Seguimento Meteorológico Livre - 2026

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
O Antílope bem quer voltar das suas férias, mas o tempo não está a cooperar...
Cld1kzb.jpeg
Depois de longas semanas, o Antílope voltou das suas merecidas férias. Diz que vem para ficar.
jk8xJK5.jpeg
 
Depois de longas semanas, o Antílope voltou das suas merecidas férias. Diz que vem para ficar.
jk8xJK5.jpeg
Veio de fim de semana mas já vai para o Algarve.
É que não se dá com o clima do norte...
 
-> https://rr.pt/noticia/pais/2026/02/...ns-mais-descritivas-da-protecao-civil/459386/

O que falhou, na sua perspetiva, não foi apenas a previsão meteorológica ou a dimensão inesperada do fenómeno. Falhou, sobretudo, a forma como a informação chegou às pessoas. “Nós não recebemos nenhum tipo de alerta que fosse capaz de realmente aumentar a perceção de risco, do tamanho que era o risco”. A mensagem que chegou foi um SMS da Proteção Civil a avisar para “ventos de até 140 km por hora” e a recomendar atenção. “Nenhuma informação instrutiva, nem o que você deve fazer, o que não deve fazer, como proteger a si mesmo ou proteger as pessoas mais vulneráveis”, observa Bianca Toniolo.
Outro ponto essencial é a tradução dos dados técnicos em linguagem compreensível. “O que é um vento de 140 km por hora? Para muitas pessoas, é apenas um número. Pode ser relativizado, mal interpretado, ignorado. Quando a gente diz que é um vento de 140 km por hora, é um vento que corre à mesma velocidade que um automóvel quando passou do limite máximo das estradas aqui em Portugal, aí já se percebe que é um vento muito rápido”. Sem esta tradução, ‘140, 14, 1400’ é só um número que não diz nada, incapaz de transmitir urgência e gravidade”, defende.
Em contexto de crise, comunicar não é apenas informar. É descrever, traduzir e orientar, de forma clara, concreta e acessível, para que as pessoas consigam, de facto, proteger-se.

A velocidade de vento pode ser ignorada mas recorrentemente mandar mensagens massivas com uma descrição do evento e lista de medidas não seria.


Quanto muito, as SMS até deviam ser mais simples. Basta indicar a cor e categoria do aviso com a recomendação para a obtenção de mais informações nos portais habituais.

As medidas de autoproteção são basicamente sempre as mesmas.
 
Última edição:
Feb 14 (Reuters) - New Zealand was bracing for more heavy rains on Saturday after floods swept through one regional centre, causing power outages, road collapses and home evacuations while a man's body was found in a vehicle submerged on a highway.

The weather system is expected to intensify, with heavy rains, winds of up to 120 km/h (75 mph) and waves reaching seven metres (22 feet) affecting the capital Wellington and other areas from Sunday, New Zealand's MetService said.
Rain began battering Otorohanga around 2 p.m. (0100 GMT) local time on Friday but worsened through the evening to the point where up to 300mm (11.8 inches) was recorded in about an hour. A pumping system designed to prevent flooding strained under the deluge, Dow said.
"A weather bomb just came across," he added.



Vendo na diagonal o arquivo parece ter sido um sistema frontal com uma colossal água precipitável. Lá é Verão.


Isto é só para introduzir o que vai acontecer a seguir:



O que o meteorologista não diz, porque seria demasiado técnico, é que o cavamento da depressão à superfície se deverá ao empilhamento vertical com uma depressão em altitude nas redondezas.

7OhuT4D.gif


Não é algo que se vê todos os dias e - em teoria - terá um aspeto um bocado para o ameaçador.

FjejS5v.png
 
Última edição:
Não me espanto com as temperaturas de 25 graus anunciadas para a última semana de Fevereiro, com o anticiclone bem instalado e sem frio a vir de norte ... parece bem provável, vamos ver - é certo que as coisas precisam de secar , há campos onde não se consegue entrar.
E diga-se que os 25° de fevereiro não assusta tanto (já tivemos várias vezes) quanto os 25° de janeiro que tivemos há uns anos atrás ( não me recordo o ano, mas foi recente).
 
Bom, espero que essas temperaturas previstas a partir do final da semana, não sejam já um prenúncio para o fim do Inverno... Tal como já referi, isto pode ir do 8 ao 80 num ápice... E para o pessoal como eu, que queria uma nova situação similar, ou melhor, à depressão Ingrid, com o passar dos dias a janela de oportunidade começa a diminuir...