerta Laranja e Vermelho), não seria mais sensato cancelarem o evento?

Oeiras é beira-mar... Tenta hidratar ao máximo e levar chapéu de sol e até um borrifador para refrescar a pequena.

Mais devem sofrer os animadores que andam lá vestidos com aqueles fatos!!!

Atenção que o aumento da humidade pode ser contraproducente. Para usar borrifadores é preciso que haja depois brisas, naturais ou criadas artificialmente com ventiladores ou o simples leque...Não havendo essa turbulência do ar, borrifar pode ser mesmo prejudicial. Só estando dentro do mar.

Repare-se ainda que o festival Panda é no Parque dos Poetas, bem longe da costa, um local elevado e com grande insolação. O sítio do festival é na parte mais antiga do Parque dos Poetas, onde há um anfiteatro ao ar livre, virado ao quadrante Sueste, logo de costas para alguma eventual brisa de Noroeste (que está prevista mas fraca).

Há duas sessões, a da manhã apanha mais sol de frente, a da tarde pode beneficiar mais no aspecto de alguma sombra mas só mesmo ao fim da tarde. Os espectáculos da tarde decorrem mesmo à hora de maior calor (16:00 - 17:30 UTC) típica nestas situações.

Sábado tem temperaturas previstas ligeiramente abaixo das de Domingo (máximas 36ºC contra 40ºC).
 
Última edição:
Antes só estava disponível para França, salvo erro -> https://www.meteociel.fr/modeles/coupes_arpege.php?region=sp&ech=6

Basta traçar uma linha na região pretendida e o perfil vertical aparecerá.

AiVwIDZ.png



WRF, mesmo produto -> https://www.meteociel.fr/modeles/coupes_wrf.php?region=sp&ech=3&mode=2&wrf=0
 
Última edição:
Atenção que o aumento da humidade pode ser contraproducente. Para usar borrifadores é preciso que haja depois brisas, naturais ou criadas artificialmente com ventiladores ou o simples leque...Não havendo essa turbulência do ar, borrifar pode ser mesmo prejudicial. Só estando dentro do mar.

Repare-se ainda que o festival Panda é no Parque dos Poetas, bem longe da costa, um local elevado e com grande insolação. O sítio do festival é na parte mais antiga do Parque dos Poetas, onde há um anfiteatro ao ar livre, virado ao quadrante Sueste, logo de costas para alguma eventual brisa de Noroeste (que está prevista mas fraca).

Há duas sessões, a da manhã apanha mais sol de frente, a da tarde pode beneficiar mais no aspecto de alguma sombra mas só mesmo ao fim do tarde. Os espectáculos da tarde decorrem mesmo à hora de maior calor (16:00 - 17:30 UTC) típica nestas situações.

Sábado tem temperaturas previstas ligeiramente abaixo das de Domingo (máximas 36ºC contra 40ºC).
A minha mulher não me deixa cancelar porque quer que a miúda vá.. Enfim.. Vou trocar os bilhetes para a sessão da manhã e seja o que Deus quiser
 
trocar os bilhetes para a sessão da manhã.
A previsão para essa sessão é um pouco melhor do que a da tarde, embora o vento esteja mais fraco e o sol mais de frente (depende do lugar ocupado).

Veja-se aqui a previsão (note-se que as horas nestas previsões do IPMA são em UTC, menos uma hora do que a hora de Verão presente).
As temperaturas previstas vão dos 28ºC às dez da manhã até aos 34ºC à uma da tarde.

Prev-Oeiras_Sábado 28.webp
 
Estou um pouco desconfiado em relação à previsão 10 dias: Praias Adraga, Grande e Maçãs com 32ºC de máxima e Sintra com 31ºC e depois Cascais (incluindo as praias da linha) com 40ºC ? Há aqui um combate sério entre a nortada fraca contra a massa de ar quente do interior, uma barreira significativa da Serra de Sintra, será?
Isto para Domingo, claro.
 
Desculpa-me que te diga, mas não fazes ideia de como funciona o sistema de avisos. Achas que é só meter um mapa no paint e pintar uns distritos? Era só o que faltava termos meterologistas a furar regras e diversos protocolos a editar imagens e pintar metades de distritos. Algumas horas para mudar o sistema? Nem meses! São gerados imensos ficheiros, com formatos muito específicos, que são disseminados para muitos lados, inclusivamente o meteoalarm, e com regras que têm de ser cumpridas.

Que pode e deve mudar e ser modernizado? Claramente que sim. Mas isso coloca imensos desafios e questões que nem me passam pela cabeça, e exige tempo, muito trabalho e uma equipa profissional com conhecimentos em diversas áreas. Não é uma questão de alguns meses, quanto mais de horas.
Ninguém falou em paint, mas se quiseres simplificar a coisa ao extremo, que seja o paint, então. Isso que referi do editor de imagem era, como dito no comentário, em situações que se justifiquem, portanto, seria para além dos avisos, num comunicado à parte, não para substituir os avisos, mas para complementar, mas como não expliquei bem isso percebe-se a confusão.

Quanto a modificar a maneira como se emitem, ou melhor, como se visualizam, os avisos no site (modernizar, se assim o entenderes, apesar de não ser modernização nenhuma, a meu ver), é muito mais simples do que aquilo que estás a imaginar e não interfere em nada com o que é extraído ou partilhado externamente, é para isso que servem os APIs e qualquer mudança no site é facilmente feita tendo isso em conta, e até se pode fazer uma mudança puramente visual e o backend continuava a ser a mixórdia arcaica que é, como qualquer outro site governamental pelo mundo fora, mas pronto, há-de lá haver algum dinossauro que pensa que aquilo é um bicho de sete cabeças e não quer mandar mexer em nada com medo de estragar, quando um puto de 15 anos que perceba um bocadinho de frontend resolvia aquilo numa tarde.