Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.

manelmeteo

Cirrus
Registo
22 Jul 2015
Mensagens
56
Local
Portalegre- 700 metros( salão frio)/ Vidigueira
Que o Sul precisa de chuva, é um facto.
Mas em Setembro abaixo de Coimbra/Leiria, é normalissimo ser um mês de muito pouca precipitação.
E mesmo em Outubro, quantas vezes, a primeira quinzena é seca... Na maior parte dos anos.
É a minha percepção.
A média mensal de precipitação no Sul para o mês de Setembro deve ser olhada com cuidado. Porque parece que até chove alguma coisa, mas essa média é feita de muitos anos que chove muito pouco, e depois temos outros que chove 30/40 mm em 2 dias, chuva forte convectiva, que faz subir a média mensal dos últimos 30 anos.
Mas claramente é normal ter-se anos em que a pouca precipitação do Verão se estende até meados de Outubro no Sul.

Para vocês o que é normalissimo é o sol e calor para o alentejo, portanto estou a ver que cair chuva no alentejo não é normal em qualquer parte do ano, poupem-me, portanto acham que levar calor e sol desde março também é normal? e os invernos dos ultimos anos secos também é normal? A normalidade para voçês para o sul é o calor.
 


TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Para vocês o que é normalissimo é o sol e calor para o alentejo, portanto estou a ver que cair chuva no alentejo não é normal em qualquer parte do ano, poupem-me, portanto acham que levar calor e sol desde março também é normal? e os invernos dos ultimos anos secos também é normal? A normalidade para voçês para o sul é o calor.
O alentejo tem levado com mais chuva do que em Lisboa desde que 2015 começou. Não haver chuva, desde Abril, em Lisboa e todo o litoral a sul do sistema montejunto-estrela não é normal...
No alentejo é normal haver aguaceiros e até trovoada.
Por isso é errado dizerem que o normal é o calor.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Claro. Mas o problema da seca nunca é(ou muito raramente) resolvido nestes meses de Verão e início de Outono. Os meses de precipitação são de Outubro/Novembro a Abril/Maio.
É esperar que o Outono/Inverno seja bom.
Setembro,Outubro e Novembro de 2014 foram chuvosos e Abril de 2015 também, se não tivesse chovido nesses meses da maneira que choveu, estávamos bem pior...esperemos que venham cut off's pois não é com frentes que acumulam meia dúzia de mm que o sul e maior parte do centro se safa da seca
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
O alentejo tem levado com mais chuva do que em Lisboa desde que 2015 começou. Não haver chuva, desde Abril, em Lisboa e todo o litoral a sul do sistema montejunto-estrela não é normal...
No alentejo é normal haver aguaceiros e até trovoada.
Por isso é errado dizerem que o normal é o calor.
mas este ano nem isso tem acontecido, é só calor e sol desde março (com exceção de abril) é normal haver sol e calor no Alentejo mas só entre Junho e boa parte de setembro... se o calor continuar por outubro adentro já não sei o que dizer
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

manelmeteo

Cirrus
Registo
22 Jul 2015
Mensagens
56
Local
Portalegre- 700 metros( salão frio)/ Vidigueira
Setembro,Outubro e Novembro de 2014 foram chuvosos e Abril de 2015 também, se não tivesse chovido nesses meses da maneira que choveu, estávamos bem pior...esperemos que venham cut off's pois não é com frentes que acumulam meia dúzia de mm que o sul e maior parte do centro se safa da seca
Abril de 2015 não foi chuvoso ficou dentro da média
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

manelmeteo

Cirrus
Registo
22 Jul 2015
Mensagens
56
Local
Portalegre- 700 metros( salão frio)/ Vidigueira
O alentejo tem levado com mais chuva do que em Lisboa desde que 2015 começou. Não haver chuva, desde Abril, em Lisboa e todo o litoral a sul do sistema montejunto-estrela não é normal...
No alentejo é normal haver aguaceiros e até trovoada.
Por isso é errado dizerem que o normal é o calor.
Há zonas no alentejo onde chove mais do que em Lisboa...
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
mas este ano nem isso tem acontecido, é só calor e sol desde março (com exceção de abril) é normal haver sol e calor no Alentejo mas só entre Junho e boa parte de setembro... se o calor continuar por outubro adentro já não sei o que dizer
Sim eu sei! Mas no alentejo tem chovido mais que em Lisboa desde Abril, por causa dos aguaceiros e da convecção que normalmente acontece. Lisboa só leva com chuviscos no máximo dos máximos
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Sim eu sei! Mas no alentejo tem chovido mais que em Lisboa desde Abril, por causa dos aguaceiros e da convecção que normalmente acontece. Lisboa só leva com chuviscos no máximo dos máximos
por aqui este verão só me lembro de 2 trovoadas...e foram secas...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Em Portalegre acho que é menos normal haver convecção que no alentejo e interior norte. Pelo menos não me lembro de ver relatos de aguaceiros e trovoadas por aí
Olha que dantes Portalegre era acertada em cheio com grandes trovoadas devido á serra... agora é que já não... resumindo á uns anos para cá nada tem sido normal
 
  • Gosto
Reactions: manelmeteo
Estado
Fechado para novas mensagens.