Seguimento Meteorológico Livre - 2026

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início

Proteção Civil alerta para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas do Porto.

25 de janeiro, 2026 às 11:20.

A Proteção Civil Municipal do Porto alertou, este domingo, para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas da cidade, recomendando à população a adoção de medidas de prevenção e proteção.

Num comunicado publicado no 'site' oficial da Câmara Municipal do Porto, a Polícia Municipal alerta que os locais historicamente mais vulneráveis são o Postigo do Carvão, Ribeira, Miragaia, Cais do Ouro, Passeio Alegre e Rua das Sobreiras.

A Proteção Civil Municipal recomenda à população a adoção de medidas de prevenção e proteção, nomeadamente o acompanhamento dos períodos de enchente até à preia-mar, sobretudo quando associados a caudais elevados da Barragem de Crestuma.

Também é recomendado o cumprimento dos perímetros de segurança que, eventualmente, venham a ser implementados, a não travessia de zonas inundadas, prevenindo o arrastamento de pessoas ou viaturas, bem como a não permanência ou estacionamento de viaturas em locais historicamente vulneráveis a cheias.

Outras das recomendações é a salvaguarda de alimentos, bens de valor, documentos e objetos pessoais importantes, acondicionando-os em locais elevados e protegidos, e a preparação para o eventual corte de água, gás e eletricidade, sempre que se justifique.

Já nos cais, é recomendada a recolha de plataformas flutuantes, quando aplicável.

É também solicitado que a população faça o correto acondicionamento e colocação em local seguro de produtos poluentes ou tóxicos e acompanhe as informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, da Capitania do Porto do Douro, bem como das indicações da Proteção Civil e das Forças de Segurança.

"A Câmara do Porto, através do Pelouro da Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a evolução da situação meteorológica e hidrológica, adotando as medidas consideradas adequadas e divulgando oportunamente os avisos necessários", termina a publicação, na qual a autarquia destaca, por fim, os números de emergência 112 e do Batalhão de Sapadores de Bombeiros (225 073 700).

 
quem é que daqui se encontra totalmente satisfeito com este inverno?
é que estamos perante um daqueles invernos á moda antiga, com tudo o que faz parte, chuva em abundância, neve, frio, vento, etc.
por mim está optimo, mas já tenho visto por aqui a pedirem o fim deste padrão.
Sem dúvida que está a ser um excelente inverno, "à moda antiga". O problema é que "antigamente" não havia a construção urbana, impermeablização de solos, desvios e confinamento de cursos de água que existem hoje por todo o lado. É nessa perspectiva que é compreensível a preocupação com a continuação deste regime, quiçá agravamento. Também há extensas áreas de paisagem e solos fragilizadas pelos incêndios deste e anos anteriores.
 
Será que se espera mais alguns nevões este Inverno, é que o Modelo Americano já começou a baixar outra vez as cotas nos próximos dias.
sim é verdade para amanha terça feira e penso que ninguém está a falar disso há muita precipitação e neve cotas médias acima 800 metros
 
Já vão mais de 24 horas com ventos de força de furacão no quadrante sudoeste de Joseph a gerarem ondulação que chegará às costas nacionais como ondulação de fundo de longo período, à qual se irá sobrepôr a vaga produzida pelo vento forte local.

north_atlantic_mslp_analysis_last_18z.gif
north_atlantic_mslp_analysis_last_00z.gif

north_atlantic_mslp_analysis_last_06z.gif

north_atlantic_mslp_analysis.gif
 
Neste momento, já com os acumulados de Janeiro devemos ter o Algarve com 70 a 90% da média anual para o ano hidrológico. Vamos a caminho do terceiro ano dentro ou acima da média, depois de uma década extremamente seca. Ainda assim, não chega para compensar o que não choveu ente 2012 e 2023.
 
Neste momento, já com os acumulados de Janeiro devemos ter o Algarve com 70 a 90% da média anual para o ano hidrológico. Vamos a caminho do terceiro ano dentro ou acima da média, depois de uma década extremamente seca. Ainda assim, não chega para compensar o que não choveu ente 2012 e 2023.
Neste momento já só deve faltar recuperar o aquífero Almádena-Odiáxere e o Querença-Silves. Não sei como estão as Fontes de Estômbar, se já eclodiram ou não?... na parte Ocidental do aquífero está tudo saturado. Alguns olhos de água temporários na zona de Querença estão com caudais incríveis! Ontem estive na ribeira de Alte e também leva um caudal incrível e os olhos de água parecem um jacuzzi :D
Tem chovido bem um pouco por todo o Algarve mas na metade Noroeste/interior tem chovido bem mais!