Seguimento Meteorológico Livre - 2025

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Em Espanha falam dum sistema com características subtropicais e até faz algum sentido em termos de precipitação, já em Outubro de 2023 com o Bernard (Vince= para mim), teve características subtropicais como o vento e a precipitação, é o 2° sistema que chega ao Algarve e Sul de Espanha com essas características e o NOAA ignora...

A NOAA claramente tinha o foco na MELISSA, é natural que assim seja, mais ainda numa situação de corte parcial no funcionamento do estado americano, fruto do corte de orçamento pontual (!) deste momento.
Parece-me no entanto algo prematuro ser considerada "borrasca subtropical", só com análise do IPMA e da AEMET poderemos ter uma melhor noção desta situação.

Em relação ao tema de estarem a aumentar este tipo de sistemas, torço o nariz de momento. Não é uma situação "virgem", de longa data acontecem, as ferramentas de análise melhoraram (satélite, modelos meteorológicos), o e precisão detalhe são maiores.
É provável que muitas situações de grandes núcleos convectivos no passado tivessem na sua génese algo similar. Mas as tais ferramentas de análise não existiam...

Em relação à previsão de ontem a 24 horas para hoje, a frente está um pouco adiantada:

Previsão:
MetOffice_20251029_1030-18h_T+24.gif

Observação:
PPVA_20251030_18.gif

Nota-se também uma ligeira descida geral da pressão no cavado da depressão e para sul.

Em relação à previsão de ontem a 24 horas para hoje, a frente está um pouco adiantada:

Previsão:
Ver anexo 26334

Observação:
Ver anexo 26335

Nota-se também uma ligeira descida geral da pressão no cavado da depressão e para sul.
Ou seja, poderá estacionar mais a Sul do que esperado? É que como disse num outro tópico, basta ela parar uns 100km mais a Sul e vai ser o caos nas grandes cidades da AML.

• Gosto
Reactions: Geopower
O que aconteceu dia 28 foi surreal e espero que amanhã (e tão cedo) não aconteça novamente (o meu carro não vai aguentar)... (embora eu goste de trovoadas...mas quando estou em casa e no quentinho:D:D)

pGni65S.png

0ZueAPb.png

Quanto menor o valor, melhor.

Resultados das previsões também dependem da região e da estação.

Aurora é o modelo da Microsoft. AIFS é o IA do ECMWF.

Como os modelos IA basicamente ainda são meros identificadores de padrões, têm dificuldades em prever extremos incomuns.

Ainda há muito para melhorar.

Última edição: