Seguimento Meteorológico Livre - 2025

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
:facepalm:
"

Fogos: “Quem tem a responsabilidade da decisão precisa de tranquilidade e de sossego”

Em entrevista à Renascença, Maria Lúcia Amaral diz que estão previstas para amanhã tempestades secas e ventos convexos, factores que em 2017 foram decisivos para a situação de fogo incontrolável."

Cuidado com os ventos CONVEXOS (pois são ao contrário dos ventos côncavos) ...
O CHATGPT diz isto:

1.​

• Convexo, em termos geométricos, refere-se a uma superfície ou forma que se curva para fora (como o lado externo de uma esfera).
  • Ventos convexos poderiam, poeticamente ou teoricamente, ser ventos que se espalham ou se curvam para fora a partir de um ponto — talvez sugerindo um movimento divergente (como o ar se afastando do centro de uma área de alta pressão).

Exemplo:​

"Os ventos convexos sopravam do alto do planalto, dispersando nuvens e poeira para todos os lados."

:facepalm:
"

Fogos: “Quem tem a responsabilidade da decisão precisa de tranquilidade e de sossego”

Em entrevista à Renascença, Maria Lúcia Amaral diz que estão previstas para amanhã tempestades secas e ventos convexos, factores que em 2017 foram decisivos para a situação de fogo incontrolável."

Cuidado com os ventos CONVEXOS (pois são ao contrário dos ventos côncavos) ...
Mas a que tempestades secas se referem estes senhores? Estou desde ontem sem perceber...

Eheh, certo, só que o sol digere os próprios resíduos da sua produção de energia nuclear, além de que usa a fusão nuclear e não a fissão nuclear usada pela humanidade. Quando a humanidade dominar o processo da fusão nuclear, em todas as suas fases, terá, então sim, a energia mais limpa de sempre.
Pois, mas isso não dá dinheiro a ganhar e os contratos são para PAGAR...
Não dá jeito apostar em novas, eficientes e baratas fontes de energia.

Mais impressionante que o Pinhão, que está num vale encaixado e sempre manifestou tendência para valores extremamente elevados, mesmo em situações mais banais, Mirandela terá hoje a sua 10ª máxima acima de 40ºC em 12 dias consecutivos (e a cumprirem-se as previsões fará 12 em14). Desde o dia 4 de agosto, a máxima mais baixa foi de 38,7ºC.

Até domingo vão ser 15 dias consecutivos extremamente anormais no interior Norte e Centro, provavelmente inéditos. Se no Alentejo já havíamos presenciado pior em 2003 (Évora teve 17 dias consecutivos com média das máximas de 40,6ºC), duvido que algo semelhante tenha acontecido a Norte do Tejo no último século.

Mais do que a influência das alterações climáticas a nível global, que são inegáveis, acho que seria interessante analisar-se a enorme frequência com que, nos últimos 5 /10 anos, se estabelecem circulações de Sudoeste na Europa Ocidental (quer seja verão ou inverno), provocando a subida da dorsal sobre a Península Ibéria/ França e causando bloqueios na Europa Oriental. Na esmagadora maioria dos anos anteriores, as maiores anomalias quentes do mundo têm-se situado na Europa Oriental/ metade ocidental da Rússia.

Esta circulação de Sudoeste tem aumentado significativamente a ocorrência de pequenas depressões na zona dos Açores/ Madeira, que provocam fluxos de Sul/ Sudoeste e eventos anormalmente quentes no Interior Norte e Centro do país. Basta dizer que até ao dia de hoje, a média das máximas em Castelo Branco é superior às de Évora e Beja, e mesmo Bragança, situada a maior altitude, não está muito afastada das capitais alentejanas (Bragança e Vila Real com 37,3ºC, Castelo Branco com 39,1ºC, Évora com 38,6ºC, Beja com 38,3ºC). E situações destas têm sido relativamente recorrente nesta década.

Mais impressionante que o Pinhão, que está num vale encaixado e sempre manifestou tendência para valores extremamente elevados, mesmo em situações mais banais, Mirandela terá hoje a sua 10ª máxima acima de 40ºC em 12 dias consecutivos (e a cumprirem-se as previsões fará 12 em14). Desde o dia 4 de agosto, a máxima mais baixa foi de 38,7ºC.

Até domingo vão ser 15 dias consecutivos extremamente anormais no interior Norte e Centro, provavelmente inéditos. Se no Alentejo já havíamos presenciado pior em 2003 (Évora teve 17 dias consecutivos com média das máximas de 40,6ºC), duvido que algo semelhante tenha acontecido a Norte do Tejo no último século.

Mais do que a influência das alterações climáticas a nível global, que são inegáveis, acho que seria interessante analisar-se a enorme frequência com que, nos últimos 5 /10 anos, se estabelecem circulações de Sudoeste na Europa Ocidental (quer seja verão ou inverno), provocando a subida da dorsal sobre a Península Ibéria/ França e causando bloqueios na Europa Oriental. Na esmagadora maioria dos anos anteriores, as maiores anomalias quentes do mundo têm-se situado na Europa Oriental/ metade ocidental da Rússia.

Esta circulação de Sudoeste tem aumentado significativamente a ocorrência de pequenas depressões na zona dos Açores/ Madeira, que provocam fluxos de Sul/ Sudoeste e eventos anormalmente quentes no Interior Norte e Centro do país. Basta dizer que até ao dia de hoje, a média das máximas em Castelo Branco é superior às de Évora e Beja, e mesmo Bragança, situada a maior altitude, não está muito afastada das capitais alentejanas (Bragança e Vila Real com 37,3ºC, Castelo Branco com 39,1ºC, Évora com 38,6ºC, Beja com 38,3ºC). E situações destas têm sido relativamente recorrente nesta década.

Empiricamente e sem consultar dados oficiais, lembro-me bem do sufoco de 2003 em Viseu agravado pelo facto de, na altura, ainda não ter AC em casa, mas dá-me ideia que não foi tão prolongado no tempo, pelo menos de forma tão consecutiva. Por aqui tem sido muito mau.

Ainda bem que apanhei o vosso post.
Ia perguntar se era normal "a circulação" (ou vento) predominante de sul/sudoeste.
Aqui na região do Oeste tenho notado uma alteração do vento predominante de sul/sudoeste quando, nestes episódios de calor, o habitual era o vento predominante de este/sudeste (o vento de suão como dizia a minha avó. Ou então dizia que "o tempo de hoje está do lado dos espanhóis"), quente mas seco. Esta predominância se Sul/sudoeste parece transportar, além do ar quente, um ar quente e húmido (talvez devido a circulação sobre o oceano)...
Desculpem a minha ignorância mas existe uma alteração no padrão dos ventos?

Enviado do meu SM-A528B através do Tapatalk

Última edição:
Interessante como não me tenho apercebido disso, tem alguma carta sinóptica que exemplifica o padrão a que se refere?

E situações destas têm sido relativamente recorrente nesta década.
Aqui em CB já o ano passado foi terrível, sensivelmente a partir a partir do dia 20 Julho até ao fim da primeira quinzena de Agosto com temperatura sempre acima dos 37, com alguns dias ocasionais de 40. Mas este ano está bem pior :(. E a tendência é para piorar ainda mais.