Seguimento Meteorológico Livre - 2026

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Perante a possibilidade de alguma queda de neve a cotas médias na próxima madrugada, não deveria haver alguma agitação aqui no fórum?!
A situação também é complexa de prever... Por isso, a agitação só pode começar a surgir quando os flocos estiverem efetivamente a cair

Perante a possibilidade de alguma queda de neve a cotas médias na próxima madrugada, não deveria haver alguma agitação aqui no fórum?!
pois mas a precipitação vai ser pouca e é muito passageiro , mas veremos a natureza ás vezes nos surpreende. mas logo as cotas sobem e a neve pouca que cairá derreterá rapidamente, mas ainda temos muito inverno.

As mudanças climáticas têm muitos culpados, da agricultura aos transportes e à produção de energia. Agora, adicione mais um: a massa salgada das profundezas oceânicas.

Culpar a agricultura parece um extremo, daquilo que eu considero sensacionalismo político e jornalístico. Com consequências nefastas no futuro.
Quanto à questão do CO2 nas massas de água profundas, eu dou uma hipótese: terá sido consequência e não responsável pelo arrefecimento global.
Se as correntes marinhas travaram a sua velocidade, então só depois é que o CO2 foi aprisionado em profundidade na tal massa de água mais salgada, logo mais densa no fundo do mar.

Tenho uma solução: é só despejar grandes quantidades de sal para o fundo do mar para aprisionar o CO2...
Temos de aumentar a capacidade de extração de sal nas nossas salinas. O negócio promete. ;)

-------

Deixo aqui esta imagem EUMETSAT:

Eumetsat2.webp

Temos a depressão que todos "temem" a entrar na Europa do norte, onde se observa a massas de ar fria que trará muito frio e neve para essas zonas.
A Europa está a ter uma inverno "retro".
Há uma depressão a oeste dos Açores e uma outra a sair da Europa de leste.
Isto anda animado!

• Gosto
Reactions: joselamego
  • Gosto
No passado, para o próprio dia tinha uma previsão de 00-12h e 12-24h e sempre era um pouco melhor, mas acabaram com isso.
Alguém ainda tem prints de como era a página inicial nessa altura?
Como não sigo meteorologia há tanto tempo assim, nunca cheguei a ver isso. :p

• Gosto
Alguém ainda tem prints de como era a página inicial nessa altura?
Como não sigo meteorologia há tanto tempo assim, nunca cheguei a ver isso. :p
Não mudou muito, pelo menos desde que me lembro. Alteraram os símbolos e foram alterando outras coisas, mas nada por aí além. Neste caso que encontrei já era IPMA, mas quando era apenas Instituto de Meteorologia não era muito diferente, não tinha era informações detalhadas sobre o mar.

É possível ver ali o que eu referi com a previsão 00h-12h e 12h-24h. Pelos vistos aplicava-se tanto ao próprio dia, como ao dia seguinte:
r7l4nIA.jpeg

O mapa de estações meteorológicas sofreu sim, uma grande mudança. Era assim:
8FZeyjc.jpeg

Algo que não mudou desde há quase 15 anos atrás é que o Alentejo continua praticamente com a mesmas estações. :huhlmao: Únicas novidades foram Montemor e Ourique.

Última edição:
  • Gosto
  • Adoro
Reactions: Thomar e tonítruo
Não mudou muito, pelo menos desde que me lembro. Alteraram os símbolos e foram alterando outras coisas, mas nada por aí além. Neste caso que encontrei já era IPMA, mas quando era apenas Instituto de Meteorologia não era muito diferente, não tinha era informações detalhadas sobre o mar.

É possível ver ali o que eu referi com a previsão 00h-12h e 12h-24h. Pelos vistos aplicava-se tanto ao próprio dia, como ao dia seguinte:
r7l4nIA.jpeg
E a divisão 0–12h, 12–24h era só na página inicial ou também havia na página de previsão de localidade?

E a divisão 0–12h, 12–24h era só na página inicial ou também havia na página de previsão de localidade?
Também havia na previsão por localidade:
ObMIMme.png

-> https://www.climatehubs.usda.gov/hubs/international/topic/no-till-farming-climate-resilience

Fora a massiva desflorestação, metano do gado, etc.

Não se fala mais porque instiga muita emoção e há piores fontes.

O poder negar, pode-se. Mas não é realista.
O metano do gado é um exemplo do que considero ser uma aberração.
Temos gado, sempre tivemos, a própria decomposição do coberto vegetal emite metano. Ficamos em quê? Um absurdo!!!

Quanto ao resto, óbvio que a desflorestação está aí, trocar florestas antigas por monoculturas tem os seus custos, não só na absorção do CO2 (que mesmo assim é em grande parte mitigada pela absorção das novas culturas intensivas) como na eliminação de fauna e flora nativas.

Se há necessidade de incrementar a forma como a agricultura age? Claro que sim, uma agricultura de proximidade (relembro que até as hortas são alvo dos políticos de algibeira da UE que a estão a demonizar) permite menos emissões, permite quebrar cadeias de distribuição que às vezes são de muitos milhares de km de distância.
Uma agricultura com menos pesticidas e adubação química é mais amiga do ambiente, geralmente com produtos de melhor qualidade na percepção do consumidor.
E uma que permita gerir melhor os solos para evitar a erosão, manutenção de solos mais húmidos e ricos em nutrientes, é aquela que se afigura a que traz mais benefícios para todos. Junte-se a isso os animais de pasto, os quais contribuem decisivamente para uma ecologia plena no futuro que todos queremos.

Já vi algures escrito:
"Uma vaca a pastar, é efectivamente o #$$$%"$ do planeta Terra "

• Gosto
Reactions: Cadito