Seguimento Meteorológico Livre - 2025

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
A webcam parece atualizar de 20 em 20min.
Excelente qualidade de imagem:

yzNTLc2.jpeg

Ainda nunca fui até aos Carris (ou mais acima). Aquele cimo mais ao longe que se vê na imagem da webcam é o Pico da Nevosa (1545m)? E o vale é a Garganta das Negras?

Última edição:
-> https://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/analysis_monitoring/enso_advisory/ensodisc.shtml

The IRI multi-model predictions favor La Niña through the Northern Hemisphere winter 2025-26 [Fig. 6]. The North American Multi-Model Ensemble is also in agreement, and based on recently observed anomalies, the team favors La Niña to continue through winter.

Nem sempre as previsões dos vários centros são iguais -> https://www.bom.gov.au/climate/enso/?ninoIndex=nino3.4&index=rnino34&period=weekly#tabs=Overview

The Bureau's model currently predicts the tropical Pacific is likely to meet La Niña levels briefly during spring, before returning to neutral by summer. International models indicate some further cooling is likely, also reaching La Niña levels during spring, with all but one returning to neutral by the end of summer. For a La Niña event to be considered established, an atmospheric response would also need to be observed.

Amanhã haverá atualização japonesa -> https://ds.data.jma.go.jp/tcc/tcc/products/elnino/outlook.html

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
O escudo retorna.

nqR6R4s.gif

NhA71mY.gif

---

tehvTBZ.png

A configuração atmosférica do inverno e primavera ainda pesa:

i3jEDb3.png
Facilmente será dos outubros mais quentes de sempre. Esta previsão para Lisboa, se não fosse pelo nível de UV a indicar que já estamos em outono, parece uma leitura típica de julho. Insano.

1760035337765.webp

Só não ultrapassa Out, 2017 porque essa foi a 1a quinzena mais insana em registos em Portugal de sempre, sem dúvida. E todos os derivados consequentes dos episódios desse mês histórico.

1760035528027.webp

Facilmente será dos outubros mais quentes de sempre. Esta previsão para Lisboa, se não fosse pelo nível de UV a indicar que já estamos em outono, parece uma leitura típica de julho. Insano.

Ver anexo 25816

Só não ultrapassa Out, 2017 porque essa foi a 1a quinzena mais insana em registos em Portugal de sempre, sem dúvida. E todos os derivados consequentes dos episódios desse mês histórico.

Ver anexo 25817
Aqui pelo menos, não me tem parecido tão quente este Outubro( tem estado quente como é óbvio), mas não ao nível de 2011, 2017, ou 2023 por exemplo .

Excelente qualidade de imagem:

yzNTLc2.jpeg

Ainda nunca fui até aos Carris (ou mais acima). Aquele cimo mais ao longe que se vê na imagem da webcam é o Pico da Nevosa (1545m)? E o vale é a Garganta das Negras?
Sim (para ambas as perguntas). :thumbsup:

Sim (para ambas as perguntas). :thumbsup:
Obrigado! Que vontade de pôr a mochila às costas e calçar as botas de montanha... (humm... talvez primeiro calçar as botas)
Acho que vou estar atento e fazer uns time-lapses das imagens desta webcam. Estou deveras curioso de ver os registos desta estação naqueles grandes eventos de Outono/Inverno. Venham eles.

Obrigado! Que vontade de pôr a mochila às costas e calçar as botas de montanha... (humm... talvez primeiro calçar as botas)
Acho que vou estar atento e fazer uns time-lapses das imagens desta webcam. Estou deveras curioso de ver os registos desta estação naqueles grandes eventos de Outono/Inverno. Venham eles.
Se estiveres interessado, o próprio Rui Barbosa organiza subidas ao Gerês. Ninguém melhor que ele conhece os meandros que nos levam ao topo da Serra...

Irá fazer uma caminhada às Minas de carris em novembro: https://barbosa-trekking.pt/trekking-as-minas-dos-carris-serra-do-geres-8-de-novembro/#more-4058

Última edição:
Para já seco, sequinho no que ao sul diz respeito. Quanto ao futuro os experts do longo prazo que se pronunciem.
Eu não me admiraria de uma travessia do deserto pelo Outono adentro, ainda mais tendo em conta o período de sonho que tivémos de Janeiro a Abril.
O que estou à espera a qualquer momento é de maluqueiras pelo Mediterrâneo...
Desculpem-me mas sou obrigado a citar-me tendo em conta a pasmaceira actual e o que se vai passando no levante Espanhol...
Isto foi dito a 27 de Agosto...

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

A EUMETSAT divulgou as primeiras imagens da Terra do seu instrumento METimage a bordo do satélite Metop Second Generation A1 (Metop-SGA1), lançado recentemente. Esses primeiros teasers mostram os detalhes requintados, as cores realistas e os produtos de dados que, em última análise, darão suporte aos serviços meteorológicos nacionais para melhorar as previsões que salvam vidas, protegem comunidades e beneficiam economias.​

Isto promete, a qualidade das imagens parece impressionante na óptica do utilizador comum, completamente realista.
metimage_true_color_local_ewa_20250924T084358_20250924T085959__20250930T230809_satpy_enhanced_0.jpg

Como dispõe de variados e novos sensores\canais poderá ser um grande avanço no que respeita à comunidade científica.
Ver mais aqui: https://www.eumetsat.int/metimage-delivers-spectacular-first-images

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar