Seguimento Meteorológico Livre - 2026

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Numequeixo. Nadinha.

jra55_global_temp_anomaly_YTD.png

É uma questão de perspetiva, idiótica. Ainda à espera.

O que esta a dar agora e Big Brother e Casa dos Segredos e quanto mais gente baixo nivel melhor ....
E isso que povo gosta nao e futebol ..
P×××××
Detesto reality shows, e novelas também. Gosto de um bom documentário e também gosto de ver ciclismo ou um bom filme. Tirando isso praticamente não vejo televisão.

Bom dia, aproxima- se a feira Nacional de Santarém e eu gostava de relatar um evento relacionado com o ano de 1988 , tinha eu 8 ano e não me consigo esquecer- se alguém tiver algum relato que concorra com aquilo que vou descrever, seria giro tentar perceber o que aconteceu.

Nesse Junho de 1988, eu e meu pai, a minha mãe e a minha avó fomos visitar a feira nacional de agricultura - poderá ter sido o dia 10 de junho feriado ou um domingo próximo, pois o meu pai não estava a trabalhar nesse dia: não consigo, portanto, dizer ao certo a data. Mas foi junho de 1988, e foi uma tarde e princípio de noite muito alegre na feira, lembro me ver muitos animais e era isso que me despertava interessante. Já no regresso, era de noite, teríamos já percorrido algum do caminho de volta a Alenquer, fomos surpreendidos por uma grande trovoada, muito intensa ( a minha avó já so rezava lol) - a certa altura terá começado a chover com grande intensidade, de tal forma que o meu pai viu-se obrigado a parar o carro, a chuva era descrita pelo meu pai como" tromba d água' ... lembro me bem disso, e de irmos avançando com dificuldades e antes já da Azambuja havia muitos carros nas bermas e alguns acidentes, no percurso caiu também granizo...e durou bastante tempo, pq nós chegamos muito tarde a casa, o caminho naquela altura deveria ser feito em uma hora, mas pode ter levado o dobro. Foi um evento climático que guardo na minha memória, pela intensidade e por me ter apercebido da genuína preocupação por parte do meu pai. De vez em quando a minha mãe ainda recorda essa ida a Santarém e essa trovoada.

Alguém tem uma ideia do que terá acontecido? será que existe informação desse dia sobre o tema, cartas? Deixo o meu relato e gostaria de saber se alguém aqui tem alguma memória desse dia no Ribatejo e Região Oeste.

• Gosto
Reactions: StormRic e Thomar
Alguém tem uma ideia do que terá acontecido? será que existe informação desse dia sobre o tema, cartas? Deixo o meu relato e gostaria de saber se alguém aqui tem alguma memória desse dia no Ribatejo e Região Oeste.

Provavelmente terá sido instabilidade associada a uma depressão a oeste e que durou vários dias.

Só coloquei a carta do dia 10/06/1988, mas a depressão já vinha de dias antes e continuou depois.

1780913610142.webp

1780913862195.webp

Última edição:
Alguém tem uma ideia do que terá acontecido? será que existe informação desse dia sobre o tema, cartas?
Provavelmente terá sido instabilidade associada a uma depressão a oeste e que durou vários dias.

Só coloquei a carta do dia 10/06/1988, mas a depressão já vinha de dias antes e continuou depois.

Ver anexo 33551

Ver anexo 33553

-> https://www.ncei.noaa.gov/gibbs/calendar/1988 & https://pics.eumetsat.int/viewer/index.html

Acrescenta aí os programas da pimbalhada e dos casamentos. Longe vão os tempos que passavam coisas interessantes .

As tvs passam o que gera audiências porque audiências geram receitas. Se as audiências baixarem, passam a ter outras ofertas. Eu há anos que não vejo TV generalista. Já nem os canais de notícias. Mas vejo TV todos os dias à noite. Séries, filmes, documentários, natureza, história, true crime, há ofertas para todos os gostos. Claro que custa dinheiro mas sabemos, pelos dados que estão disponíveis, que a cobertura em Portugal é enorme. Não há falta de alternativa. As pessoas consomem o que querem consumir.

A minha memória e registos são da zona de Carnaxide. A situação meteorológica foi como descrita: