Seguimento Meteorológico Livre - 2025

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Nos EUA país de atrasados mentais basta ver quem governa, uma trovoadazinha e evacuam o estádio...
Como foi ontem no jogo do Benfica...
Espero que nunca mais haja um mundial lá...
O Benfica borrou-se todo com a trovoada, pena só ter levado 4, ganharam ao Bayern pareciam ser papoilas saltitantes. :lmao::lol:

Nos EUA país de atrasados mentais basta ver quem governa, uma trovoadazinha e evacuam o estádio...

Queres a explicação pacóvia ou a técnica?

A pacóvia é que não sabes patavina do que estás a comentar.

A técnica é que, por recomendação do NWS, ninguém está (verdadeiramente) seguro até 10 milhas (16 quilómetros) de distância de uma nuvem de trovoada (acho que ontem havia aviso de strong thunderstorm). Daí que ontem cada raio reiniciava o temporizador de 30 minutos.

O estádio não tinha cobertura, ao contrário do que recentemente ocorreu:

---

-> https://eu.usatoday.com/story/sport...gth-time-proximity-ncaa-baseball/84131305007/

Here's more from the NCAA's weather/lightning delay policy:

"To resume athletics activities, lightning safety experts recommend waiting 30 minutes after both the last sound of thunder and after the last flash of lightning is at least six miles away, and moving away from the venue. If lightning is seen without hearing thunder, lightning may be out of range and therefore less likely to be a significant threat. At night, be aware that lightning can be visible at a much greater distance than during the day as clouds are being lit from the inside by lightning. This greater distance may mean that the lightning is no longer a significant threat. At night, use both the sound of thunder and seeing the lightning channel itself to decide on when to reset the 30-minute return-to-play clock before resuming outdoor athletics activities."

Última edição:
Queres a explicação pacovia ou técnica...?
Os teus posts 90% deles em Ingles ou Com links em inglês fazem parecer que estamos num Fórum dos EUA..
Já todos sabemos que os idolatras logo se gostas tanto deles a solução pode passar para ires viver para lá..
Assim sempre que chover ou fizer trovoada podes meter baixa.. Se quiseres ver um jogo leva um colchão e uma almofada que o jogo pode demorar várias horas... E espero sinceramente que seja o último mundial nesse país de m****...
O único provavelmente que os jogos param sempre que faz trovoada...
(ver as declarações de Maresca sobre jogo de ontem)
Fica com o teu Trump, e esses americanos senhores do mundo, que devem invadir mais uns países, que esses podem a vontade...
São os únicos que podem fazer tudo o que quiserem..
Se esta é a explicação pacovia ou técnica fica ao teu critério porque sinceramente estou me a borrifar para o que achas...
Os americanos que vanham prender mais uns jovens que bem na praia porque são um risco, ou uma professora de 23 anos que teve sexo com um aluno de 20 anos...

:D

De qualquer das formas, deve ter sido esta a 'declaração' -> https://www.charlotteobserver.com/news/weather-news/article309629950.html

Mora, estação do IPMA, acima dos 45ºC. :cold:
E a trajetória indica que ainda pode subir nas próximas horas
1751212146727.webp

A malta não sabe que é o São Pedro a festejar. :sono:

Entrada de neblina e ar marítimo cerca das 20 horas, na Lourinhã
Tiveram um impacto fundamental na baixa das temperaturas. Cerca das 19.40 saí de Campelos (aproximadamente 8 km da Lourinhã) com o termómetro a registar 28°C e cheguei à Lourinhã com 23°C.
No regresso, cerca de uma hora depois, já encontrei a temperatura em Campelos cerca de 23°C
Peço desculpa pela falta se qualidade da foto.
.
f1656afbb4cba4379d1cfa5f53f60cf2.jpg

Enviado do meu SM-A528B através do Tapatalk

Última edição:
uma trovoadazinha e evacuam o estádio
As trovoadas e o risco de morte devido a raios nada têm a ver com política ou governação de um país.
Já passei algumas temporadas em Miami e arredores, há dezenas de anos. Assisti a imensas trovoadas. Era corrente quase todos os dias ler-se e ouvir-se relatos de estragos por quedas de raios e mortes durante esses episódios mais intensos. Ninguém brincava com o assunto, já sabiam que era conveniente não sair à rua nessas alturas, nenhum local no exterior era seguro e mesmo nas zonas de habitações de poucos pisos eram vulgares as ocorrências até no interior das casas. Há situações em que é preciso vive-las para se compreender do que se está a falar.

Só um pormenor, eu acho fantástico toda esta estranheza pelas paragens por trovoada no Mundial, porque parece que nunca ninguém, principalmente os afectos à DAZN que já transmitiu várias provas americanas desde NFL à NASCAR, e é uma lei americana. Seja que evento ao ar livre for, se houver um relâmpago num raio de acho que 15km, a prova ou o que for pára obrigatoriamente 30 minutos com evacuação das bancadas sempre que possível. A cada novo raio recomeçam os 30 minutos. A Nascar tem milhentas bandeiras vermelhas por isso.

Só um pormenor, eu acho fantástico toda esta estranheza pelas paragens por trovoada no Mundial, porque parece que nunca ninguém, principalmente os afectos à DAZN que já transmitiu várias provas americanas desde NFL à NASCAR, e é uma lei americana. Seja que evento ao ar livre for, se houver um relâmpago num raio de acho que 15km, a prova ou o que for pára obrigatoriamente 30 minutos com evacuação das bancadas sempre que possível. A cada novo raio recomeçam os 30 minutos. A Nascar tem milhentas bandeiras vermelhas por isso.
Sim porque se viver no Alaska ou na Florida tem tudo a ver.....
Além disso se houver um concerto com 50000 pessoas também evacuam...
Quantas mortes há por queda de raios nos EUA e quantas mortes devido ao intenso calor no Verão...
Se tiver muito calor tb metem toda a gente em casa certo???

Os estádios nos EUA em geral não têm pára-raios e há essa regra dos 30 minutos após um relâmpago, é o que é. Eu sei que Portugal também não é exemplo, lembro-me que quando a Leslie passou aqui pela Figueira o presidente da câmara estava num espetáculo e ficou lá fechado quando a luz foi abaixo com a ventania, mas o protocolo americano também me parece muito exagerado (e forçado pelas seguradoras que são quem mandam, tal como na saúde), no euro na Alemanha tivemos um jogo interrompido por trovoada, a situação acalmou e 15 minutos depois estavam os jogadores de volta sem qualquer incidente, que me parece uma análise de risco-benefício mais razoável, até porque a paragem também tem os seus riscos em termos de lesões de atletas ou falta de sistemas de transportes se o evento se prolongar muito

Os estádios nos EUA em geral não têm pára-raios e há essa regra dos 30 minutos após um relâmpago, é o que é. Eu sei que Portugal também não é exemplo, lembro-me que quando a Leslie passou aqui pela Figueira o presidente da câmara estava num espetáculo e ficou lá fechado quando a luz foi abaixo com a ventania, mas o protocolo americano também me parece muito exagerado (e forçado pelas seguradoras que são quem mandam, tal como na saúde), no euro na Alemanha tivemos um jogo interrompido por trovoada, a situação acalmou e 15 minutos depois estavam os jogadores de volta sem qualquer incidente, que me parece uma análise de risco-benefício mais razoável, até porque a paragem também tem os seus riscos em termos de lesões de atletas ou falta de sistemas de transportes se o evento se prolongar muito
Óbvio que é extremamente exagerado para não dizer patético... Mas esta palavra é comum aos americanos... Sociedade de hipócritas mas não quero ir por aí...
Os americanos melhor do que ninguém tem ferramentas meteorológicas que são capazes Com detalhe de verificar se uma tempestade apresenta caraterísticas de haver raios nuvem solo, tornados ou afins..
Agora só porque faz um trovão a 15 km para um jogo, e patético e um exclusivo de patetice americana
Quem defende os EUA, seus políticos, leis e mentalidade de 3 mundo pode ir viver para lá...
Quem acha que Portugal é que está mal tb pode seguir o mesmo...

Máximas, mínimas e precipitação ontem, Domingo, valores extraídos das EMA do continente.

EMAS- 2025-06-29
TMáx/TMín Prec

35,3ºC/25,4ºC Albufeira
Alcácer do Sal
36,0ºC/17,7ºC Alcobaça
38,8ºC/17,1ºC Aldeia do Souto
37,9ºC/15,1ºC Aljezur
44,7ºC/17,2ºC Alvalade
43,8ºC/19,6ºC/ 1,4 mm Amareleja
39,2ºC/17,2ºC Anadia
38,7ºC/21,6ºC Arruda dos Vinhos
29,9ºC/16,7ºC Aveiro
44,1ºC/20,4ºC/ 0,8 mm Avis Benavila
38,9ºC/21,6ºC Barreiro Lavradio
43,6ºC/21,9ºC Beja
38,1ºC/18,0ºC/ 0,3 mm Bragança
21,0ºC/16,9ºC Cabo Carvoeiro
Cabo da Roca
23,0ºC/16,9ºC Cabo Raso
42,5ºC/17,0ºC Campo de Tiro / Alcochete
38,4ºC/22,3ºC Castro Marim
43,3ºC/22,5ºC Castro Verde/Neves Corvo
36,5ºC/16,9ºC Cerval / Aeródromo
43,2ºC/19,1ºC/ 0,1 mm Chamusca – Chouto
40,4ºC/16,9ºC Chaves/Aeródromo
Colares
44,2ºC/18,0ºC Coruche
40,3ºC/18,7ºC Covilhã
43,2ºC/20,2ºC Elvas
42,7ºC/20,3ºC Évora/Centro Coordenação
36,2ºC/25,7ºC Faro/aeroporto
35,8ºC/17,7ºC Figueira da Foz / Vila Verde
40,1ºC/20,6ºC Figueira de Castelo Rodrigo
34,9ºC/24,0ºC Fóia
Guimarães
35,9ºC/17,1ºC Leiria / Aeródromo
38,2ºC/23,0ºC Lisboa / Instituto Geofísico D.Luís
39,1ºC/19,2ºC Lisboa / Tapada da Ajuda
42,8ºC/22,9ºC Lisboa Amoreiras
40,7ºC/18,0ºC Loulé
41,7ºC/18,6ºC Lousã Aeródromo
35,5ºC/24,8ºC Lousã Candal
Lousã Trevim
37,4ºC/18,9ºC Luzim
36,9ºC/21,0ºC Mêda
44,4ºC/18,3ºC/14,9 mm Montemor-o-Novo
41,4ºC/20,6ºC Nelas
40,2ºC/17,8ºC OGAUC/Dias-da-Silva
39,5ºC/17,0ºC OGAUC/Santa-Clara
37,7ºC/26,6ºC Olhão – EPPO
39,8ºC/22,8ºC Ourém – Fátima
42,6ºC/19,1ºC Ourique – Santana da Serra
38,4ºC/16,7ºC Paços de Ferreira
31,4ºC/16,2ºC Pedras Rubras / Aeródromo
44,1ºC/17,9ºC Pegões
33,2ºC/16,8ºC Porto Massarelos
34,8ºC/23,0ºC Praia da Rocha
43,1ºC/26,1ºC/ 1,3 mm Proença-a-Nova
39,8ºC/18,1ºC Rio Maior
37,4ºC/16,5ºC/ 0,1 mm Sabugal
24,4ºC/15,3ºC Santa Cruz / Aeródromo
27,8ºC/16,2ºC/ 0,1 mm São Pedro de Moel
39,4ºC/15,3ºC/ 5,5 mm Seia / Aeródromo
34,8ºC/16,1ºC/ 8,7 mm Seia / Sra. Espinheiro
34,4ºC/16,4ºC Serra do Pilar / Porto
36,6ºC/23,4ºC Sintra/tapada do Mouco
36,3ºC/22,6ºC Tavira
37,9ºC/17,2ºC Torres Vedras Dois Portos
38,0ºC/20,2ºC/ 2,3 mm Trancoso
39,7ºC/20,5ºC Vila Real Cidade
Vila Real de Santo António
41,5ºC/18,1ºC Viseu Cidade

Verificação ainda não realizada pelo registo diário.

Para já, onze estações, 17,2%, com temperatura máxima > 43,0ºC.

Verificação: corrigida a máxima de Faro (de 26,2ºC para 36,2ºC, lapso óbvio); precipitação de Seia/aeródromo (de 5,3 mm para 5,5 mm).

Última edição: