Seguimento Meteorológico Livre - 2025

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
mLFvCZI.png
Editar

QQQdlGf.png

---

mMBn8Q5.png

hfQzPgV.png

Última edição:
Certo. Mas não referem os 162km/h registados na sua rede. Referem sim o valor de uma estação que não é da rede do IPMA e que não aparece no mapa das estações.

De qualquer modo, não entendo porque é que só consideram rajadas a baixa altitude e/ou em zonas populosas. Podiam deixar uma nota em relação a isso, mas não dizer que a rajada máxima foi de 154km/h quando houve valores superiores. Se assim fosse, muitas estações de Portugal continental não seriam consideradas em eventos e boletins climatológicos.
Também não entendo, muitos dos recordes mensais de temperaturas baixas e de precipitação são de estações como as Penhas da Saúde ou a Lagoa Comprida que estavam lá nos confins da Serra da Estrela mas eram considerados na mesma. Mesmo as Penhas Douradas não são exatamente um grande núcleo populacional

vou ser sincero, já não posso com isto, fartinho mesmo, entrar em Outubro com praticamente 33ºC e as previsões só indicam 30ºC+ até ao infinito com praticamente chuva nenhuma...só daqui a 12/13 dias mostra algo o que não quer dizer absolutamente nada

estou a um passo de começar a chorar do inverno inexistente de tal desespero :lol:

vou ser sincero, já não posso com isto, fartinho mesmo, entrar em Outubro com praticamente 33ºC e as previsões só indicam 30ºC+ até ao infinito com praticamente chuva nenhuma...só daqui a 12/13 dias mostra algo o que não quer dizer absolutamente nada

estou a um passo de começar a chorar do inverno inexistente de tal desespero :lol:

É proibido chorar pelo Inverno inexistente sem chorar primeiro pelo Outono inexistente. Temos de ter regras nestas coisas...

sem chorar primeiro pelo Outono inexistente. Temos de ter regras nestas coisas...
Também pensei nisso, é que o Outono propriamente dito, ainda nem sequer começou, quanto mais o Inverno... Chega se ao Inverno e é uma ou duas semanas de frio e pronto, no Verão é calor até fartar, e cada vez pior...

O nosso desespero pela falta de chuva e a irritação com o tempo quente tolda-nos a memória de média prazo :) Façam, como eu, um exercício retrospetivo e vejam o que se passava e dizia aqui no fórum em outubro de 2011 e as temperaturas que enfrentávamos. Há outros anos "interessantes" neste aspeto. Comparativamente, neste outubro não estamos assim tão mal, até ver. Não vale a pena exponenciarmos a ansiedade, o mês ainda mal começou. Basta uma cut-off para mudar o cenário.

• Revirar os Olhos
Reactions: StormRic
O nosso desespero pela falta de chuva e a irritação com o tempo quente tolda-nos a memória de média prazo :) Façam, como eu, um exercício retrospetivo e vejam o que se passava e dizia aqui no fórum em outubro de 2011 e as temperaturas que enfrentávamos. Há outros anos "interessantes" neste aspeto. Comparativamente, neste outubro não estamos assim tão mal, até ver. Não vale a pena exponenciarmos a ansiedade, o mês ainda mal começou. Basta uma cut-off para mudar o cenário.
Pois, mas talvez seja melhor ir mesmo ao terreno e auscultar directamente os testemunhos de quem depende da chuva para realizar a actividade rural normal. E também perspectivar a situação presente face aos meses anteriores e à classificação deste Verão como o mais quente e seco dos últimos 84 anos, ao qual já se seguiu um Setembro seco.

Pois, mas talvez seja melhor ir mesmo ao terreno e auscultar directamente os testemunhos de quem depende da chuva para realizar a actividade rural normal. E também perspectivar a situação presente face aos meses anteriores e à classificação deste Verão como o mais quente e seco dos últimos 84 anos, ao qual já se seguiu um Setembro seco.
Sim Stormic. No terreno ando eu regularmente fruto da minha profissão. O meu comentário foi meramente "profilático", ou seja, tentar apaziguar as almas ansiosas. No fundo, o que quis dizer é que outros outubros foram quentes e secos e também eles a culminarem verões escaldantes (pensemos, por exemplo, no verão de 2017 e no que nos trouxe outubro avançado em termos de temperaturas e incêndios). Setembro foi seco, mas não foi quente (veja-se o boletim emitido hoje pelo IPMA).