Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Os amantes da teoria do Caos se lerem com atenção os estudos sobre as alterações climáticas ficarão desiludidos, ao verificar que a maioria das alterações provocarão uma influência indireta e não direta.
No fundo, continuarão a ocorrer os mesmos fenómenos, só que a sua maior frequência aliada à sua ocorrência fora de época ou por períodos muito continuados, aliada também à subida gradual dos oceanos, poderá provocar um aumento das migrações, guerras por causa da água ou refugiados e fome ( devido à destruição da agricultura) . E também problemas de saúde de forma indireta.

Agora, mortes e destruição de forma direta, um potente tsunami, um potente terramoto ou uma explosão épica de um grande vulcão provocará muitíssimo mais.
E não estamos livres disso, atenção.
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Até posso contar uma pequena história que se passou comigo.
Por razões profissionais, por vezes desloco - me a Trás - Os - Montes.
Em Janeiro de 2009, tive que ir lá algumas vezes. Quando começaram as primeiras previsões de nevões, eu falei com um habitante local e Expressei a minha preocupação pelo facto das estradas poderem ser cortadas. Ao que ele respondeu que não devia haver problema, que à muitos anos não havia estradas cortadas, pois nevava poucas vezes e pouca quantidade. Até quase já nem havia limpa - Neves , nem sequer adaptados nas aldeias.
Pois bem, nesse inverno e nos seguintes, voltou a nevar imenso e as estradas ficaram bloqueadas e os limpa Neves fizeram uma falta dos diabos. Voltaram novamente a ser adquiridos em grande escala.

Por isso, às vezes não é assim tão linear afirmar que nevava muito, mas neva cada vez menos.
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel
M

Membro excluído 274

Vejam agora o Eurosport e tirem as vossas conclusões... nunca vi tal coisa...e acompanho o campeonato do mundo todos os anos.
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Estive ontem a falar com a minha avó (minhota) e ela disse-me que este ano quase que ainda não ligaram a lareira. Impressionante. Diz ela que nunca viu nos seus 84 anos de vida nada assim. Um tio meu que mora com ela, disse que as máximas têm andado sempre acima dos 16/17 graus.
Mas pronto. Há que ter esperança de que a normalidade surja mais dia, menos dia!
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Até posso contar uma pequena história que se passou comigo.
Por razões profissionais, por vezes desloco - me a Trás - Os - Montes.
Em Janeiro de 2009, tive que ir lá algumas vezes. Quando começaram as primeiras previsões de nevões, eu falei com um habitante local e Expressei a minha preocupação pelo facto das estradas poderem ser cortadas. Ao que ele respondeu que não devia haver problema, que à muitos anos não havia estradas cortadas, pois nevava poucas vezes e pouca quantidade. Até quase já nem havia limpa - Neves , nem sequer adaptados nas aldeias.
Pois bem, nesse inverno e nos seguintes, voltou a nevar imenso e as estradas ficaram bloqueadas e os limpa Neves fizeram uma falta dos diabos. Voltaram novamente a ser adquiridos em grande escala.

Por isso, às vezes não é assim tão linear afirmar que nevava muito, mas neva cada vez menos.

Off-Topic: @james, quando li o teu post foi inevitável recordar uma daquelas "estórias" de políticos muito sérios que existem neste mundo.
Em 2009, em Espanha houve uma operação anti-corrupção, na qual foi preso um antigo alcaide de El Ejido (https://www.google.pt/maps/@36.8356216,-2.7943277,10.25z), o qual para além de outros negócios, tinha adquirido um limpa-neves para o Município, no qual neva de 50 em 50 anos :D:lol:.http://elpais.com/diario/2009/10/25/andalucia/1256422925_850215.html

Infelizmente, no caso de Trás-os-Montes (e outras regiões portuguesas) são as mudanças climáticas que ocorreram nas últimas décadas que provocam estes condicionalismos e constrangimentos quando neva para além daquilo que é normal. Deixamos de ser um país de neve nas zonas de montanha, principalmente com meses como este Dezembro "tropicaliente" :calor:
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Off-Topic: @james, quando li o teu post foi inevitável recordar uma daquelas "estórias" de políticos muito sérios que existem neste mundo.
Em 2009, em Espanha houve uma operação anti-corrupção, na qual foi preso um antigo alcaide de El Ejido (https://www.google.pt/maps/@36.8356216,-2.7943277,10.25z), o qual para além de outros negócios, tinha adquirido um limpa-neves para o Município, no qual neva de 50 em 50 anos :D:lol:.http://elpais.com/diario/2009/10/25/andalucia/1256422925_850215.html

Infelizmente, no caso de Trás-os-Montes (e outras regiões portuguesas) são as mudanças climáticas que ocorreram nas últimas décadas que provocam estes condicionalismos e constrangimentos quando neva para além daquilo que é normal. Deixamos de ser um país de neve nas zonas de montanha, principalmente com meses como este Dezembro "tropicaliente" :calor:

As regiões do Interior Norte e Centro/Norte de Portugal são regiões de relevo siginificativo, este é o exemplo claro que a "febre" exagerada do aquecimento global ou alterações climáticas podem conduzir a graves problemas das populações do interior, justificam-se plenamente a existência de limpa neves em varias zonas da Beira Alta e Tras-os-Montes, pois como se viu nos anos que o James adiantou, houve anos nevosos onde as autoridades já se tinham desleixado na prevenção relativo ao frio e á neve. O aquecimento global não deverá ser levado á letra, até porque se formos rigorosos as normas até acabam por atenuar bastante esse mesmo fenómeno. Isto também se reflecte a nivel de aquecimento. Não é muito difícil dado o relevo e o carácter sazonal da nossa percipitação que neva com intensidade em varias zonas do Interior Norte e Centro e essas zonas devem estar preparadas para esses fenómenos pois mais tarde ou mais cedo, mais ano menos ano mesmo com aquecimento global, é irreversível que volte acontecer. Esta prevenção pode fazer toda a diferença.
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
As regiões do Interior Norte e Centro/Norte de Portugal são regiões de relevo siginificativo, este é o exemplo claro que a "febre" exagerada do aquecimento global ou alterações climáticas podem conduzir a graves problemas das populações do interior, justificam-se plenamente a existência de limpa neves em varias zonas da Beira Alta e Tras-os-Montes, pois como se viu nos anos que o James adiantou, houve anos nevosos onde as autoridades já se tinham desleixado na prevenção relativo ao frio e á neve. O aquecimento global não deverá ser levado á letra, até porque se formos rigorosos as normas até acabam por atenuar bastante esse mesmo fenómeno. Isto também se reflecte a nivel de aquecimento. Não é muito difícil dado o relevo e o carácter sazonal da nossa percipitação que neva com intensidade em varias zonas do Interior Norte e Centro e essas zonas devem estar preparadas para esses fenómenos pois mais tarde ou mais cedo, mais ano menos ano mesmo com aquecimento global, é irreversível que volte acontecer. Esta prevenção pode fazer toda a diferença.

@Topê concordo com a prevenção, mas tenho noção que as autoridades irão desinvestir nesse tipo de meios, pois com a sazonalidade dos nevões, os Municípios (os quais estão, na sua larga maioria, falidos) e as Estradas de Portugal (item, item, aspas, aspas) não têm dinheiro para isso... A não ser como o caso de corrupção que descrevi.
Creio sinceramente que todas as corporações de bombeiros situadas nessas regiões deveriam ter meios para acorrer a essas situações, que queiramos ou não, são cada vez mais extraordinárias...
Por exemplo, e falando da região onde vivo, Portalegre já foi conhecida pela cidade branca, pois apesar de estar a 400/500 mts de altitude, era raro o ano em que não nevava copiosamente. Mas isto foi há algumas décadas atrás... :(
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Off-Topic: @james, quando li o teu post foi inevitável recordar uma daquelas "estórias" de políticos muito sérios que existem neste mundo.
Em 2009, em Espanha houve uma operação anti-corrupção, na qual foi preso um antigo alcaide de El Ejido (https://www.google.pt/maps/@36.8356216,-2.7943277,10.25z), o qual para além de outros negócios, tinha adquirido um limpa-neves para o Município, no qual neva de 50 em 50 anos :D:lol:.http://elpais.com/diario/2009/10/25/andalucia/1256422925_850215.html

Infelizmente, no caso de Trás-os-Montes (e outras regiões portuguesas) são as mudanças climáticas que ocorreram nas últimas décadas que provocam estes condicionalismos e constrangimentos quando neva para além daquilo que é normal. Deixamos de ser um país de neve nas zonas de montanha, principalmente com meses como este Dezembro "tropicaliente" :calor:
@Topê concordo com a prevenção, mas tenho noção que as autoridades irão desinvestir nesse tipo de meios, pois com a sazonalidade dos nevões, os Municípios (os quais estão, na sua larga maioria, falidos) e as Estradas de Portugal (item, item, aspas, aspas) não têm dinheiro para isso... A não ser como o caso de corrupção que descrevi.
Creio sinceramente que todas as corporações de bombeiros situadas nessas regiões deveriam ter meios para acorrer a essas situações, que queiramos ou não, são cada vez mais extraordinárias...
Por exemplo, e falando da região onde vivo, Portalegre já foi conhecida pela cidade branca, pois apesar de estar a 400/500 mts de altitude, era raro o ano em que não nevava copiosamente. Mas isto foi há algumas décadas atrás... :(


Dias Miguel,

Não te esqueças também que estamos em Portugal. Mesmo em circunstâncias climáticas normais, bastam 2/3 anos com pouca neve, que já ninguém se lembra da prevenção para quando ela voltar a ocorrer. Isso é tipo também as sarjetas, basta 2/3 meses de pouca chuva e já ninguém se lembra de às desentupir.


Falaste num ponto importante. A neve que caia abundantemente outrora. Eu, felizmente, ainda apanhei um pouco do fim de uma era, pois vivi os nevões de 83 e 87. Que culminaram o fim de uma era fria e nevada entre os anos 50 /80. Penso, pelo menos na nossa era, que essa época é irrepetível, não voltará a acontecer com essa assiduidade.

No entanto, o aquecimento que se fala já não é de agora, já vem dos anos 80 e aí é que eu queria chegar com o meu raciocínio.

Os eventos frios e nevados de 2006, 2009 e 2010 já se enquadram perfeitamente dentro do fenómeno das alterações climáticas, pois vêm já no decorrer do seu percurso.

Por isso, invernos como à umas décadas atrás, não voltaremos a ter nem pensar, agora eventos frios extremos mais raros mas que poderão ser épicos, iremos ter, não tenho qualquer dúvida em relação a isso.
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Às vezes parece que estou noutro país...
O grande nevão de 1983 não era uma coisa regular, se fosse não ficaria na memória de várias gerações. Centenas de milhares de crianças e adolescentes do norte e centro viram neve pela primeira vez nas suas vidas. Muitos adultos voltaram a ver depois de uma pequena eternidade.
Em muitos sítios já não nevava assim há 15,20, ou mesmo mais de 30 anos, desde os famosos nevões dos anos 40/50.

E já agora, em 80/81 também houve uma seca severa.
http://www.ceg.ul.pt/finisterra/numeros/1983-35/35_02.pdf
E o próprio inverno do nevão de 1983 a chuva era pouca em regiões do sul.


Não duvido que tenha vindo a nevar cada vez menos nos últimos 20 anos, mas a ideia que as pessoas têm do passado também está muito enviesada pelas "boas" memórias meteorológicas que guardamos para a vida.


PgS9Zqr.jpg


Kal1nhf.jpg


H7IHs3P.jpg


gubBBHe.jpg
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Concordo com o que dizes e com a questão dos extremos. No interior alentejano temos "calo" nesta questão, pois no inverno chegamos aos -5º C e no verão aos 45º C, com mais frequência do que em décadas passadas (principalmente no que toca a temperaturas máximas).
O Português é também alguém que normalmente só se lembra de prevenir quando já tem a casa arrombada e essa "cultura" não irá mudar de um dia para o outro...
Tal como referes o frio extremo ou épico, neste caso temos um calor extremo ou épico para a época do ano em que estamos. E pelos vistos não é somente em Portugal, pois a seguinte notícia é boa nota disso:
http://www.theguardian.com/uk-news/...y-as-uk-temperatures-remain-well-above-normal
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
De uma década, pela frequência de nevões generalizados e a qualquer cota e temperaturas extremamente baixas também generalizado, é que não tenho dúvidas, é a década de 50.


No entanto, tendo em atenção que a Península Ibérica, pela sua latitude e relevo, tem um dos climas mais irregulares da Europa ( e também um dos mais espetaculares, por cá temos tudo, desde frio ao calor, neve, fortes eventos convetivos, fenómenos de vento, dependendo de cada região) .

Mas também não podemos negar algumas evidências. No período de 81/2010 , segundo dados do IPMA, verificou - se um ligeiro aumento da temperatura e também segundo o IPMA, nos últimos 20 anos, o número de vagas de calor foi claramente superior às décadas anteriores.
 
Última edição:

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
  • Gosto
Reactions: Thomar

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
O mais preocupante é que estas temperaturas acima do normal não estão apenas confinadas à Península Ibérica! Vêm-se um pouco por toda a Europa e nos E.U.A.! Falam-se aqui nas Alterações climáticas, mas o El Ninho terá papel ativo nisto?:intrigante:
 

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
O mais preocupante é que estas temperaturas acima do normal não estão apenas confinadas à Península Ibérica! Vêm-se um pouco por toda a Europa e nos E.U.A.! Falam-se aqui nas Alterações climáticas, mas o El Ninho terá papel ativo nisto?:intrigante:

Na minha óptica, acho que só pode ter. Não tenho como provar mas é uma coincidência muito forte em ano de um El Niño forte estarmos com este tempo demasiado quente.
É certo que as previsões já apontam para uma descida gradual da temperatura para a altura do Natal, mas acho que só em Janeiro podemos ver se este inverno é esta a tendência, ou se o padrão vai mudar.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Atenção o que vou dizer parece um argumento pouco assertivo mas é a minha opinião.
Na infância quando somos crianças tudo nos parece maior, pelo menos as minhas recordações assim o dizem, o mar parece maior, os carros parecem maiores, tudo é novidade e tudo é vivido com grande intensidade, existe então o certo imaginário infantil de Invernos nevosos, a minha bisavó minhota da região de Ponte de Lima também falava quase como contos infantis das grandes caminhadas pelas Serras cobertas de neve, dos lobos, e isso fica sempre na memória, depois temos de nos lembrar que nós somos contemporaneos á maior revolução tecnologica da informação desde da invenção do telefone, logo, dantes tudo era diferente e a percepção dos fenomenos tambem .
O ano de boa memória de 1987 nevou no Litoral Norte, mas voltou a nevar recentemente em 2008 ou 2009, o que quero dizer que não foi assim á tanto tempo que houve um episódio generalizado a cotas mais baixas.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.